/

Artigo: ‘A importância da mulher na participação política’ por Tamara Nicolete

1 min de leitura

Segundo a legislação eleitoral, é destinada uma cota para a participação de mulheres na política. Devemos lembrar que vivemos em um estado democrático de direito e que em pleno século XXI essa participação ainda é muito pequena, mas temos que mudar essa situação já que a Constituição Federal, em seu art. 5º, garante direitos iguais.

No cenário político nacional, podemos ressaltar que atualmente a mulher vem conquistando vários avanços; no Senado Federal a mulher já ocupa várias cadeiras, não sendo diferente na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais. E não podemos deixar de mencionar outros poderes, a exemplo do Judiciário e do Ministério Público, aonde várias juízas que ocupam cadeiras na magistratura tornam-se desembargadoras, sem deixar de falar do Ministério Público, onde várias mulheres são promotoras de justiça tornando-se, assim, Procuradoras de Justiça. E não deixemos também de fazer referência à Polícia Judiciária, aonde contamos com várias Delegadas, Agentes de Polícias e Escrivãs.

Nos dias de hoje a mulher é chefe de família, contribuindo com a sociedade num todo, pois cuida do lar, trabalha fora, educa os filhos, gerencia empresas privadas, entre outras funções e atividades. Em nosso município a mulher é exemplo de trabalho, pois pode-se observar em nossas industrias: a maioria das funcionárias são mulheres, que deixam seus filhos em casa ou creches e dão duro no trabalho para trazer o sustendo para sua família.

Por esse motivo, acredito que devemos continuar acreditando no potencial das mulheres. Em nossa cidade não é diferente, já tivemos mulheres que fizerem história na Câmara Municipal, como a senhora Albertina Lucas Furquim, carinhosamente conhecida por Tia Lola, que foi pioneira ao ocupar a primeira cadeira na Câmara Municipal, abrindo assim oportunidades para outras que deixaram seus nomes e contribuição para o desenvolvimento de nosso município, sendo elas: a nossa pré-candidata a prefeita, Sirlei Melo, que foi a única mulher até hoje a presidir a Casa; Ivone Muniz, Professora Neide Furquim, Márcia do Dr. Jesus, Edileuza e Josi Signori (Telemensagens), que foi a última a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal. Todas as mencionadas escreveram seus nomes na história de nossa cidade.

Se a mulher está presente em todos os setores da sociedade sem deixar dúvidas da sua competência para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e construir uma sociedade com menos desigualdade, também é chegada a hora de aumentar a participação feminina na política, na gestão pública e na representação do Poder Legislativo aparecidense.

 

Tamara Nicolete

Assistente Social

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog