Confira as indicações dos vereadores na sessão ordinária desta semana Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (07)/ Foto: Arquivo Costa Leste News
Legislativo Municipal

Confira as indicações dos vereadores na sessão ordinária desta semana

Natalia Queiroz
16/06/2021
201

Aparecida do Taboado (MS) - O Costa Leste News reuniu as principais indicações e reivindicações dos representantes do legislativo durante a sessão ordinária que aconteceu na Câmara Municipal na última segunda-feira (14).

Jucleber Bim demonstrou preocupação com fechamento de empresas

Confira as indicações dos vereadores na sessão ordinária desta semana

Os Vereadores Gilberto Pereira e Jucleber da Silva Queiroz apresentaram o Projeto de Lei n.º (4/2021) que trata sobre a denominação de maternidade, que foi encaminhados para as comissões permanentes da casa para ser analisado.

Ao fazer uso da tribuna, o edil Jucleber Bim demonstrou preocupação com o fechamento de empresas o que na sua opinião poderá afetar outras categorias de trabalhadores, no caso os colaboradores das empresas que poderão ficar sem salário e até sem emprego.

Disse que está faltado consciência de parte da população e denunciou que está havendo ponto de empinar moto, no início da MS 316, onde jovens estão se reunindo, e segundo ele, infelizmente o município não conta com policiamento para coibir essa prática e no caso de haver acidente vai acarretar ainda mais problemas para o setor de saúde que já está saturado.

Voltou a cobrar do Governo Municipal providências quanto às pessoas em situação de rua que estão morando na frente do hospital municipal, segundo ele, são pessoas de Aparecida do Taboado e que necessitam de ações que possam encaminhar para tratamento e serem reinseridos na sociedade.

O vereador ainda justificou que essas pessoas passam a ser usuários dos banheiros e dos bebedouros do pronto socorro, o que em sua opinião não pode ocorrer, por ser um espaço destinado ao tratamento de saúde.
Salientou que não se trata de discriminação, mas sim de uma preocupação com esses indivíduos e com a saúde de todos que frequentam o local.

Por fim, agradeceu ao Secretário Estadual de Saúde Geraldo Rezende por ter destinado R$ 120 mil para ajudar na manutenção das UTIs do município dentro de uma parceria com o Governo do Estado que contribuiu com a instalação de mais cinco leitos no município, confiando na capacidade de gestão do setor de saúde de Aparecida do Taboado.

Vagner Panela fala do prejuízo dos pequenos comerciantes

Confira as indicações dos vereadores na sessão ordinária desta semana

O vereador Vagner Lopes Martiniano de Aquino – Vagner Panela (PDT), pediu para que a população se conscientize e consequentemente, o município possa sair desse momento de grandes dificuldades com a contaminação pela covid-19.

Comentou também sobre o fechamento do comércio que penaliza o pequeno comerciante que já sofreu prejuízo por duas vezes e poderão fechar as portas, mas não deixou de alertar que se trata de uma doença grave e a população tem que se conscientizar a fazer a sua parte para reduzir o quadro alarmante.

Aproveitou para cumprimentar a Secretária Municipal de Saúde e todos os profissionais do setor de saúde, destacando que em Aparecida do Taboado a vacinação está bastante adiantada.

Voltou a indagar ao poder executivo como andam as licitações tendo em vista que continua faltando cestas e medicamentos e pediu mais agilidade nessas questões.

Por outro lado, comentou a viagem que fez a Campo Grande onde manteve contato o Deputado Estadual Gerson Claro, com o qual trataram da pavimentação da rodovia MS 316, que conta com o apoio de diversos deputados entre os quais Mara Cazeiro.

O vereador pediu mais atenção na conservação de ruas da cidade e melhoria da lombada na saída da cidade localizada na frente das lojas de artesanato.

Ber defende pequenos comerciantes e prestadores de serviço

Confira as indicações dos vereadores na sessão ordinária desta semanaAo usar a tribuna, o vereador Heberson Galter Custódio – Ber Galter (MDB) comentou que o último decreto expedido pelo governo do estado iria prejudicar lojas de roupas, calçados, móveis e setor de serviços como cabeleireiros.

“Ou fecha tudo, ou não fecha nada, é injusto prejudicar setores que não tem aglomeração que vem sofrendo há um ano e meio com redução as vendas”, comentou.

Segundo ele, nesses estabelecimentos a movimentação de pessoas é muito pequena, diferentemente da lotérica e agências bancárias. Disse também que a realidade dos grandes centros é diferente das pequenas cidades do interior.

Agradeceu ao prefeito por ter ouvido a solicitação da classe empresarial por meio da Associação Comercial. Por outro lado, lembrou que os casos de Covid-19 continuem muito alto e uma mudança nesse quadro depende de uma efetiva participação dos comerciantes e da população em geral.

“Evitem aglomeração, usem máscara e álcool em gel para que possamos superar esse momento difícil”, disse o vereador.

Marcinho da Saúde apresenta pedido de informações ao executivo

Confira as indicações dos vereadores na sessão ordinária desta semana

O vereador Marcio Garcia Galdino – Marcinho da Saúde (PP), na sessão do poder legislativo teve três requerimentos aprovados por unanimidade. Por meio do requerimento n.º (14/2021) ao Prefeito solicitou as seguintes informações: qual a real situação do Balneário Público Municipal “Nilza Aparecida Barcelos de Queiroz”, de Aparecida do Taboado, situado no Loteamento Lago Azul, às margens do Reservatório da CESP, no Rio Paraná; se existe projeto/planejamento em análise para a regularização e retomada da obra do Balneário Público Municipal. Em caso afirmativo, informar quais as medidas tomadas e se existe previsão para o início dos serviços.

Requerimento n.º (15/2021) ao prefeito pedindo que informe se existe uma previsão para a retomada das obras de reforma do Terminal Rodoviário “Antônio Vicente de Queiroz” e da Quadra Municipal de Esportes “Floriscena Laurinda de Castro”, cujos serviços estavam sob a análise da Secretaria Municipal de Obras.

Por fim, o requerimento n.º (16/2021) ao chefe do executivo pedindo que informe qual a previsão para colocar em uso o aparelho de Endoscopia e Colonoscopia, que se encontra a disposição da Fundação Estatal de Saúde.

Pronunciamento
Ao fazer uso da tribuna o vereador falou ser contrário as medidas de restrições impostas pelo governo do estado que segundo ele prejudica pequenas lojas e o setor de serviço, enquanto outros setores podem funcionar livremente.

Entretanto, disse que a população tem que ter a consciência de respeitar as normas e protocolos para evitar o avanço da pandemia em prejuízo de todos. Ressaltou que no setor de saúde do município tem muito a ser melhorado, contudo, a Secretaria Municipal de Saúde, direção da FASAT e todos os envolvidos nesse setor, merecem o reconhecimento pelo excelente trabalho.

Carrapicho solicita recuperação da valeta

Confira as indicações dos vereadores na sessão ordinária desta semana

Ao participar da sessão ordinária, o edil Gilberto Pereira – Carrapicho (PODEMOS), apresentou a indicação n.º (162/2021) ao Prefeito solicitando a execução dos seguintes serviços: recuperação da valeta no cruzamento da Rua Olinda Maria de Menezes com a Rua Maranhão, que está danificada; e o tapamento de buracos na lateral da Rua Maranhão, no quarteirão entre a Avenida São Cristóvão e Rua Olinda Maria de Menezes, onde segundo ele, está acumulando água nos buracos junto às guias e sarjetas.

 

Carlinhos do Lageado indica construção de centro comunitário na Vila São Lázaro

Confira as indicações dos vereadores na sessão ordinária desta semana

José Carlos da Conceição Santos – Carlinhos do Lageado (PSDB) ao participar da sessão legislativa destacou a sua indicação n.º (163/2021) ao prefeito solicitando a viabilização de recursos para a implantação de academia ao ar livre, construção de centro comunitário e de uma praça de esportes e lazer, no bairro Vila São Lázaro, no espaço onde funcionava a escola, com a devida iluminação para aquele local.

O vereador foi autor do requerimento n.º (13/2021) também endereçado ao prefeito solicitando informações referentes as despesas com o conserto de maquinários, discriminando o valor gasto com peças e mão de obra.

Solicitou, ainda, que informe quais as empresas que prestaram os serviços para recuperação e manutenção da frota de maquinários, bem como dos fornecedores de peças para reposição. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Segundo o vereador com o valor que está sendo gasto com a manutenção dos maquinaria do município, talvez o mais viável seria a aquisição de veículos e máquinas novas.

Por outro lado, cumprimentou o chefe do executivo por não ter permitido o fechamento do comércio, especialmente as pequenas empresas que estão pagando caro com essas medidas adotadas pelo Governo do Estado.

Informou que esteve em Campo Grande onde visitou o Deputado Estadual Paulo Correa (presidente da Assembleia Legislativa) com o qual tratou sobre a pavimentação da MS 316 e comentou uma sugestão do deputado que sugeriu a união do executivo, legislativo e liderança de Aparecida do Taboado, Paranaíba e Inocência para fortalecer esse movimento que busca viabilizar esse investimento que trará um grande benefício para o município de Aparecida do Taboado e toda região.

Disse que visitou diversos órgãos e entre os pedidos solicitou a substituição das pontes de madeira por pontes de concreto.

Por fim solicitou ao Secretário Municipal de Obras que dê mais atenção na conservação das estradas rurais.

Vereadores indicam a instalação de mais uma agência lotérica

Confira as indicações dos vereadores na sessão ordinária desta semana

Os vereadores Luis Fernando Oliveira da Silva – Taturana (PSD) e Patrícia Maria dos Santos – Patrícia da Saúde (DEM), apesentaram a indicação n.º (161/2021) ao Superintendente da Caixa Econômica Federal em MS que faça gestões no sentido de viabilizar a instalação de mais uma Casa Lotérica no município de Aparecida do Taboado.

Segundo os autores apenas uma casa lotérica não atende a demanda no município, com o agravante de provocar aglomeração nesse período de pandemia.

Ao fazer uso da palavra, a vereadora Patrícia da Saúde informou que esteve em Campo Grande-MS acompanhada dos edis Marcio da Saúde e Taturana, e visitaram o gabinete do Deputado Coronel Davi do qual obteve a informação de que o processo de aquisição de uma ambulância está avançado e logo estará no município. Para o ano de 2021 será destinada mais uma emenda para a compra de equipamentos para uma UTI móvel.

A vereadora defendeu critérios mais justos em relação ao fechamento do comercio em razão da pandemia, segundo ela, as pequenas empresas não podem ser penalizadas privilegiando os grandes empreendimentos.

Projeto de lei: Cobrança de taxa de religação de energia e água pode ser proibido

Confira as indicações dos vereadores na sessão ordinária desta semana

Ao fazer uso da tribuna, o vereador Luis Fernando Oliveira da Silva – Taturana (PSD), comentou sobro o Projeto de Lei n.º (5/2021) (Legislativo) de sua autoria que dispõe sobre a proibição de cobrança de taxa de religação de energia elétrica e de água no município de Aparecida do Taboado, em caso de corte de fornecimento por falta de pagamento.

O vereador se posicionou contra o fechamento dos pequenos comércios e nesse sentido falou que havia apresentado em parceria com a vereadora Patrícia uma indicação para instalação de mais uma casa lotérica no município.

Ele falou também referente a viagem que fez a Campo Grande-MS juntamente com os edis Marcio e Patrícia e agradeceu o Deputado Rinaldo Modesto que viabilizou uma emenda de 100 mil para o setor de saúde e destacou que o parlamentar tem uma extensa folha de serviços prestado ao município com a liberação de emendas para Aparecida do Taboado.

Notícias Relacionadas

Portal Costa Leste News

Portal de notícias de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paranaíba e Inocência. Saiba tudo sobre o cenário político, econômico, turístico, cultural e policial da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

Registration Login
Registration Login
A password will be send on your post
Registration Login
Registration
Sobre o site

Política de Privacidade

A Política de Privacidade foi criada para reafirmar o compromisso do Costa Leste News com a segurança e a privacidade dos seus usuários de seus serviços “on-line”.

O “site” do Costa Leste News foi criado e desenvolvido de forma a assegurar que a privacidade “on-line” de seus usuários seja respeitada e os dados e informações pessoais devidamente protegidos, não sendo revelados a terceiros. Em nenhuma circunstância vendemos, alugamos ou trocamos informações pessoais.

O Costa Leste News adverte que nenhum armazenamento ou transmissão de dados na Internet é totalmente seguro, porém exerce todos os esforços para resguardar as informações coletadas dos usuários.

O Costa Leste News se compromete em manter a integridade das informações que nos forem fornecidas.

O Costa Leste News se reserva o direito de alterar sua política de privacidade, no todo ou em parte, mediante comunicação aos seus usuários, através desta página.

Termos de Uso

O material disponibilizado neste site é de caráter exclusivamente informativo e a utilização deste conteúdo é de inteira responsabilidade do usuário.

O Costa Leste News poderá modificar a forma e o conteúdo, bem como suspender ou cancelar, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, quaisquer dos serviços, utilidades, produtos ou aplicações disponibilizadas no site.

As informações disponíveis no site poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas.

O Costa Leste News empregará com afinco seus melhores esforços no sentido de conservar as informações e conteúdos contidos neste site de forma precisa, atualizada e completa quanto possível.

O Costa Leste News ou seus parceiros não poderão ser responsabilizados por qualquer perda ou dano, direto ou indireto, que decorram de:

O conteúdo, fotografias, marcas, títulos, sons, vídeos, dados, gráficos, tabelas, séries históricas e serviços oferecidos por meio do site são de propriedade do Costa Leste News ou de parceiros, não sendo autorizado sua reprodução, transmissão, exploração, armazenamento ou qualquer tipo de uso. O usuário assume toda e qualquer responsabilidade, de caráter civil e/ou criminal, pela utilização indevida de todo e qualquer material do site.

Em caso de utilização do conteúdo do site com a devida autorização, deverá constar como crédito: Costa Leste News. A inobservância do crédito acarretará na imediata revogação da autorização.

O site e seus serviços estão sujeitos a eventuais problemas de interrupção, falha técnica, ou indisponibilidade de funcionamento temporário.

O Costa Leste News estará isento de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer de falta de disponibilidade ou de continuidade do funcionamento do site e dos serviços.

Comentários:

O conteúdo dos comentários publicados no site é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do usuário e/ou visitante cadastrado. O Costa Leste News não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente das opiniões e comentários efetuados por terceiros.

Os comentários publicados, porém, serão pós-moderados e o Costa Leste News poderá, a qualquer tempo e a seu critério, excluir, parcial ou integralmente, qualquer texto que infrinja as normas legais ou as regras deste termo de uso, ou ainda em decorrência de denúncias, sem que isto gere qualquer responsabilidade ao Costa Leste News ou direito ao usuário e/ou visitante cadastrado.

Os comentários não devem conter mensagens publicitárias, material pornográfico, grosseiro, racista ou ofensivo; informações sobre atividades ilegais e incitação ao crime; material calunioso; afirmações injuriosas ou difamatórias.

É proibido publicar qualquer material protegido por direitos autorias, sem a devida autorização do autor ou seu representante.

Se por mais de uma vez forem descumpridas quaisquer das regras expostas ou for verificado o exercício ilegal, o usuário e/ou visitante terá sua permissão de comentários cancelada.

A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Costa Leste News poderá cancelar o sistema de comentários sem necessidade de aviso prévio.

Forma de acesso aos comentários:

Para se habilitar a fazer comentários no site do Costa Leste News, o usuário terá de preencher um cadastro fornecendo informações verdadeiras e exatas. Tais dados serão protegidos pelo Costa Leste News.

O cadastro dará ao usuário o direito de usar o espaço destinado a comentário.

O Costa Leste News registra o IP pelo qual o usuário acessou o sistema de comentários, para a eventualidade de precisar identificar o autor de um comentário.