Arauco finaliza 2021 com participação em cinco projetos sociais voltados à educação
Educação

Arauco finaliza 2021 com participação em cinco projetos sociais voltados à educação

Assessoria de Imprensa
02/12/2021
238

Buscando contribuir com a educação básica, a Arauco, maior empresa florestal das Américas, realizou diversos projetos voltados à educação durante 2021. Foram cinco iniciativas, algumas ainda em atuação, que buscaram aprimorar os processos de ensino e aprendizagem, a qualidade de vida e a compreensão sobre a importância da ecologia entre as crianças.

Com o objetivo de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador adotado pelo Governo Federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas do país, o projeto de formação de professores da Arauco abrangeu 12 municípios: Água Clara (MS), Aparecida do Taboado (MS), Arapoti (PR), Campo do Tenente (PR), Curiúva (PR), Doutor Ulysses (PR), Inocência (MS), Jaguariaíva (PR), Paranaíba (MS), Piên (PR), Quitandinha (PR) e Sengés (PR), e teve como objetivo auxiliar na adaptação dos professores com o ensino online e híbrido, métodos utilizados durante a pandemia do novo coronavírus. Foram 2.681 docentes participantes, sendo que o projeto contou com o apoio das Secretarias de Educação dos municípios de abrangência da Arauco.

Em Arapoti (PR), a aplicação do “Método das Boquinhas” também foi realizada. O recurso é voltado ao sistema de som da fala e utiliza estratégias articulatórias, além das fônicas e visuais, com indicação para crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, além de jovens e adultos que passam por um processo tardio de alfabetização. O método é usado tanto para a alfabetização quanto para reabilitar dificuldades de leitura e escrita, a partir da conscientização fonoarticulatória.

“Temos muito a agradecer à Arauco pelo apoio. A implantação desse método de alfabetização vai representar um avanço significativo para a nossa rede”, afirmou o secretário de Educação e Cultura de Arapoti, José Carlos de Carvalho.

A educação ambiental é outra pauta essencial da Arauco, que já protege 90 mil hectares de área de florestas nativas. Em razão da crise sanitária, o projeto terá aplicação online. Um vídeo interativo foi confeccionado, por meio do qual os docentes trabalharam a temática nas escolas. As crianças ainda participaram de um concurso que consiste na elaboração de um desenho sobre o vídeo assistido. Cada turma participante do projeto terá um(a) ganhador(a), que vai levar para casa um troféu e um conjunto de lápis de cor.

A meta é difundir valores socioambientais, conhecimento e fomentar atitudes orientadas à conservação do meio ambiente, além de informar os pequenos sobre as práticas florestais adotadas pela empresa. O projeto integra a teoria que aprendem na sala de aula, com a prática no meio ambiente.

Já o projeto “Formando Cidadãos e Atletas para o Futuro”, que teve como proponente a Associação São Bento de Futebol, procura preencher o tempo ocioso de crianças e adolescentes com a prática do futebol de campo, propiciando, assim, a aprendizagem de habilidades com caráter educativo, recreativo e esportivo, bem como a construção de conhecimentos, de forma lúdica e prazerosa. O projeto conta com o aporte da Arauco desde 2017, e já atendeu aproximadamente 600 crianças até 2018, e ocorre em São Bento do Sul (SC). Em 2021, por conta da pandemia, o projeto beneficiou cerca de 65 jovens da região, com idades entre 11 e 17 anos.

Arauco finaliza 2021 com participação em cinco projetos sociais voltados à educação

Apoio à leitura
Outros projetos executados pela Arauco incluem a promoção da leitura entre os estudantes brasileiros. No município de Sengés (PR), a iniciativa “Estante de Histórias”, cujo proponente é a VR Projetos, entregou 10 estantes, cada uma com 100 livros infantis, 100 gibis, 10 dedoches, um tapete, três sacolas, uma cortina de cenário e cinco cartilhas para professores. A iniciativa também realizou uma oficina online que contou com a participação de um total de 114 educadores. Mais de 2.200 pessoas foram beneficiadas, entre crianças e docentes.

Por fim, o projeto “Muda Mundo”, onde o propósito é trabalhar autoestima do(a) educador(a) e o seu papel fundamental na construção de valores. Milhares de livros foram distribuídos às escolas. Proposto pela Milani & Ostermann com assessoria da VR Projetos, distribuiu, em março, na cidade de Sengés (PR), e em junho, nos municípios de Imbaú (PR), Campo do Tenente (PR) e Piên (PR), 13 mil livros, 1.060 cadernos de professores, 1.060 blocos, 1.060 certificados e 1.060 sacolas.
A previsão para 2022 é a distribuição, em Jaguariaíva (PR), de 800 conjuntos de seis livros (4.800 exemplares), 420 cadernos do professor, 420 blocos, 420 certificados e 420 sacolas. Oficinas para educadores também estão agendadas para fevereiro de 2022. O projeto é voltado a professores e alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais.

Notícias Relacionadas

Portal Costa Leste News

Portal de notícias de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paranaíba e Inocência. Saiba tudo sobre o cenário político, econômico, turístico, cultural e policial da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

Registration Login
Registration Login
A password will be send on your post
Registration Login
Registration
Sobre o site

Política de Privacidade

A Política de Privacidade foi criada para reafirmar o compromisso do Costa Leste News com a segurança e a privacidade dos seus usuários de seus serviços “on-line”.

O “site” do Costa Leste News foi criado e desenvolvido de forma a assegurar que a privacidade “on-line” de seus usuários seja respeitada e os dados e informações pessoais devidamente protegidos, não sendo revelados a terceiros. Em nenhuma circunstância vendemos, alugamos ou trocamos informações pessoais.

O Costa Leste News adverte que nenhum armazenamento ou transmissão de dados na Internet é totalmente seguro, porém exerce todos os esforços para resguardar as informações coletadas dos usuários.

O Costa Leste News se compromete em manter a integridade das informações que nos forem fornecidas.

O Costa Leste News se reserva o direito de alterar sua política de privacidade, no todo ou em parte, mediante comunicação aos seus usuários, através desta página.

Termos de Uso

O material disponibilizado neste site é de caráter exclusivamente informativo e a utilização deste conteúdo é de inteira responsabilidade do usuário.

O Costa Leste News poderá modificar a forma e o conteúdo, bem como suspender ou cancelar, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, quaisquer dos serviços, utilidades, produtos ou aplicações disponibilizadas no site.

As informações disponíveis no site poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas.

O Costa Leste News empregará com afinco seus melhores esforços no sentido de conservar as informações e conteúdos contidos neste site de forma precisa, atualizada e completa quanto possível.

O Costa Leste News ou seus parceiros não poderão ser responsabilizados por qualquer perda ou dano, direto ou indireto, que decorram de:

O conteúdo, fotografias, marcas, títulos, sons, vídeos, dados, gráficos, tabelas, séries históricas e serviços oferecidos por meio do site são de propriedade do Costa Leste News ou de parceiros, não sendo autorizado sua reprodução, transmissão, exploração, armazenamento ou qualquer tipo de uso. O usuário assume toda e qualquer responsabilidade, de caráter civil e/ou criminal, pela utilização indevida de todo e qualquer material do site.

Em caso de utilização do conteúdo do site com a devida autorização, deverá constar como crédito: Costa Leste News. A inobservância do crédito acarretará na imediata revogação da autorização.

O site e seus serviços estão sujeitos a eventuais problemas de interrupção, falha técnica, ou indisponibilidade de funcionamento temporário.

O Costa Leste News estará isento de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer de falta de disponibilidade ou de continuidade do funcionamento do site e dos serviços.

Comentários:

O conteúdo dos comentários publicados no site é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do usuário e/ou visitante cadastrado. O Costa Leste News não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente das opiniões e comentários efetuados por terceiros.

Os comentários publicados, porém, serão pós-moderados e o Costa Leste News poderá, a qualquer tempo e a seu critério, excluir, parcial ou integralmente, qualquer texto que infrinja as normas legais ou as regras deste termo de uso, ou ainda em decorrência de denúncias, sem que isto gere qualquer responsabilidade ao Costa Leste News ou direito ao usuário e/ou visitante cadastrado.

Os comentários não devem conter mensagens publicitárias, material pornográfico, grosseiro, racista ou ofensivo; informações sobre atividades ilegais e incitação ao crime; material calunioso; afirmações injuriosas ou difamatórias.

É proibido publicar qualquer material protegido por direitos autorias, sem a devida autorização do autor ou seu representante.

Se por mais de uma vez forem descumpridas quaisquer das regras expostas ou for verificado o exercício ilegal, o usuário e/ou visitante terá sua permissão de comentários cancelada.

A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Costa Leste News poderá cancelar o sistema de comentários sem necessidade de aviso prévio.

Forma de acesso aos comentários:

Para se habilitar a fazer comentários no site do Costa Leste News, o usuário terá de preencher um cadastro fornecendo informações verdadeiras e exatas. Tais dados serão protegidos pelo Costa Leste News.

O cadastro dará ao usuário o direito de usar o espaço destinado a comentário.

O Costa Leste News registra o IP pelo qual o usuário acessou o sistema de comentários, para a eventualidade de precisar identificar o autor de um comentário.