/

Agência dos Correios em Aparecida do Taboado fecha as portas e funcionários aderem à greve nacional

1 min de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Os trabalhadores da agência local dos Correios acabaram aderindo à greve nacional que acontece em todo o país desde segunda-feira (17). Hoje, a agência amanheceu fechada e os serviços foram interrompidos.

Segundo entrevista publicada ontem pelo Costa Leste News, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Mato Grosso do Sul, Elaine Regina de Souza Oliveira, explicou que os grevistas são contra a privatização da estatal, reclamam do que chamam de “negligência com a saúde dos trabalhadores” na pandemia, e pedem que direitos trabalhistas sejam garantidos.

Ela afirma que desde julho os sindicatos tentam dialogar com a direção dos Correios sobre estes pedidos, o que, segundo ela, não aconteceu. A presidente ainda ressalta que este mês as entidades foram surpreendidas com a revogação do atual Acordo Coletivo que estaria em vigência até 2021, suspendendo alguns benefícios.

Agência dos Correios em Aparecida do Taboado fecha as portas e funcionários aderem à greve nacional

Segundo o site da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentec), “foram retiradas 70 cláusulas com direitos como 30% do adicional de risco, vale alimentação, licença maternidade de 180 dias, auxílio creche, indenização de morte, auxílio creche, indenização de morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, pagamento de adicional noturno e horas extras”.

A federação ainda elencou outros motivos para a greve, como a possível privatização dos Correios e o “aumento da participação dos trabalhadores no plano de saúde, gerando grande evasão, e o descaso e negligência com a saúde e vida dos ecetistas na pandemia da Covid-19”.

No comunicado publicado no site da Fentec, o secretário geral da federação, José Rivaldo da Silva, afirma que “o governo Bolsonaro busca a qualquer custo vender um dos grandes patrimônios dos brasileiros, os Correios. (…) Privatizar é impedir que milhares de pessoas possam ter acesso a esse serviço nos rincões desse país, de norte a sul, com custo muito inferior aos aplicados por outras empresas”.

A greve dos Correios já atinge 28 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, segundo contagem parcial do Sintect-MS (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de MS). A direção nacional alega que a paralisação não atingiu os serviços prestados, já que 83% do efetivo de todo o País continua trabalhando. Em Aparecida do Taboado, no entanto, o Costa Leste News encontrou a agência fechada e sem funcionamento interno. Também não conseguimos contato por telefone nesta quarta-feira (19).

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog