/

Deputados participam de assinatura de compromisso entre Governo e Fetems

1 min de leitura

    Deputados estaduais participaram na terça-feira (23) da cerimônia em que foi anunciado o novo piso salarial dos professores em Mato Grosso do Sul. O aumento é de 11,36% e o salário base passa de R$ 1.917,78 para R$ 2.135,64. O valor deve ser pago para docentes com formação de nível médio com atuação em escolas públicas com 40 horas de trabalho semanais.
    O deputado estadual Onevan de Matos (PSDB), 1º vice-presidente, representou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, poder medidador das negociações salariais. Segundo ele, o ato expressa de maneira efetiva a prioridade dada à Educação. “O ínicio da valorização da Educação é com salário justo”, disse Matos.
    Representantes da Federação do Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS) também participaram da cerimônia realizada na Governadoria para a assinatura do compromisso que deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado.
    O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ressaltou que medidas muitas vezes duras, por exemplo o aumento dos impostos de produtos supérfluos, são tomadas para garantir que os compromissos sejam honrados, como o pagamento do piso salarial dos professores. O reajuste coloca Mato Grosso do Sul como o primeiro Estado a cumprir a lei que institui o piso salarial e ser o que paga o mais alto valor no País para educadores.
    O presidente da FETEMS, Roberto Botarelli, fez uma retrospectiva da luta dos educadores. “No Governo do Zeca do PT tínhamos logo que ele assumiu o 17º salário do País. Ele nos deixou em 6ª posição. Depois, veio o governador André Puccinelli (PMDB) e chegamos ao 3º lugar. Hoje, com o Reinaldo Azambuja passamos para o 1º lugar”, acrescentou Botarelli.
    A vice-governadora Rose Modesto (PSDB) ressaltou a importância do diálogo do Estado com a FETEMS em busca de entendimento e melhorias. O presidente da Comissão da Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Pedro Kemp (PT) também acompanhou o ato. Segundo Kemp, tudo que for necessário para defender os interesses da população e dos trabalhadores terá o apoio da bancada de oposição. Também estiveram no ato os deputados estaduais Beto Pereira (PSDB), Mara Caseiro (PMB), Amarildo Cruz (PT), Renato Câmara (PMDB) , Zé Teixeira (DEM), Professor Rinaldo (PSDB) e Felipe Orro (PDT).

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog