/

?Câmara de Santa Clara D’Oeste aprova Moção de Repúdio à Sanesul pelo emissário no Rio Paraná

3 minutos de leitura

      Aparecida do Taboado (MS) – A instalação do emissário de esgoto que vem sendo implantado pela Sanesul às margens do Rio Paraná, há cerca de 200m do Balneário do SIMTED, está sendo motivo de polêmica não só em Aparecida do Taboado, mas em toda a região, principalmente nos municípios vizinhos do noroeste paulista.

      Na noite desta segunda-feira (21), a Câmara Municipal de Santa Clara D’Oeste aprovou Moção de Repúdio à empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul) pelas obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário que, se concluídas, passarão a ser despejadas no Rio Paraná, podendo se transformar numa importante fonte de contaminação da água.

      O fato que desencadeou a insatisfação dos parlamentares foi que em maio do ano passado, o MPF em Três Lagoas ajuizou ação civil pública requerendo à Justiça Federal a suspensão e a paralisação das obras de ampliação da ETE e requereu ao Imasul que suspendesse a eficácia da licença de instalação do emissário pelo fato de a Sanesul manter no projeto o ponto de lançamento do esgoto no Rio Paraná, a montante de vários empreendimentos turísticos, sem considerar a implantação de um sistema de tratamento de nível terciário para uma remoção mais eficiente de nutrientes e patógenes, “uma vez que o sistema ora utilizado estava se mostrando ineficiente no tratamento dos efluentes”, segundo o MPF.

      A Câmara também fez questão de destacar que o Rio Paraná é considerado hoje o nono rio mais extenso do mundo se somado ao Rio Paranaíba – onde ele nasce em confluência com o Rio Grande – e um importante elo para fomentar o turismo nos municípios da Estância Turística de Santa Fé do Sul e de Santa Clara D’Oeste, que acaba de receber do Governo de São Paulo o título de MIT – Município de Interesse Turístico, sendo ainda ponto de encontro de lazer e diversão dos amantes da pesca esportiva e dos esportes náuticos.

      O texto é finalizado com a seguinte mensagem: “Posto isso, esta Casa de Leis vem de público manifestar seu veemente repúdio e manifestamos a nossa indignação a essa ação tomada pela empresa Sanesul, entendendo ser irrestritamente perigoso uma ação como essa, uma vez que, Santa Fé do Sul é detentora do título de Estância Tutística e não pode ficar à mercê de ter um rio tão importante como esse poluído”.

      A Moção é assinada pelo presidente Donizete do Socorro Alves e pelos vereadores Ademilson C. da Silva, Élio Pereira Gomes, Gilmar Dias de Oliveira, José A. de Faria, José Ricardo Baldoíno, Jefferson Munhos, Osmair de Oliveira e Silvio Cesar Martir.

 

Outras manifestações

     A Câmara Municipal de Aparecida do Taboado foi a primeira a apresentar Moção de Repúdio à Sanesul não só pela implantação do emissário, mas pela ineficiência de vários serviços prestados no município. A Moção foi aprovada na última segunda-feira (18) por unanimidade de votos.

    A Câmara Municipal de Santa Fé do Sul também já sinalizou que apresentará Moção de Repúdio à empresa e a matéria deverá entrar na pauta dos vereadores na próxima segunda-feira (25).

     

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog