Como manter a saúde mental e reduzir a ansiedade durante a pandemia
Saúde

Como manter a saúde mental e reduzir a ansiedade durante a pandemia

Portal do MS
14/07/2020
109

A pandemia do novo coronavírus transformou a vida das pessoas em todo mundo e lançou novos desafios. Os planos de viagens, a convivência em sociedade, e até a forma de trabalhar precisaram ser adaptados para o que está sendo chamado de novo normal. O perigo potencial do vírus e a inexistência de um medicamento capaz de conter a doença faz com que a principal arma nesta guerra seja o isolamento social. Porém, dependendo de como ele está sendo vivido pode causar transtornos psicológicos como ansiedade, depressão e estresse da população adulta conforme indicam estudos chineses e europeus. Diante disso, especialistas afirmam que manter a saúde mental e física durante a pandemia é fundamental para enfrentar essa crise. 

Mestre em Ensino e Saúde e Responsável pelo Serviço de Atendimento Psicológico ao Corpo Discente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a psicóloga Natali Portela reforça o alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a infodemia e os perigos da desinformação neste processo. “É necessário informar-se de maneira mais adequada, isto é, gerenciar a quantidade e a qualidade das notícias que absorvemos diariamente. Além disso, o isolamento deve ser apenas físico, sendo importante manter-se em contato com amigos e familiares, procurando saber das pessoas queridas e também contar sobre você”, observa indicando o uso de ferramentas tecnológicas. 

Embora não exista uma fórmula que vá servir para todos, a profissional fala da busca individual e a construção de uma rotina a partir de interesses e possibilidades. Aqueles que se sentiam bem com a rotina de antes da pandemia, que busquem desenvolver uma dinâmica que seja mais próxima possível da que se tinha. Aos que não estavam satisfeitos, o convite é para que encarem este momento como uma oportunidade de se conhecer melhor e se reinventar. “A psicologia pode contribuir neste processo e muito profissionais estão oferecendo atendimento online com valores acessíveis e até gratuitos”, orienta Natali que atua há 18 anos na área clínica. 

Com atuação na medicina do esporte, o ortopedista João Pedro Horta Marcato, lista mecanismos essenciais para um gerenciamento saudável dessa crise como forma de manter a qualidade de vida. “A atividade física é muito indicada. Serve para gente manter a capacidade física que soma um monte de coisas. Vai somar o bem estar, a estética, que é o autocuidado, saúde mental, o controle das doenças cardiovasculares, o controle do peso, qualidade do sono, e a autonomia que é muito importante”, afirma indicando o esporte como ponto de equilíbrio na nova rotina. 

O especialista reforça que no caso das atividade física domiciliar que faz parte do novo normal, é recomendado que o indivíduo mantenha as atividades que já fazia antes. “Não inventar não fazer coisa nova, porque por mais simples que pareça se não for bem realizada pode levar o paciente a ter complicações, então é muito importante fazer só o que a gente domina. Não aumentar e transformar o treino numa modalidade mais pesada, e ter cuidado com o mobiliário que será utilizado em casa para essa prática”, alerta. 

A jovem Luísa Bruno Mello de 21 anos faz parte dos milhões de brasileiros que tiveram a vida transformada com a pandemia. O apartamento em que vive se transformou também no ambiente de estudo e de trabalho em período integral. Se arrumar para o home office, ou uma produção mais elaborada com make e uma roupa bonita para um jantar a luz de velas, estão entre os eventos criados por ela para driblar a rotina dentro de casa. 

“A gente tem muito essa ideia de que é inútil se arrumar para ficar em casa e gastar maquiagem se não vai fazer nada. Eu crio momentos dentro de casa para me produzir. Não precisa ficar horrível para ficar dentro de casa, é se arrumar para se sentir bonita para você mesmo, tirar umas selfies e se sentir bem com isso. Parece uma bobagem, mas faz diferença”, recomenda.

Notícias Relacionadas

Portal Costa Leste News

Portal de notícias de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paranaíba e Inocência. Saiba tudo sobre o cenário político, econômico, turístico, cultural e policial da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

Registration Login
Registration Login
A password will be send on your post
Registration Login
Registration
Sobre o site

Política de Privacidade

A Política de Privacidade foi criada para reafirmar o compromisso do Costa Leste News com a segurança e a privacidade dos seus usuários de seus serviços “on-line”.

O “site” do Costa Leste News foi criado e desenvolvido de forma a assegurar que a privacidade “on-line” de seus usuários seja respeitada e os dados e informações pessoais devidamente protegidos, não sendo revelados a terceiros. Em nenhuma circunstância vendemos, alugamos ou trocamos informações pessoais.

O Costa Leste News adverte que nenhum armazenamento ou transmissão de dados na Internet é totalmente seguro, porém exerce todos os esforços para resguardar as informações coletadas dos usuários.

O Costa Leste News se compromete em manter a integridade das informações que nos forem fornecidas.

O Costa Leste News se reserva o direito de alterar sua política de privacidade, no todo ou em parte, mediante comunicação aos seus usuários, através desta página.

Termos de Uso

O material disponibilizado neste site é de caráter exclusivamente informativo e a utilização deste conteúdo é de inteira responsabilidade do usuário.

O Costa Leste News poderá modificar a forma e o conteúdo, bem como suspender ou cancelar, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, quaisquer dos serviços, utilidades, produtos ou aplicações disponibilizadas no site.

As informações disponíveis no site poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas.

O Costa Leste News empregará com afinco seus melhores esforços no sentido de conservar as informações e conteúdos contidos neste site de forma precisa, atualizada e completa quanto possível.

O Costa Leste News ou seus parceiros não poderão ser responsabilizados por qualquer perda ou dano, direto ou indireto, que decorram de:

O conteúdo, fotografias, marcas, títulos, sons, vídeos, dados, gráficos, tabelas, séries históricas e serviços oferecidos por meio do site são de propriedade do Costa Leste News ou de parceiros, não sendo autorizado sua reprodução, transmissão, exploração, armazenamento ou qualquer tipo de uso. O usuário assume toda e qualquer responsabilidade, de caráter civil e/ou criminal, pela utilização indevida de todo e qualquer material do site.

Em caso de utilização do conteúdo do site com a devida autorização, deverá constar como crédito: Costa Leste News. A inobservância do crédito acarretará na imediata revogação da autorização.

O site e seus serviços estão sujeitos a eventuais problemas de interrupção, falha técnica, ou indisponibilidade de funcionamento temporário.

O Costa Leste News estará isento de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer de falta de disponibilidade ou de continuidade do funcionamento do site e dos serviços.

Comentários:

O conteúdo dos comentários publicados no site é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do usuário e/ou visitante cadastrado. O Costa Leste News não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente das opiniões e comentários efetuados por terceiros.

Os comentários publicados, porém, serão pós-moderados e o Costa Leste News poderá, a qualquer tempo e a seu critério, excluir, parcial ou integralmente, qualquer texto que infrinja as normas legais ou as regras deste termo de uso, ou ainda em decorrência de denúncias, sem que isto gere qualquer responsabilidade ao Costa Leste News ou direito ao usuário e/ou visitante cadastrado.

Os comentários não devem conter mensagens publicitárias, material pornográfico, grosseiro, racista ou ofensivo; informações sobre atividades ilegais e incitação ao crime; material calunioso; afirmações injuriosas ou difamatórias.

É proibido publicar qualquer material protegido por direitos autorias, sem a devida autorização do autor ou seu representante.

Se por mais de uma vez forem descumpridas quaisquer das regras expostas ou for verificado o exercício ilegal, o usuário e/ou visitante terá sua permissão de comentários cancelada.

A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Costa Leste News poderá cancelar o sistema de comentários sem necessidade de aviso prévio.

Forma de acesso aos comentários:

Para se habilitar a fazer comentários no site do Costa Leste News, o usuário terá de preencher um cadastro fornecendo informações verdadeiras e exatas. Tais dados serão protegidos pelo Costa Leste News.

O cadastro dará ao usuário o direito de usar o espaço destinado a comentário.

O Costa Leste News registra o IP pelo qual o usuário acessou o sistema de comentários, para a eventualidade de precisar identificar o autor de um comentário.