/

ALEMS reconhece calamidade em 4 municípios e mais 4 fazem pedidos

1 min de leitura

 

Os municípios de Costa Rica, Chapadão do Sul, Sidrolândia, Douradina e Jardim tiveram reconhecida a ocorrência de estado de calamidade pública, devido à pandemia do novo coronavírus. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) publicou, na edição desta quarta-feira (10), do Diário Oficial do Parlamento estadual, decretos legislativos a esse respeito.

O reconhecimento do estado de calamidade pública é previsto no artigo 65 da Lei Complementar 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Com isso, o município pode abrir crédito extraordinário, remanejar, transferir e utilizar reserva de contingência, com o imediato conhecimento da Câmara de Vereadores, realizar contratação emergencial de pessoal, entre outras medidas.

No Diário Oficial da ALEMS de hoje, estão publicados os Decretos Legislativos  636, 637, 638, 639 e 640, que reconhecem a ocorrência do estado de calamidade pública, respectivamente, nos municípios de Costa Rica, Chapadão do Sul, Sidrolândia, Douradina e Jardim.

Os decretos, assinados pelo presidente da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa (PSDB), também estabelecem que a contratação emergencial de pessoal e a autorização de despesas extraordinárias deverão observar os termos dispostos na legislação local, destinadas exclusivamente à situação de calamidade pública. Além disso, os municípios devem divulgar amplamente os atos e despesas decorrentes da situação em seus portais de transparência.

A ocorrência desse estado vigora, inicialmente, até o dia 31 de dezembro deste ano, podendo ser prorrogada com nova solicitação encaminhada pelo prefeito.

Projetos

Devido aos impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus, os prefeitos continuam pedindo o reconhecimento da ocorrência do estado de calamidade pública. Nesta quarta-feira, foram protocolados pela Mesa Diretora da ALEMS os Projetos de Decreto Legislativo 27, 28, 29 e 30, que reconhem, receptivamente, a situação de calamidade pública nos municípios Aquidauana, Bonito, Miranda e Rio Negro. 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog