Coronavírus: Escolas de Santa Fé reduzirão atendimento na próxima semana e fecharão as portas a partir do dia 23

4 minutos de leitura

O secretário de Educação de Santa Fé do Sul, Carlos Rogério Garcia, usou as redes sociais nesta sexta-feira (13) para emitir comunicado oficial sobre o funcionamento das unidades escolares municipais a partir da próxima segunda-feira (16). A medida atende recomendação do Governo do Estado depois da Organização Mundial de Saúde declarar, na última quarta-feira (11), uma pandemia do novo Coronavírus.

Segundo o secretário, a partir de segunda-feira (16) as escolas municipais da Estância Turística farão atendimento gradual aos alunos. Ele recomendou que os pais que possam permanecer com os filhos em casa o façam sem prejuízo de faltas ou conteúdo.

Ainda de acordo com Garcia, a partir do dia 23 de março todas as escolas municipais fecharão as portas. Segundo ele, a medida visa o combate ao Coronavírus – Covid 19, seguindo orientação e determinação do Governo do Estado de São Paulo a todas as instituições de ensino, inclusive particulares, “reforçamos que tal ato vem de acordo com as medidas tomadas para evitar uma maior proliferação da doença”, explica o secretário.

Para finalizar, Garcia pediu a compreensão da população e informou que mais informações ocorrerão através de atos oficiais a partir do dia 16, “contamos com a compreensão de todos e enfatizamos que estaremos a partir de segunda-feira, através de atos oficiais e também de orientações às famílias, preparando esse período para que os alunos possam continuar com conteúdo mesmo estando em suas residências. Maiores informações serão prestadas a partir de segunda-feira. Um bom fim de semana!”, disse o secretário.

Confira – na íntegra – a mensagem divulgada pelo secretário no WhatApp:

“Comunidade de Santa Fé do Sul, aqui quem fala é o secretário de Educação, Carlos Rogério Garcia, venho através deste prestar informações sobre a rotina das unidades de ensino municipais da nossa cidade. Informo a todos os responsáveis que na semana compreendida entre os dias 16 e 20 de março estaremos funcionando nossas unidades escolares gradualmente. Isso significa que os pais que possam permanecer com os filhos em suas residências o façam, não havendo nenhum prejuízo de faltas ou conteúdo programático. Enfatizamos que a partir do dia 23 de marçço todas as escolas municipais estarão fechadas. Tal medida visa o combate ao Coronavírus – Covid 19, orientação e determinação do Governo do Estado de São Paulo a todas as instituições de ensino, inclusive particulares. Reforçamos que tal ato vem de acordo com as medidas tomadas para evitar uma maior proliferação da doença. Contamos com a compreensão de todos e enfatizamos que estaremos a partir de segunda-feira, através de atos oficiais e também de orientações às famílias, preparando esse período para que os alunos possam continuar com conteúdo mesmo estando em suas residências. Maiores informações serão prestadas a partir de segunda-feira. Um bom fim de semana!”

Governo do Estado

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (13) que vai suspender gradualmente as aulas nas escolas estaduais e municipais de São Paulo a partir de segunda-feira (16). A suspensão total ocorre a partir do dia 23. Já para as universidades, a orientação é suspender na próxima semana.

De acordo com o secretário e com o governador João Doria, na próxima semana, as escolas estarão abertas para orientações de prevenção. Para eles, as famílias precisam de tempo para se organizar.

“Estamos programando atividades à distância com patrocínio de dados: os alunos entrarão em determinado momento para que os alunos acessem o aplicativo gratuitamente mesmo que ele não tenha internet própria”, completou.

Doria afirmou que recomendou o mesmo em relação ao ensino privado e afirmou que já comunicou o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo.

O Sindicato afirmou ao G1 que vai seguir a recomendação e avisar as escolas particulares para fecharem gradualmente a partir de segunda-feira 16, até fecharem completamente no dia 23.

No estado, cerca de 2,3 milhões de alunos estão matriculados em escolas particulares e mais de 600 mil professores. A cidade de São Paulo tem 4,5 mil escolas particulares e o estado de São Paulo tem 10 mil escolas.

Oficialmente, o estado tem 56 casos de coronavírus confirmados até esta sexta-feira (13).

Universidades

Doria afirmou que a orientação é que as universidades públicas já suspendam as aulas. “A decisão é orientar universidades públicas e privadas de suspender as aulas exceto os cursos de biológicas. Eu tenho certeza que pelo bom senso a direção da PUC, por exemplo, adotará essa medida”, disse Doria.

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) informou, em nota assinada por Marcelo Knobel – presidente do Cruesp, que as “três universidades públicas do Estado de São Paulo continuarão a fazer todos os esforços para reduzir a taxa de aumento da doença no Estado de São Paulo”.

Ainda de acordo com o documento, “aulas presenciais continuarão suspensas na Unicamp e serão suspensas na USP e Unesp a partir de 17 de março. A situação será avaliada continuamente e a data de retorno das aulas presenciais será anunciada oportunamente.”

A nota informou ainda que “além da participação fundamental no sistema de saúde do Estado de São Paulo, com assistência à população por meio do SUS, as Universidades estão estimulando seus programas de pesquisa para acompanhar a evolução da epidemia e buscar melhorias no diagnóstico e tratamento.”

O Centro Paula Souza informou nesta sexta-feira que as aulas presenciais serão suspensas a partir de segunda-feira. A mesma medida será adotada nas Etecs a partir do dia 23 deste mês. Ao longo da próxima semana, as unidades serão orientadas sobre as atividades.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog