/

Com Minecraft, alunos da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado vão revitalizar rodoviária

2 minutos de leitura

Os alunos do Ensino Médio da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado vão participar de um grande torneio interno e, entre os desafios, eles vão utilizar a plataforma Minecraft Education para elaborar projetos de revitalização do prédio do terminal rodoviário da cidade. O Minecraft é um dos games mais populares dos últimos tempos e destaca-se por apresentar muita diversão, permitindo que o jogador possa construir o que a imaginação permitir.

Em meio a tanto sucesso entre os jovens, as escolas da Rede Sesi de Ensino recorreram à versão pedagógica do jogo, desenvolvida pela Microsoft, além de incentivar um envolvimento maior dos alunos na aprendizagem, estimula elementos como a criatividade e colaboração. Esse, inclusive, é o objetivo maior do “1º Torneio de Construtores Minecraft da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado”.

O colégio quer estimular o envolvimento dos estudantes com as tarefas escolares em uma realidade de ensino a distância, ao mesmo tempo em que vai possibilitar um maior conhecimento da realidade da cidade onde vivem, já que o cumprimento das etapas da competição envolve a necessidade de pesquisa e contextualização de informações.

“O Minecraft é um jogo que permite que o usuário explore um ambiente virtual tridimensional, em blocos, em que é possível descobrir e extrair matérias-primas, ferramentas artesanais e, com isso, construir estruturas e terraplanagens. No torneio será utilizado o modo criativo e os jogadores terão recursos ilimitados”, explicou o professor Márcio Edovilson Arcas, que é embaixador da Microsoft da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado e elaborou o torneio.

O primeiro passo da Escola do Sesi para viabilização do desafio foi possibilitar o uso da Minecraft Education Edition pelos estudantes e docentes em suas próprias casas, pois antes a utilização ocorria somente em computadores nos laboratórios das escolas. Para isso, os alunos deverão fazer o download do jogo por este link https://sesims-my.sharepoint.com/:u:/g/personal/fsousa_sfiems_org_br/EXoP1qGSDdJBnoxP6l2eDa0BIShBa7Sgh4Fl3hjBXGvjvA?e=itWpkI, instalar o jogo e criar um perfil.

Em seguida, mais instruções para cumprir o desafio e as regras do torneio serão repassadas ao longo das aulas online. A Rede de Ensino do Sesi em Mato Grosso do Sul está presente em sete cidades: Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Maracaju, Naviraí e Aparecida do Taboado. Por ser a rede de escolas vinculada à indústria, setor profundamente ligado à tecnologia, os estudantes precisam ter acesso ao que existe de mais moderno no mundo da educação. Afinal, serão eles os profissionais do futuro na indústria do amanhã.

A educação oferecida prioriza a abordagem STEAM, termo em inglês que engloba as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, que são consideradas fundamentais para o profissional do futuro. Isso é possível graças a parcerias firmadas com multinacionais, como é o caso da Microsoft. A Robótica e seus mais variados torneios também é uma iniciativa de sucesso, que têm conseguido despertar o interesse dos jovens por essas áreas, melhorando o desenvolvimento dos estudantes de forma integral.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog