Assembleia Legislativa recebe delegação de parlamentares europeus

2 minutos de leitura

    A Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos e a Comissão de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas da Assembleia Legislativa receberam nesta quarta-feira (7/12), a delegação de parlamentares europeus que vieio ao Estado para verificar a situação dos índios Guarani-Kaiowá.
    “Estamos ligados ao Parlamento Europeu e a questão dos direitos humanos que nos traz aqui. Não viemos dar lição e não trazemos soluções, mas somos solidários às questões indígenas no Brasil e saímos satisfeitos com as informações adquiridas”, disse o coordenador da delegação europeia, Francisco Assis (Portugal).
    O presidente da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos, deputado Lidio Lopes (PEN), destacou o foco da comissão. “Nós, enquanto comissão, focamos nos seres humanos brasileiros e esperamos que com todos os problemas que temos possamos sempre preservar a vida”, afirmou.
    Já a deputada Mara Caseiro (PSDB), que é membro da Comissão de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas, falou da sua revolta. “Causa-me tristeza e revolta porque a carne e a soja no Mato Grosso do Sul não tem sangue indígena, tem suor do trabalhador rural. Existe muita violência, mas a maior é do índio contra ele mesmo, que fazem divisões dentro das comunidades indígenas”, lamentou a parlamentar.
    E o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara de Deputados, deputado Padre João (PT-MG) declarou não haver rivalidades. “Não tem rivalidade entre indígenas e ruralistas. O que fica claro é que há um massacre das lideranças indígenas”.
    Foram entregues para a delegação europeia relatórios finais das Comissões Parlamentares de Inquérito, uma que investigou o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), quanto a denúncias de incitação de conflitos por terras em Mato Grosso do Sul entre indígenas e proprietários rurais e o outro da comissão que investigou a Ação/Omissão do Estado de Mato Grosso do Sul nos casos de violência praticados contra os povos indígenas de 2000 a 2015.
    Também participaram da reunião os deputados estaduais João Grandão e Pedro Kemp, ambos do PT, e Zé Teixeira (DEM). E os deputados federais Edmilson Rodrigues (Psol-PA), Janete Capiberibe (PSB-AP) e Zeca do PT (PT-MS). E ainda, da delegação europeia, as deputadas Estefania Torres Marínez (Espanha) e Marisa Matias (Portugal).

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog