Alunos das escolas do Sesi de Dourados e Aparecida do Taboado disputam Prêmio Febrace
Educação

Alunos das escolas do Sesi de Dourados e Aparecida do Taboado disputam Prêmio Febrace

Assessoria de Imprensa
26/03/2020
292

Um suporte para autonomia de cadeirantes e um repelente contra carunchos em embalagens alimentícias, respetivamente, os projetos com os quais os alunos das escolas do Sesi de Dourados e de Aparecida do Taboado estão concorrendo no Prêmio Febrace 2020 (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). Em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os projetos de 750 estudantes de todo o Brasil estão sendo avaliados ao vivo, mas a distância, por pesquisadores desde terça-feira (24/03), sendo que os vídeos sobre os projetos estão online para visitação.

Alunos das escolas do Sesi de Dourados e Aparecida do Taboado disputam Prêmio Febrace

Pela Escola do Sesi de Dourados, foi apresentado o “Projeto Suporte para Autonomia de Cadeirantes”, desenvolvido pelos alunos Luana Heck dos Santos, Lucas Diosnel Duarte Cano e Samuel Alves Alencar sob a orientação dos professores Diego Corrêa da Silva e Cristiane Girelli. O projeto está concorrendo ao Prêmio Febrace Virtual e pode ser votado pelo link https://febrace.org.br/virtual/2020/SOC/110/.

Trata-se de um carrinho adaptável para cadeiras de rodas que auxilie cadeirantes em supermercados, buscando contribuir para sua maior autonomia e inclusão na sociedade. A diretora da Escola do Sesi de Dourados, Sibele Garcia e Silva, é extremamente importante para os estudantes. “Eles representam a nossa escola. Podemos dizer que eles são jovens cientistas, que desenvolveram o projeto que vai melhorar a vida de outras pessoas”, pontuou.

 Ela completa que o trabalho deles é referência e estímulo para todos os outros alunos da Escola do Sesi de Dourados. “Além disso, serve para reafirmar o investimento da Rede Sesi de Ensino na área de pesquisa científica. Os nossos alunos desenvolvem trabalhos de cunho universitário e são preparados para a vida intelectualmente e profissionalmente”, ressaltou.

Alunos das escolas do Sesi de Dourados e Aparecida do Taboado disputam Prêmio Febrace

Participação

Para os alunos, participar da premiação é uma experiência enriquecedora nos âmbitos intelectual e cognitivo. “A apresentação traz uma experiência de conversar com pessoas que você nunca viu e explicar para eles a importância do seu projeto. Creio que me ajudará muito no futuro a ganhar essa facilidade de comunicação”, disse o estudante Lucas Cano.

O estudante Samuel Alencar compartilha da mesma opinião. “A gente aprende mais sobre pesquisa, sobre os processos de desenvolvimento de projetos sob a orientação dos avaliadores e tem mais contato com a universidade, que é um ambiente do qual iremos participar futuramente”, falou.

A estudante Luana dos Santos lamenta o fato de não poder participar presencialmente. “Fiquei empolgada de poder ir para a USP concorrer a Febrace, infelizmente, devido ao novo coronavírus não pude ir. Ainda assim tive a experiência de participar virtualmente, junto com meus colegas. E está sendo muito incrível e estou aprendendo bastante. Os avaliadores elogiaram bastante meu projeto e falaram da importância de desenvolver uma pesquisa extracurricular”, afirmou.

 Os orientadores comentam a forma como participar de projetos extracurriculares possibilita o desenvolvimento dos estudantes. “Estamos conseguindo divulgar esse projeto, que é um dos traz o protagonismo dos alunos e uma nova abordagem do professor. Participar da Febrace concretiza esse trabalho e temos que expandir cada vez mais para nossa realidade”, disse o professor Diego da Silva.

A professora Cristiane Girelli completa que é um aprendizado gratificante. “Acredito que a nossa participação soma tanto para nossos alunos como para nós profissionais, professores e toda equipe envolvida nesse processo. Esse sentimento de ousadia e inovação na educação básica na educação básica proporciona aos alunos vê-los como pesquisadores e desperta neles essa inquietude e transformação da realidade social”, declarou.

Repelente

Pela Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, foi apresentado o “Projeto Repelente contra Carunchos em Embalagens Alimentícias”, desenvolvido pelos alunos Diego Soares Ribeiro, Igor Guissani Bruno e João Victor Ramos Sidrônio dos Santos sob a orientação do professor Vinicius Agostini Machado. O projeto está concorrendo ao Prêmio Febrace Virtual e pode ser votado pelo link https://febrace.org.br/virtual/2020/SAU/148/.

 

Trata-se de um repelente para evitar a proliferação dos carunchos dentro de embalagens alimentícias, sendo que o projeto testou a eficiência do extrato concentrado dos frutos de noni (Morinda citrifolia) como agente repelente a esses insetos. O estudante Diego Soares ressalta o aprendizado envolvido na produção do projeto, além do conhecimento científico compartilhado.

 “A importância do nosso projeto se dá a partir de que nós comprovamos que o extrato da Morinda citrifolia é repelente ao Sitophilus zeamais e que a sua aplicação em embalagens alimentícias é eficiente e importante, e futuramente ela poderá ser aplicada em embalagem plástica também”, declarou o estudante. O professor Vinícius Machado explica que em 2017 foi lançado o desafio de criar um time de iniciação científica na Escola do Sesi de Aparecida Taboado e, desde então, tem sido um período de muito esforço e dedicação, mas acima de tudo de muitas alegrias e satisfação.

 “Pelo segundo ano consecutivo somos finalistas de uma das maiores feiras de iniciação científica do Brasil, a Febrace. Para este ano, temos um projeto com uma proposta simples e grandiosa, que é utilizar o noni como repelente aos carunchos. Estou muito orgulhoso de meus orientandos que dedicaram um grande esforço para chegar até aqui, foi um trabalho árduo mas valeu a pena, estamos confiantes que iremos nos destacar neste grande evento”, pontuou o professor.

A diretora da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, Silvia Watanabe, acrescenta que a participação na Febrace é de extrema grandeza para os estudantes. “É um aprendizado para vida toda. A Escola do Sesi oportuniza a Iniciação Científica incentivando nossos alunos a desenvolverem projetos significativos como este que será apresentado na Febrace”, finalizou.

Notícias Relacionadas

Portal Costa Leste News

Portal de notícias de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paranaíba e Inocência. Saiba tudo sobre o cenário político, econômico, turístico, cultural e policial da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

Registration Login
Registration Login
A password will be send on your post
Registration Login
Registration
Sobre o site

Política de Privacidade

A Política de Privacidade foi criada para reafirmar o compromisso do Costa Leste News com a segurança e a privacidade dos seus usuários de seus serviços “on-line”.

O “site” do Costa Leste News foi criado e desenvolvido de forma a assegurar que a privacidade “on-line” de seus usuários seja respeitada e os dados e informações pessoais devidamente protegidos, não sendo revelados a terceiros. Em nenhuma circunstância vendemos, alugamos ou trocamos informações pessoais.

O Costa Leste News adverte que nenhum armazenamento ou transmissão de dados na Internet é totalmente seguro, porém exerce todos os esforços para resguardar as informações coletadas dos usuários.

O Costa Leste News se compromete em manter a integridade das informações que nos forem fornecidas.

O Costa Leste News se reserva o direito de alterar sua política de privacidade, no todo ou em parte, mediante comunicação aos seus usuários, através desta página.

Termos de Uso

O material disponibilizado neste site é de caráter exclusivamente informativo e a utilização deste conteúdo é de inteira responsabilidade do usuário.

O Costa Leste News poderá modificar a forma e o conteúdo, bem como suspender ou cancelar, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, quaisquer dos serviços, utilidades, produtos ou aplicações disponibilizadas no site.

As informações disponíveis no site poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas.

O Costa Leste News empregará com afinco seus melhores esforços no sentido de conservar as informações e conteúdos contidos neste site de forma precisa, atualizada e completa quanto possível.

O Costa Leste News ou seus parceiros não poderão ser responsabilizados por qualquer perda ou dano, direto ou indireto, que decorram de:

O conteúdo, fotografias, marcas, títulos, sons, vídeos, dados, gráficos, tabelas, séries históricas e serviços oferecidos por meio do site são de propriedade do Costa Leste News ou de parceiros, não sendo autorizado sua reprodução, transmissão, exploração, armazenamento ou qualquer tipo de uso. O usuário assume toda e qualquer responsabilidade, de caráter civil e/ou criminal, pela utilização indevida de todo e qualquer material do site.

Em caso de utilização do conteúdo do site com a devida autorização, deverá constar como crédito: Costa Leste News. A inobservância do crédito acarretará na imediata revogação da autorização.

O site e seus serviços estão sujeitos a eventuais problemas de interrupção, falha técnica, ou indisponibilidade de funcionamento temporário.

O Costa Leste News estará isento de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer de falta de disponibilidade ou de continuidade do funcionamento do site e dos serviços.

Comentários:

O conteúdo dos comentários publicados no site é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do usuário e/ou visitante cadastrado. O Costa Leste News não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente das opiniões e comentários efetuados por terceiros.

Os comentários publicados, porém, serão pós-moderados e o Costa Leste News poderá, a qualquer tempo e a seu critério, excluir, parcial ou integralmente, qualquer texto que infrinja as normas legais ou as regras deste termo de uso, ou ainda em decorrência de denúncias, sem que isto gere qualquer responsabilidade ao Costa Leste News ou direito ao usuário e/ou visitante cadastrado.

Os comentários não devem conter mensagens publicitárias, material pornográfico, grosseiro, racista ou ofensivo; informações sobre atividades ilegais e incitação ao crime; material calunioso; afirmações injuriosas ou difamatórias.

É proibido publicar qualquer material protegido por direitos autorias, sem a devida autorização do autor ou seu representante.

Se por mais de uma vez forem descumpridas quaisquer das regras expostas ou for verificado o exercício ilegal, o usuário e/ou visitante terá sua permissão de comentários cancelada.

A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Costa Leste News poderá cancelar o sistema de comentários sem necessidade de aviso prévio.

Forma de acesso aos comentários:

Para se habilitar a fazer comentários no site do Costa Leste News, o usuário terá de preencher um cadastro fornecendo informações verdadeiras e exatas. Tais dados serão protegidos pelo Costa Leste News.

O cadastro dará ao usuário o direito de usar o espaço destinado a comentário.

O Costa Leste News registra o IP pelo qual o usuário acessou o sistema de comentários, para a eventualidade de precisar identificar o autor de um comentário.