/

Alunos da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado emplacam outro trabalho em revista científica

2 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Os alunos da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado emplacaram mais um trabalho em revista científica. O 1º foi o projeto “Prototipagem de Recipientes Isolados para Plantio de Hortaliças Facilitadores do Manejo de Hortas Focado na Economia de Recursos Hídricos e Minerais”, desenvolvido em 2018 pelos alunos Bianca de Lima Lázaro Ferreira, Elder Paula Tomaz dos Santos Silva e Mateus de Oliveira Arantes e que será publicado na próxima edição da Revista Científica Brazilian Journal of Development.

Alunos da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado emplacam outro trabalho em revista científica

Já o segundo trabalho será publicado pela Revista Científica “O Biológico”, do Instituto Biológico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, e tem como proposta usar como repelente aos carunchos de alimentos o estrato da fruta noni (Morinda citrifolia), que é originária do Sudeste da Ásia, Indonésia e Polinésia, onde tem sido utilizada devido às supostas propriedades medicinais e terapêuticas. Desenvolvido pelos alunos Igor Guissane Bruno, João Victor Ramos Sidrônio dos Santos e Diego Soares Ribeiro, a pesquisa aponta que o estrato da fruta noni pode ser usado na produção de uma embalagem para alimentos como arroz, feijão, farinha e milho.

Essa embalagem será capaz de inibir a criação de carunchos, que são insetos coleópteros pentâmeros que se alimentam de cereais armazenados, como arroz, feijão, farinha e milho, reduzindo-os a pó e causando prejuízos. Com a orientação do professor Vinicius Agostini Machado, que leciona a disciplina de Biologia e Ciências da Natureza na Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, esse projeto foi apresentado no 18° Congresso de Iniciação Científica em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais, em 2020, e é finalista da maior e mais importante feira de ciências do Brasil, a Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).

Alunos da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado emplacam outro trabalho em revista científica

O professor Vinícius Agostini Machado reforça o desempenho dos alunos, que há dois anos se dedicam ao desenvolvimento da pesquisa. “Ver nosso trabalho em uma revista científica junto a outros trabalhos desenvolvidos por pesquisadores universitários e até mesmo mestres e doutores comprova que estamos no caminho certo”, completou, não deixando de citar que o mesmo trabalho está entre os finalistas da Febrace. “Foi uma grande conquista, porque em um ano de pandemia, quando muitas atividades foram interrompidas, nós conseguimos manter o andamento da pesquisa, mesmo que de forma remota”, pontuou.

Segundo o estudante Igor Guissane Bruno, que é aluno da 3ª série do Ensino Médio da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, o grupo está fazendo os últimos ajustes para a apresentação do projeto na Febrace e agora foi surpreendido com a notícia de publicação do projeto na Revista Científica “O Biológico”. “Ser finalista na Febrace é uma experiência incrível, afinal, mesmo com todas as adversidades e inseguranças do ano anterior, conseguimos continuar nossa pesquisa e tenho certeza que participar da feira vai trazer mais visibilidade e benefícios para o nosso trabalho. Porém, saber que o nosso trabalho ganhou espaço em uma revista científica não tem preço”, comemorou.

O estudante Diego Soares Ribeiro, que finalizou o Ensino Médio na Escola do Sesi de Aparecida do Taboado no ano passado, acrescenta que ser finalista da Febrace e ganhar um espaço na Revista Científica “O Biológico” coroam todo o esforço que o grupo teve para desenvolver o projeto. “Ver nosso projeto em uma revista científica de abrangência internacional como essa é muito relevante para o nosso trabalho. É mais um passo que estamos conquistando com a nossa pesquisa”, finalizou.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog