/

Chuvas ajudam combatentes e queimadas no Pantanal de MS são extintas

1 min de leitura

A chuva de cerca de 27 milímetros que caiu no Pantanal de Mato Grosso do Sul no final da última semana ajudou a extinguir as queimadas que destruíam a vegetação. Agora, a situação está sob controle em todas as regiões do bioma, no estado, e as equipes que faziam o combate por terra e ar foram desmobilizadas.

Foram semanas de combate ao incêndio que não se via há 30 anos. O tempo seco combinado com a ausência cheia fizeram o fogo se propagar por grandes áreas.

Bombeiros de diversas cidades de Mato Grosso do Sul, agentes do PrevFogo trabalharam por dias para controlar as chamas. As ações tiveram apoio da Força Aérea e da Marinha para que os combatentes chegassem até os locais de mais difícil acesso e o estado decretou situação de emergência na região por causa do incêndio.

Agora, o monitoramento de possíveis focos de calor no bioma seguirá por satélite, com a equipe de Corumbá. Brigadistas também farão manutenção nos equipamentos usados no combate ao fogo.
Estimativa do Ibama aponta que, somente neste ano, 1,9 milhão de hectares de vegetação do Pantanal já foram destruídos pelas queimadas. Deste total, 971 mil hectares somente em Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog