/

Após 34 anos de trabalho, professora Idair Mendonça aposenta como diretora na escola fundada pelo próprio avô

2 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Com olhos marejados e coração cheio de gratidão, a professora Idair Aparecida Mendonça se despediu nesta quarta-feira (1) da direção da Escola São Jerônimo durante a entrega da reforma e climatização do prédio, encerrando a carreira na Educação depois de 34 anos de dedicação ao município de Aparecida do Taboado.

Após 34 anos de trabalho, professora Idair Mendonça aposenta como diretora na escola fundada pelo próprio avô

Em entrevista especial ao Costa Leste News, ela falou da satisfação em poder encerrar essa trajetória à frente da escola que foi fundada pelo avô, sr. Jerônimo Monteiro do Prado, em 1963. “Quando meu avô resolveu lotear esse pedaço de terra, dando vida à Vila São Jerônimo, ele logo pensou em construir uma escola para educar os filhos dele e as crianças do bairro. Foi então que montou na própria casa dele, no Corredor da Boiadeira, uma sala onde foram ministradas as primeiras aulas na Vila São Jerônimo”, lembra ela.

Segundo Idair, um ano depois, sr. Jerônimo construiu uma sala no mesmo local onde funciona hoje a escola e deu início à uma nova era. Foi fundada então a Escola Reunidos São Jerônimo, em 1964, com a turma da professora Luisa Souza de Oliveira. “Mais tarde, em 1978, a unidade passou a ser gerida pelo Governo do Estado e teve o nome alterado para Escola Estadual de 1º Grau São Jerônimo. Só em 1993 ela voltou à gestão do Município e de lá pra cá teve o nome e a função alterados várias vezes; até que agora passa de escola municipal à creche”, explica a professora/diretora.

Após 34 anos de trabalho, professora Idair Mendonça aposenta como diretora na escola fundada pelo próprio avô  Após 34 anos de trabalho, professora Idair Mendonça aposenta como diretora na escola fundada pelo próprio avô

Para Idair, entregar a escola reformada, com banheiros em todas as salas de aula, assim como aparelhos de ar condicionado, é uma enorme satisfação, fruto de muita luta e esforço, “eu sinto que agora posso me aposentar em paz, pois cumpri o propósito de Deus em minha vida e tive a oportunidade de ser diretora na escola fundada por meu avô. É uma alegria imensa para toda a minha família. Saio com o coração cheio de gratidão”, garante.

Após 34 anos de trabalho, professora Idair Mendonça aposenta como diretora na escola fundada pelo próprio avô  Após 34 anos de trabalho, professora Idair Mendonça aposenta como diretora na escola fundada pelo próprio avô

Aos colegas de trabalho, principalmente à equipe da Escola São Jerônimo, onde ela ficou por 11 anos na direção, Idair é só agradecimentos, “eu posso falar com orgulho que tive uma equipe nota mil. Agradeço a todas as professoras e servidoras que dividiram esses onze anos comigo, assim como à Prefeitura, Secretaria de Educação e à Câmara de Vereadores por essa parceria que resultou em uma escola muito melhor para as famílias do bairro São Jerônimo e adjacências. Meu muito obrigada a todos”, se despede Idair, com lágrima nos olhos.

A Escola São Jerônimo, a partir de agora, passa a ser CEMEI – Centro Municipal de Educação Infantil, atendendo crianças de 0 a 3 anos de idade, abrindo mais 150 vagas no município, o que vai diminuir o déficit que Aparecida do Taboado possui no atendimento educacional dessa faixa etária. As aulas poderão ser retomadas em agosto, conforme informou a Secretaria de Educação, e de forma gradativa, seguindo rigorosos protocolos sanitários e de segurança em função da pandemia do novo coronavírus.

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog