/

?Biometria: Mais de 4 mil títulos deverão ser cancelados em Aparecida do Taboado

2 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – O prazo para efetuar o recadastramento do título de eleitor e fazer a biometria termina no dia 7 de junho em Aparecida do Taboado e 40% dos eleitores ainda não regularizou a situação junto ao Cartório Eleitoral.

      Segundo informou o chefe do cartório local, José Klécius, a previsão é que aproximadamente 4 mil inscrições sejam canceladas no município, fazendo Aparecida do Taboado voltar 18 anos no tempo, apresentando o mesmo patamar de eleitores que tinha em 2001, “o impacto é muito grande e representa uma perca entre 22% e 25% no número de eleitores do município. Se considerarmos votos nulos e brancos, é muito grande o impacto”, disse ele.

      De acordo com Klécius, esta previsão é baseada ante o lapso de tempo faltante para o encerramento do prazo e a capacidade de atendimento do cartório eleitoral juntada a falta de interesse do eleitor, que teve 2 anos para regularizar sua situação.

40% dos eleitores ainda não fez a biometria

      Aparecida do Taboado tem 18.149 eleitores e até o fechamento desta matéria, na última quinta-feira (23), apenas 60% do eleitorado já havia efetuado a biometria, que passa a ser obrigatória no município. O número corresponde a 10.807 eleitores.

      José Klécius voltou a ressaltar que o cidadão que deixar de realizar a coleta biométrica terá o título cancelado e o CPF suspenso, podendo sofrer consequências negativas como perda de benefícios sociais como o Bolsa Família, entre outros; realizar concursos públicos, empréstimos bancários, retirar passaporte, entre outras situações, “os transtornos são enormes para os eleitores que deixarem de realizar o recadastramento biométrico. Mas acredito que a maior perda é não poder exercer o direito de escolher seus representantes. Essa ação é primordial para a mudança do Brasil, do nosso Estado e da nossa cidade, uma vez que o voto consciente é feito com a consciência de que foi feita a escolha adequada”, reiterou.

      É importante destacar que a partir de segunda-feira, dia 27 de maio, faltando 10 dias úteis para o término do prazo, o Cartório Eleitoral limitará o atendimento em 300 senhas por dia com base na portaria nº02/2019 do TER-MS, baixada pela juíza da 24ª Zona Eleitoral, Dra. Kelly Gaspar Duarte Neves.

      O recadastramento está sendo realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h (horário oficial do Estado), no Cartório Eleitoral situado à rua Mato Grosso do Sul, 3881 – Jardim Brandini, ao lado do Fórum.

 

PROCEDIMENTO

      Assim que o eleitor chega ao Cartório Eleitoral, ele passa por uma triagem. Nesse processo, é feita a identificação da situação eleitoral do municípe. Caso haja pendências, os eleitores devem regularizar a situação para ficar quite com a Justiça Eleitoral, mas, no caso de haver multas por ausência em eleições, os eleitores estão isentados – conforme portaria judicial – para agilizar o sistema e facilitar a vida do eleitor na hora do recadastramento.

      Depois de passar pela triagem, o eleitor segue para a sala de atendimento e, por fim, é feito o cadastramento biométrico. Há uma equipe de 17 pessoas trabalhando nesse processo, sendo 14 estagiários cedidos pelo Unifunec, com quem a Justiça Eleitoral de Aparecida do Taboado firmou parceria. Todo esse procedimento não tem levado mais que 20 minutos, no entanto, quanto mais próximo do final do prazo (7 de junho), maior será a fila e o tempo de espera.

 

Veja todo o procedimento retratado em imagens:

 

Passa pela triagem

O eleitor chega ao Cartório Eleitoral

E faz o cadastramento biométrico, sendo liberado em seguida

É encaminhado às salas de atendimento

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog