/

Aguapés cobrem córrego Rondinha e associação alerta sobre poluição da água

1 min de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Por meio das redes sociais, a associação SOS Rio Paraná denunciou novamente nesta terça-feira (10) a presença da planta aguapé, que agora além de cobrir por inteiro o córrego Rondinha, também está presente no Rio Paraná.

Segundo a presidente da associação, Leila Mussi, a presença da planta indica contaminação orgânica da água, “o aguapé sempre esteve presente no córrego em razão da poluição, entretanto, este ano está chamando mais atenção por conta da quantidade”, disse Leila ao Costa Leste News.

Durante entrevista, ela também reiterou a importância do diagnóstico para saber qual a causa da presença de grandes quantidades da planta nas águas dos rios.

Aguapés cobrem córrego Rondinha e associação alerta sobre poluição da água

“O que sabemos é que existe a contaminação e ela ocorre em razão da presença de resíduos orgânicos que não estão recebendo o devido tratamento, e cabe às autoridades competentes realizarem uma investigação para identificar o(s) poluidor(es) responsável(eis) e tomar as devidas providências”, explicou.

Leila é proprietária de um rancho localizado às margens do rio Paraná e afirmou que a presença dos aguapés afeta todos os moradores do local, “eu estou recebendo os aguapés na porta da minha casa e essa vegetação, atualmente, está sendo proveniente do córrego Rondinha, onde está ocorrendo o maior prejuízo ambiental. Indago também a respeito do posicionamento do responsável pelo Meio Ambiente da Prefeitura, e do Poder Legislativo, em relação a posicionamentos mais pontuais de cobranças de procedimentos dos órgãos competentes”.

“Sabe-se que desde 2011 existem documentos nas esferas oficiais que demonstram o fato, porém estamos em 2021 e o problema permanece e aumenta a cada dia, e não se observa nada de ações com resultados eficazes”, finalizou Leila.

Aguapés
Conhecida como murué, patinho camalote, baronesa ou aguapé, a Eichornia Crassipes é uma planta presente em águas doces, como rios e lagos, que se alimenta de resíduos orgânicos, como lixo ou esgoto, e em grande quantidade pode causar a mortandade de peixes, atrapalhar a navegação de embarcações e ainda colocar em risco o funcionamento de hidroelétricas. (Com informações do papaaguape)

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog