/

Dia Mundial da Luta Contra a Aids terá programação com informativos e testagem rápida para HIV em Paranaíba

1 min de leitura

Para celebrar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a Prefeitura de Paranaíba por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta quarta-feira, 1º, o primeiro dia de atividades integradas e testagens, com estímulo ao autocuidado, prevenção em saúde, informação e conhecimento como veículos para a quebra de estigmas, tabus e preconceitos. A programação se estende até sexta-feira (03).

Conforme informado pela Secretaria de Saúde, o dia também marca o início da campanha “Dezembro Vermelho”, mês de maior mobilização nacional no combate contra o vírus HIV, a Aids e as demais infecções sexualmente transmissíveis (IST). “Promover o acesso aos testes rápidos, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular o portador à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico é parte essencial do enfrentamento da Aids”, pontuou Franciani Mariano, secretária de Saúde.

A testagem acontecerá na Praça da República. “Essa testagem é um exame simples, rápido, feito pelo SUS e em 15 minutos você tem o resultado”, explicou Dra Lauren Zogbi, médica do SAE. No dia 02 a ação será na Rua Bruno Mariano, com entrega de panfletos explicativos e preservativos. Para fechar a programação, no dia 03, a ação ocorrerá na Rua Theódulo Mendes Malheiros, trazendo os mesmos informativos do dia anterior. 

A Campanha tem como objetivo estimular a população que nunca realizou nenhum exame para conhecer sua situação sorológica, a realizar a testagem para o HIV, destacando a importância do diagnóstico precoce.

A Equipe do SAE, de Paranaíba, estará realizando uma ação de testagem rápida para o HIV, das 08h às 11h, para toda a população que tiver interesse em conhecer seu status sorológico.

Programação

Dia 01: Abertura na Praça da República com panfletagem, orientações, distribuição de brindes e preservativos. Noturno: Bares, Casas Noturna com profissionais do sexo.

Dia 2: Rua Bruno Mariano com panfletagem, orientações, distribuição de preservativos. Noturno: Palestra Santa Casa, Palestra com a psicóloga e enfermeira do SAE e do trabalho.

Dia 03: Rua Theódulo Mendes Malheiros com panfletagem, orientações, distribuição de preservativos. Noturno: Bares, Conveniências, Lanchonetes e Postos.

As pessoas que tiverem interesse em fazer a testagem, pelos os demais variados motivos, podem agendá-la através do telefone (67) 3669-0084 ou se dirigirem até o SAE, das 07 às 13:00h, localizado Travessa Ceres Garcia Gomes, 80. Centro. Paranaíba, e também nas Unidades de Saúde das 08 às 10:30h e das 13 às 15:00h.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog