/

#APT72: Aparecida do Taboado celebra 72 anos com muitos desafios e várias conquistas

2 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Um ano atípico. Dois mil e vinte será lembrado por mais de uma geração como um dos anos mais difíceis dessa vida, mas que também despertou – e adiantou – o interesse pela inovação. Municípios e pessoas tiveram que se reinventar para superar os desafios que chegaram com essa nova década, sendo a maioria deles impulsionados pelo novo coronavírus.
Ano em que Aparecida do Taboado completa 72 anos de emancipação política. Um ano diferente, marcado pelo enfrentamento a um inimigo invisível aos olhos e que chacoalhou – e ainda balança – o mundo todo. Já fez mais de 800 vítimas no município, das quais 18 foram fatais.

No meio dessa luta contra a Covid-19, os aparecidenses ainda se viram na obrigação de lutar por um bem tão relevante quanto a saúde: o Rio Paraná. A briga para não poluir nem contaminar as águas de um dos rios mais importantes do país foi acirrada, com manifestação que chegou à Brasília, sacudiu a classe política e ainda está em curso, pois parte da população ainda se sente insatisfeita com a instalação de um emissário de esgoto em região turística do município. E mais ainda, luta para frear a operação deste emissário que, segundo denúncia de ribeirinhos, vem escoando esgoto ‘in natura’ no rio apesar de a Sanesul negar tal prática e alegar que possui todas as licenças ambientais para o serviço. No entanto, o Ministério Público, a Câmara de Vereadores, a Assembleia Legislativa e a população querem saber cadê a Licença de Operação, que ainda não foi divulgada pela empresa.

E no meio disso tudo, ainda é um ano de eleição municipal. A sociedade organizada já se dividiu em grupos e dá os primeiros passos para a corrida eleitoral, que começa neste domingo (27) em todo o país. Essa será a primeira vez que Aparecida do Taboado pode ter 6 candidatos disputando a Prefeitura, com mais de 100 interessados em ocupar uma entre as 9 vagas na Câmara. Essa também será uma campanha diferente, já que estão em vigor os decretos que regulamentam o distanciamento social. Com isso, a internet ganha um peso e um valor ainda maior, mas será precisa responsabilidade para usá-la. E será ainda mais preciso ter discernimento para consumir os conteúdos que a partir de agora dominarão as redes sociais.

Mas há uma notícia muito boa apesar desse cenário de incertezas, Aparecida do Taboado vem driblando muito bem a crise provocada pelo novo coronavírus e desponta na criação de empresas e investimento em obras públicas. São mais de 12 obras anunciadas pela Prefeitura, com investimento milionário, e muitas delas já estão em fase final. Além disso, de janeiro até o mês passado o município registrou a abertura de 160 CNPJs, dos quais 91 são de Microempreendedores Individuais (MEIs); uma categoria que cresceu bastante durante a pandemia. Do número total de empresas abertas, a maioria segue na área do comércio de bens e serviços, o que denota a excelente reação de Aparecida do Taboado neste momento de crise.

Nestes 72 anos, a população aparecidense celebra todas essas conquistas e avanços, esperançosa de que tempos ainda melhores virão para este povo aguerrido, hospitaleiro e trabalhador. Viva Aparecida do Taboado, a terra das oportunidades!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog