Artesãos de MS poderão emitir carteira nacional por meio de pré-cadastro on-line
Vida e Estilo

Artesãos de MS poderão emitir carteira nacional por meio de pré-cadastro on-line

Portal MS
19/05/2020
395

Artesãos sul-mato-grossenses podem solicitar seu registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) do Governo Federal para obter ou renovar a carteira do artesão, podendo agora realizar todo o processo de pré-cadastro on-line.

A plataforma on-line permite que os artesãos possam realizar as etapas que antes eram feitas apenas de forma presencial na Gerência de Artesanato, na sede da Fundação de Cultura de MS, agora pelo novo procedimento é necessário apenas que os profissionais informem seus documentos pessoais e a técnica artesanal correspondente. Uma vez feita a solicitação, o usuário receberá um e-mail com as instruções para as fases seguintes.

Assim como já acontecia com os procedimentos presenciais, depois de efetuado o pré-cadastro para emissão da carteira do artesão, os profissionais passarão por um teste de habilidade obrigatório, que poderá ser realizado também na modalidade on-line. Para isso, basta entrar em contato pelo e-mail artesanato.fcms@gmail.com ou pelo telefone (67) 3316-9107 e realizar a solicitação para a equipe técnica, que explicará os procedimentos necessários. Já para os requerimentos de renovação do documento, todas as etapas poderão ser feitas no portal do Artesanato Brasileiro.

A nova ferramenta está disponível no site www.artesanatobrasileiro.gov.br e garante mais agilidade aos procedimentos, em especial, durante o atual período de suspensão dos atendimentos presenciais da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de MS, a medida também contribui com o isolamento social determinado pelo Governo do Estado.

“Nesse momento de pandemia é muito importante as parcerias entre as instituições públicas, como nesse caso a do Governo Federal disponibilizando esse sistema aos governos estaduais. O cadastro on-line é uma nova realidade para garantir os direitos dos artesãos e sua carteira nacional é um documento importante e lhe garante diversos benefícios, dentre eles: Concorrer aos editais de cultura, benefícios fiscais e exporem seus produtos na Casa do Artesão e outros espaços de comercialização. Atualmente já contamos com mais de 6 mil profissionais cadastrados no SICAB aqui no Estado e agora com essa facilidade no acesso ao cadastro, acredito que aumentará consideravelmente a procura”, conta a gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, Katienka Klain.

Como fazer seu pré-cadastro:

Acesse o Portal do Artesanato Brasileiro: www.artesanatobrasileiro.gov.br.
– Clique no botão login e em seguida em pré-cadastro.

Caso o artesão não possua conta no gov.br, ele deverá clicar na opção “Crie sua conta” para efetuar o cadastro no portal de serviços do Governo Federal.
Depois da autenticação do login no Gov.br, o artesão deverá autorizar o uso de dados pessoais no serviço do PAB.
– Em seguida, ele será direcionado para a tela inicial do pré-cadastro para responder o formulário.

Depois de solicitar o pré-cadastro, o usuário receberá um e-mail com as devidas instruções da Coordenação Estadual do Artesanato do seu Estado de Cadastro.

Uma vez feito o pré-cadastro, o usuário pode acompanhar o andamento do processo no site: http://artesanatobrasileiro.gov.br, na sessão “Acompanhar Pré-Cadastro”.

Depois de ter a solicitação aprovada, o artesão deverá passar pelo teste de habilidade que também poderá ser feito de forma on-line. Basta que o profissional entre em contato pelo e-mail artesanato.fcms@gmail.com ou pelo telefone (67) 3316-9107.

Notícias Relacionadas

Portal Costa Leste News

Portal de notícias de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paranaíba e Inocência. Saiba tudo sobre o cenário político, econômico, turístico, cultural e policial da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

Registration Login
Registration Login
A password will be send on your post
Registration Login
Registration
Sobre o site

Política de Privacidade

A Política de Privacidade foi criada para reafirmar o compromisso do Costa Leste News com a segurança e a privacidade dos seus usuários de seus serviços “on-line”.

O “site” do Costa Leste News foi criado e desenvolvido de forma a assegurar que a privacidade “on-line” de seus usuários seja respeitada e os dados e informações pessoais devidamente protegidos, não sendo revelados a terceiros. Em nenhuma circunstância vendemos, alugamos ou trocamos informações pessoais.

O Costa Leste News adverte que nenhum armazenamento ou transmissão de dados na Internet é totalmente seguro, porém exerce todos os esforços para resguardar as informações coletadas dos usuários.

O Costa Leste News se compromete em manter a integridade das informações que nos forem fornecidas.

O Costa Leste News se reserva o direito de alterar sua política de privacidade, no todo ou em parte, mediante comunicação aos seus usuários, através desta página.

Termos de Uso

O material disponibilizado neste site é de caráter exclusivamente informativo e a utilização deste conteúdo é de inteira responsabilidade do usuário.

O Costa Leste News poderá modificar a forma e o conteúdo, bem como suspender ou cancelar, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, quaisquer dos serviços, utilidades, produtos ou aplicações disponibilizadas no site.

As informações disponíveis no site poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas.

O Costa Leste News empregará com afinco seus melhores esforços no sentido de conservar as informações e conteúdos contidos neste site de forma precisa, atualizada e completa quanto possível.

O Costa Leste News ou seus parceiros não poderão ser responsabilizados por qualquer perda ou dano, direto ou indireto, que decorram de:

O conteúdo, fotografias, marcas, títulos, sons, vídeos, dados, gráficos, tabelas, séries históricas e serviços oferecidos por meio do site são de propriedade do Costa Leste News ou de parceiros, não sendo autorizado sua reprodução, transmissão, exploração, armazenamento ou qualquer tipo de uso. O usuário assume toda e qualquer responsabilidade, de caráter civil e/ou criminal, pela utilização indevida de todo e qualquer material do site.

Em caso de utilização do conteúdo do site com a devida autorização, deverá constar como crédito: Costa Leste News. A inobservância do crédito acarretará na imediata revogação da autorização.

O site e seus serviços estão sujeitos a eventuais problemas de interrupção, falha técnica, ou indisponibilidade de funcionamento temporário.

O Costa Leste News estará isento de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer de falta de disponibilidade ou de continuidade do funcionamento do site e dos serviços.

Comentários:

O conteúdo dos comentários publicados no site é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do usuário e/ou visitante cadastrado. O Costa Leste News não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente das opiniões e comentários efetuados por terceiros.

Os comentários publicados, porém, serão pós-moderados e o Costa Leste News poderá, a qualquer tempo e a seu critério, excluir, parcial ou integralmente, qualquer texto que infrinja as normas legais ou as regras deste termo de uso, ou ainda em decorrência de denúncias, sem que isto gere qualquer responsabilidade ao Costa Leste News ou direito ao usuário e/ou visitante cadastrado.

Os comentários não devem conter mensagens publicitárias, material pornográfico, grosseiro, racista ou ofensivo; informações sobre atividades ilegais e incitação ao crime; material calunioso; afirmações injuriosas ou difamatórias.

É proibido publicar qualquer material protegido por direitos autorias, sem a devida autorização do autor ou seu representante.

Se por mais de uma vez forem descumpridas quaisquer das regras expostas ou for verificado o exercício ilegal, o usuário e/ou visitante terá sua permissão de comentários cancelada.

A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Costa Leste News poderá cancelar o sistema de comentários sem necessidade de aviso prévio.

Forma de acesso aos comentários:

Para se habilitar a fazer comentários no site do Costa Leste News, o usuário terá de preencher um cadastro fornecendo informações verdadeiras e exatas. Tais dados serão protegidos pelo Costa Leste News.

O cadastro dará ao usuário o direito de usar o espaço destinado a comentário.

O Costa Leste News registra o IP pelo qual o usuário acessou o sistema de comentários, para a eventualidade de precisar identificar o autor de um comentário.