/

Censo 2022 começa na próxima segunda com visitas a todas as moradias de Selvíria

2 minutos de leitura

Na próxima segunda-feira (1º de agosto), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022 em todo o País. Em Selvíria, o trabalho será realizado por seis recenseadores e um agente censitário.

Eles vão bater à porta de todos os imóveis para registrar os dados dos moradores do Município e fazer perguntas a partir de um questionário importante para a elaboração de políticas públicas para os cidadãos brasileiros.

Para que a população participe do questionário e se sinta segura com o acesso dos recenseadores, o IBGE preparou uniforme especial formado por colete azul marinho. Na frente, há um bolso transparente com os dados do funcionário e um QR Code, que poderá ser utilizado para confirmar a identidade e sua função. Também será possível fazer a confirmação no site do IBGE ou ligando para o telefone 0800 721 8181.

A visita às moradias ocorrerá de segunda a segunda, sem horário definido. Mas preferencialmente ela será feita durante o horário comercial. Mas haverá casos em que ele precisará ir um pouco mais tarde porque o morador trabalha e só está na residência à noite. As visitas também poderão ocorrer aos finais de semana, quando é possível encontrar mais gente em casa.

Questionário

O Censo apresenta dois tipos de questionário: o básico e o da amostra. No primeiro, são feitas 26 perguntas sobre as características do domicílio e dos moradores. No outro, são 77 questões, que buscam mais detalhes sobre o domicílio, identificação étnico-racial, núcleo familiar, deficiência, fecundidade, religião ou culto, mortalidade, autismo, entre outras perguntas.

A maioria responderá o questionário básico. E os demais, o da amostra, que é mais completo. O primeiro leva cerca de cinco minutos para ser respondido. No segundo, uns 15 minutos.

Sigilo

Todas as informações coletadas são sigilosas. Os dados não são cruzados com nenhum órgão como a Receita Federal, por exemplo.

A fase de visita em domicílio se encerra no dia 31 de outubro. O Censo Demográfico é feito a cada dez anos. Deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado por dois anos, devido ao período mais restritivo da pandemia. Os resultados desta edição serão conhecidos em 2023, porém a contagem populacional deve ser divulgada até o final do ano.

Vagas

O Balcão de Empregos, que é mantido pela Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, está recebendo inscrições para a vaga de recenseador, que irá atuar no CENSO 2022.

Para a vaga é preciso ter mais de 18 anos; ser residente em Selvíria; preferencialmente com CNH; ter no mínimo o ensino fundamental e não ser MEI ou sócio de empresa (com mais de 50% do capital). A carga horária é de, no mínimo, 25 horas semanais.

As inscrições devem ser feitas no Balcão de Empregos, no Centro Administrativo, que fica na Avenida Professora Maria Lúcia Torres Laluce, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h (horário de Brasília).

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog