/

Apuração do Grupo Especial do Rio tem novidades; veja como será

1 min de leitura

A campeã do carnaval 2020 no Rio será conhecida na tarde desta quarta-feira de cinzas (26), após a leitura de 585 notas — e suas temidas casas decimais. A TV Globo e o G1 transmitem ao vivo a apuração, direto da Praça da Apoteose, depois da novela Avenida Brasil.

As regras de 2020 no Grupo Especial têm uma novidade em relação às do ano passado. Em 2019, quatro jurados avaliavam cada um dos nove quesitos, e a menor nota era descartada.

Desta vez, são cinco jurados em nove quesitos, desprezando-se na totalização a maior e a menor nota.

Rebaixamento
As duas últimas colocadas do Grupo Especial caem para a Série A. Do acesso, somente a campeã ganha o direito de sair na elite em 2021.

Já da Série A para a Intendente Magalhães — e vice-versa, caem duas e sobem duas.

Critérios de desempate
A Liesa só admite empate caso duas ou mais escolas na primeira colocação — desde que o somatório em cada um dos nove quesitos seja igual. Isso não acontece desde 1998, quando Beija-Flor e Mangueira dividiram o título.

O tira-teima depende de um sorteio, a ser realizado no início da tarde desta quarta, que definirá a ordem de leitura dos quesitos.

O último a ser cantado na apuração tem mais peso que o penúltimo, e assim por diante.

Se, na totalização, uma escola tiver somado mais décimos do que a outra no último quesito, será a campeã.

Caso persista a igualdade, a apuração vai buscar diferenças de décimos no penúltimo quesito — ou no antepenúltimo, ou no anterior, até que se elimine o empate.

É raro de acontecer, mas o regulamento prevê a contagem de notas 10 ou 9,9 para apontar o vencedor. Até um sorteio pode ser realizado em casos extremos.

Série A
Na Série A, o regulamento é muito semelhante ao do Grupo Especial em 2019.

São também nove os quesitos, para cada um quatro jurados dão notas de 9,0 a 10. Descartam-se as menores de cada um, para cada escola.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog