Artigo: Big Brother Brasil e nossa vida entre telas Imagem Ilustrativa por Michael Radford/ Reprodução Google
Cultura

Artigo: Big Brother Brasil e nossa vida entre telas

Cássia Queiroz da Silva
22/04/2021
427

Em 1949, George Orwell lançava seu romance 1984, em referência a essa obra, foi batizado o reality show mais popular do país, o Big Brother Brasil, atualmente pauta de tantas conversas em ruas e redes sociais por aí. Na narrativa de Orwell um aparelho chamado teletela, uma espécie de TV em que ao mesmo tempo que os telespectadores assistiam às transmissões, eram observados pelo Grande Irmão, personagem que representa o chefe do Estado totalitário que é cenário daquela história.

Ano passado, com boa parte dos brasileiros confinados em casa, me parece que passou a ser mais comum que pessoas admitissem o interesse nesse programa sem medo de parecerem menos cultas, talvez, mas ainda hoje há quem torça o nariz e se infle ao declarar “eu não perco meu tempo assistindo isso”, confesso que passei por essa fase. Hoje justifico meu interesse no programa afirmando, quase como quem se desculpa, que ele tem como ponto central o tema mais antigo e caro às artes: as relações humanas. E como os humanos são fascinantes de se observar! Especificamente esta edição 2021, uma questão tem contribuído para tornar essa atração ainda mais interessante: como na teletela, estamos observando e sendo observados, à medida que, o que assistimos é um retrato nosso enquanto seres sociais que hoje se relacionam também em um mundo digital.

Nesse nosso século XXI vivemos cercados de telas, assistindo e sendo assistidos, admirando e posando, comprando o peixe alheio e vendendo nosso próprio através delas. Escolhemos nossos melhores ângulos, aplicamos filtros, levantamos hashtags e submetemos nosso produto aos nossos espectadores, que nos avaliam com os botões de julgar: curtir, comentar, compartilhar. Aliás, alguém já pensou em como soa bizarro dizer que “seguimos” alguém e temos “seguidores”? Enfim, construímos post a post nossa narrativa pessoal, mas até onde acreditamos nessa ideia que divulgamos de nós mesmos? Nossas ações são coerentes com as ideias que defendemos publicamente?

Em tempos de filtros e hashtags nos empolgamos aclamando heróis para no dia seguinte condená-los ao cancelamento. Tão fácil quanto nos enganarmos sobre os outros é nos iludirmos sobre nós e a ideia que fazem de nós.

Quantos dos brothers foram completamente surpreendidos ao entrar na casa com uma legião de fãs e saírem eliminados com porcentagens constrangedoras de votos enquanto outros ainda lá dentro sofrem a angústia de acharem que estão sendo nacionalmente odiados quando, na verdade, conquistaram milhares de seguidores? Diante disso a pergunta que se impõe: até que ponto nos vemos com clareza?

Enfim, esta foi a minha primeira coluna para o Costa Leste News. Mais um capítulo da minha narrativa pessoal que agora submeto ao seu julgamento, caro leitor, com a esperança de não ser cancelada (por enquanto).

Artigo: Big Brother Brasil e nossa vida entre telas

Me sigam (ou não) em minhas redes sociais: @cassia_qs no Instagram e Twitter.

Notícias Relacionadas

Portal Costa Leste News

Portal de notícias de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paranaíba e Inocência. Saiba tudo sobre o cenário político, econômico, turístico, cultural e policial da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

Registration Login
Registration Login
A password will be send on your post
Registration Login
Registration
Sobre o site

Política de Privacidade

A Política de Privacidade foi criada para reafirmar o compromisso do Costa Leste News com a segurança e a privacidade dos seus usuários de seus serviços “on-line”.

O “site” do Costa Leste News foi criado e desenvolvido de forma a assegurar que a privacidade “on-line” de seus usuários seja respeitada e os dados e informações pessoais devidamente protegidos, não sendo revelados a terceiros. Em nenhuma circunstância vendemos, alugamos ou trocamos informações pessoais.

O Costa Leste News adverte que nenhum armazenamento ou transmissão de dados na Internet é totalmente seguro, porém exerce todos os esforços para resguardar as informações coletadas dos usuários.

O Costa Leste News se compromete em manter a integridade das informações que nos forem fornecidas.

O Costa Leste News se reserva o direito de alterar sua política de privacidade, no todo ou em parte, mediante comunicação aos seus usuários, através desta página.

Termos de Uso

O material disponibilizado neste site é de caráter exclusivamente informativo e a utilização deste conteúdo é de inteira responsabilidade do usuário.

O Costa Leste News poderá modificar a forma e o conteúdo, bem como suspender ou cancelar, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, quaisquer dos serviços, utilidades, produtos ou aplicações disponibilizadas no site.

As informações disponíveis no site poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas.

O Costa Leste News empregará com afinco seus melhores esforços no sentido de conservar as informações e conteúdos contidos neste site de forma precisa, atualizada e completa quanto possível.

O Costa Leste News ou seus parceiros não poderão ser responsabilizados por qualquer perda ou dano, direto ou indireto, que decorram de:

O conteúdo, fotografias, marcas, títulos, sons, vídeos, dados, gráficos, tabelas, séries históricas e serviços oferecidos por meio do site são de propriedade do Costa Leste News ou de parceiros, não sendo autorizado sua reprodução, transmissão, exploração, armazenamento ou qualquer tipo de uso. O usuário assume toda e qualquer responsabilidade, de caráter civil e/ou criminal, pela utilização indevida de todo e qualquer material do site.

Em caso de utilização do conteúdo do site com a devida autorização, deverá constar como crédito: Costa Leste News. A inobservância do crédito acarretará na imediata revogação da autorização.

O site e seus serviços estão sujeitos a eventuais problemas de interrupção, falha técnica, ou indisponibilidade de funcionamento temporário.

O Costa Leste News estará isento de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer de falta de disponibilidade ou de continuidade do funcionamento do site e dos serviços.

Comentários:

O conteúdo dos comentários publicados no site é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do usuário e/ou visitante cadastrado. O Costa Leste News não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente das opiniões e comentários efetuados por terceiros.

Os comentários publicados, porém, serão pós-moderados e o Costa Leste News poderá, a qualquer tempo e a seu critério, excluir, parcial ou integralmente, qualquer texto que infrinja as normas legais ou as regras deste termo de uso, ou ainda em decorrência de denúncias, sem que isto gere qualquer responsabilidade ao Costa Leste News ou direito ao usuário e/ou visitante cadastrado.

Os comentários não devem conter mensagens publicitárias, material pornográfico, grosseiro, racista ou ofensivo; informações sobre atividades ilegais e incitação ao crime; material calunioso; afirmações injuriosas ou difamatórias.

É proibido publicar qualquer material protegido por direitos autorias, sem a devida autorização do autor ou seu representante.

Se por mais de uma vez forem descumpridas quaisquer das regras expostas ou for verificado o exercício ilegal, o usuário e/ou visitante terá sua permissão de comentários cancelada.

A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Costa Leste News poderá cancelar o sistema de comentários sem necessidade de aviso prévio.

Forma de acesso aos comentários:

Para se habilitar a fazer comentários no site do Costa Leste News, o usuário terá de preencher um cadastro fornecendo informações verdadeiras e exatas. Tais dados serão protegidos pelo Costa Leste News.

O cadastro dará ao usuário o direito de usar o espaço destinado a comentário.

O Costa Leste News registra o IP pelo qual o usuário acessou o sistema de comentários, para a eventualidade de precisar identificar o autor de um comentário.