/

Com carretas equipadas, programa Cidade Empreendedora oferece cursos para população de Inocência

3 minutos de leitura

Desde o início deste mês, Inocência recebe capacitações promovidas por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em conjunto com a Prefeitura Municipal. Em parceria com o Sistema Fiems, por meio do Senai, a nova iniciativa traz para o município quatro carretas equipadas com maquinários de ponta que irão oferecer para a população cursos gratuitos nas áreas de Transformação Digital, Redução de Desperdício, Costura e Construção Civil. Cada unidade móvel permanece na cidade por tempo determinado e segue uma programação diferente (Veja abaixo).

Com a expectativa de capacitar oito mil pessoas, a ação contempla também outros 21 municípios que integram o programa Cidade Empreendedora: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados , Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos. No total, são sete carretas que irão percorrer as cidades e disponibilizar para os interessados 36 opções de cursos em áreas diferentes.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a iniciativa fornece conhecimento para a população e irá ajudar a promover o desenvolvimento. “Nós conseguimos gerar oportunidades por meio da capacitação e, ao levar as carretas até esses municípios, a gente qualifica os empresários, as pessoas que irão ser os futuros empreendedores e também aqueles que serão empregados por eles, vamos ampliar as chances de um futuro melhor. Empreender é capacitar e se qualificar, por isso, a parceria traz mais uma inovação por meio do Cidade Empreendedora”, ressaltou Jaime.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o programa Cidade Empreendedora já realizou diversas ações nos municípios parceiros e essa será mais uma iniciativa para apoiar o pequeno empreendedor. “Estamos trabalhando nos municípios, visitamos um por um dos negócios para conhecer a realidade do empreendedor, além de atuarmos junto com a prefeitura e lideranças para melhorar o ambiente de negócios e facilitar a vida do empresário. Agora chegamos até os trabalhadores, queremos melhorar o nível dos serviços, do atendimento e fortalecer o comércio local, garantindo mão de obra qualificada”, pontuou Mendonça.

O diretor regional do Senai MS, Rodolpho Mangialardo, ressaltou a importância do trabalho que será realizado de forma conjunta. “O Senai está sempre de portas abertas e fomentando a qualificação para todos os perfis profissionais. Dentro do Cidade Empreendedora vamos levar as sete carretas com a possibilidade de atender mais de 8 mil alunos. A pedido do nosso presidente, Sérgio Longen, avançamos com as capacitações que mais foram demandadas, com o que temos de melhor em tecnologia, para que possamos levar até os municípios cursos específicos que atendam as necessidades de cada região. É um orgulho e um privilégio muito grande para o Senai essa parceria com Sebrae para a gente poder avançar na qualificação do profissional”, enfatizou Rodolpho.

Cronograma em Inocência

Com capacitações voltadas para área de Costura, a primeira carreta permaneceu na cidade entre os dias 8 e 14 de setembro oferecendo seis opções de cursos. A partir do próximo mês, outras três unidades móveis também estarão presentes no município.

Entre os dias 18 e 20 de outubro, a carreta da Transformação Digital oferece os cursos de Introdução ao marketing digital para o empreendedor; Introdução aos fundamentos de gestão de mídias; Uso da Internet para alavancar seu negócio; Gestão de atendimento para WhatsApp; e Novas tecnologias – realidade aumentada. A duração de cada capacitação é de 4 horas/aula.

Já do dia 20 ao dia 22 de outubro, a unidade móvel da carreta de Informática, que oferece cursos de Word, Excel e Power Point, nas modalidades básico e intermediário. Cada capacitação tem a duração de 4 horas/aula.

Por fim, entre os dias 3 e 9 de dezembro, a carreta de Construção Civil estará na cidade com as seguintes capacitações: Noções de Instalações de Segurança – Cercas Elétricas; Noções de Instalações de Segurança – Vídeo Monitoramento; Noções Básica de “Marido de Aluguel”; Noções de Revestimento Pintura Convencional; Noções de Aplicação de Pisos e Revestimentos; e Noções de Reparos Hidráulicos. Cada capacitação tem a duração de 8 horas/aula.

As carretas estarão estacionadas ao lado do CRAS, localizado na Av. Três lagoas, s/nº. Os cursos serão oferecidos de segunda-feira a sábado, no período da manhã das 8h às 12h, e à tarde, das 13h30 às 17h30, de acordo com carga horária de cada capacitação. Interessados em participar devem fazer a inscrição prévia na Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Eulina Paula Rocha, nº411. O horário de atendimento do local é das 7h às 16h. Caso necessite de mais detalhes sobre as inscrições ligue para (67) 3574-2062 ou (67) 98118-1154.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog