/

?Câmara de Aparecida do Taboado institui Dia Municipal do Clube dos Desbravadores

3 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – Na noite de segunda-feira (18), ocorreu a 7ª sessão ordinária na Câmara Municipal, sob a presidência do vereador José Rodrigues de Matos, contando com a presença unânime dos demais parlamentares.

      Na oportunidade, foram apreciadas diversas proposituras, dentre elas o Projeto de Lei nº 1/2019, do Legislativo Municipal, de autoria do vereador José Natan de Paula Dias, que “Dispõe sobre a instituição do Dia Municipal do Clube de Desbravadores a ser comemorado anualmente no dia 26 de fevereiro e dá outras providências”.

      Segundo o autor, o clube de desbravadores é um movimento mundial, organizado e dirigido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, contendo filosofias a serem seguidas. Tomou forma em 1950, quando a Associação Geral adotou o clube como um programa mundial.

      Os líderes de desbravadores são divididos em mundial, divisões, uniões e associações, sendo todos esses liderados por pastores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Atualmente, o líder mundial é o Pr. Andrés Peralta; da divisão sul-americana, o Pr. Udolcy Zukowski; da união centro-oeste brasileira, a Pra. Lélis Silva; e da associação sul-mato-grossense, o Pr. Henrique Vieira.

      O primeiro clube iniciou-se na cidade do Tennessee (EUA), tendo se espalhado radicalmente para todo o mundo, sendo hoje mais de 40 mil clubes com mais de 1,5 milhão de desbravadores, divididos em 150 países. O primeiro campori de desbravadores ocorreu em maio de 1954, na Califórnia. O dia dos desbravadores começou a ser comemorado em 1957. Hoje, o Dia Mundial dos Desbravadores é celebrado no terceiro sábado de setembro.

      No final da década de 50, o Pastor Jairo Araújo, líder da juventude Adventista da Divisão Sul-americana preparou um pequeno manual de como organizar um clube de desbravadores, e isso provocou o desenvolvimento paralelo de clubes em lugares do Brasil como Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e São Paulo, nasceram em 1959 os primeiros clubes de desbravadores no Brasil.

      Já em Aparecida do Taboado, o primeiro clube foi fundado em 26 de fevereiro de 2016, com o nome Adaliah, que vem do hebraico e significa “o Senhor é justo”, sendo Gleisson Rodrigues de Sousa o primeiro diretor. Atualmente, o clube tem um total de 32 participantes, sendo eles 20 crianças de 10 a 15 anos e 12 líderes maiores de 16 anos de idade, dentre eles a diretora Joyce Rodrigues de Sousa, que está no cargo desde 2017.

      O clube tem como objetivo filosófico a integração do adolescente em atividades sociais, educacionais e espirituais, fazendo com que se tornem ótimos cidadãos, tendo como base os princípios divinos. As reuniões são realizadas aos domingos, das 9h às 11h30, onde praticam ordem unida, cumprem requisitos e classes, fazem especialidades e também atividades recreativas.

      Na sociedade, fazem trabalhos voluntários como recolta de alimentos para doar aos necessitados, visitas a pessoas enfermas, entrega de literaturas que falam de amor e esperança e, em 2016, o clube colaborou com a limpeza e pintura de rodapés da praça de esportes, além de outros trabalhos desenvolvidos posteriormente.

      “Feitas tais considerações, entendo como justo e razoável que se institua o Dia municipal do Clube de Desbravadores em Aparecida do Taboado como forma de agradecimento da comunidade por sua existência e pelas atividades desenvolvidas, bem como também como incentivo às nossas crianças e jovens para que possam vir a defender e praticar os ideais dos Desbravadores”, falou José Natan.

      Em discussão, o vereador pediu o apoio dos colegas, disse que teve o prazer de participar junto com os desbravadores de suas atividades, “são jovens fazendo o bem, bravos guerreiros que lutam pelo próximo”, disse ele. José Natan ganhou o apoio do colega, vereador Gilson, que afirmou conhecer alguns projetos da Igreja, mas reconheceu que aquele era novo para ele; lembrando do saudoso Josias Lima que muito fez pelos oleiros, fazendo um trabalho de amigo e de pai, sempre sereno e muito humilde, trabalhando dignamente ao salário que recebia, sendo o trabalho realizado hoje, fruto de pessoas que fizeram há anos. Colocado em votação, o projeto foi aprovado por unanimidade.

      Também estava em pauta do Expediente o Projeto de Lei Complementar Municipal n.º 01/2019, de autoria do vereador Walteir José de Oliveira, que “Dispõe sobre a inclusão de dispositivo da Lei Complementar Municipal nº 54, de 30 de junho de 2014 e dá outras providências.” O mesmo foi encaminhado às comissões permanentes para receberem os devidos pareceres.

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog