/

Dia Nacional da Artes: Conheça alguns dos artistas aparecidenses

3 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Comemorado no dia 12 de agosto, o Dia Nacional da Artes celebra as atividades artísticas, que podem abranger várias áreas, como o teatro, o cinema, a literatura e a dança.

A data surgiu da regulamentação da profissão dos artistas que ainda hoje enfrentam muitos obstáculos para que o trabalho realizado por eles seja valorizado e reconhecido. Por esse motivo, o Costa Leste News reuniu alguns artistas de Aparecida do Taboado que atuam no cenário artístico do município e região:

Conceição Mendonça

Dia Nacional da Artes: Conheça alguns dos artistas aparecidenses A artista que começou a estudar teatro em 2003, hoje atua como professora, atriz e artesã. Conceição divide seu tempo entre as três atividades, atuando como professora no Instituto Dom Afonso Maria Fusco, atriz na Cia ‘Sou o que Sou’ e artesã ao confeccionar peças educativas.

Para ela, a arte é qualquer ofício que tenha como propósito revelar o que há de mais profundo e por vezes desconhecido da psiquê humana, “[…] essa obra pode ser criada através do corpo, das letras, das esculturas, das pinturas, performances, danças…etc”, disse.
Para acompanhar o trabalho da artista, é só seguir sua conta no instagram @tiacon_a_criativa e no facebook como Conceição Mendonça. Seu telefone para contato é o (67)98145-4481.

Escola de Dança Estúdio de Artes Manoela Jasques

Dia Nacional da Artes: Conheça alguns dos artistas aparecidenses Em Aparecida do Taboado contamos com o trabalho da professora e bailarina Manoela Jasques e também de sua sócia Mirian Francisca Sigoli Farinha. As artistas atuam na Escola de Dança Estúdio de Artes Manoela Jasques que disponibiliza aulas de ballet, jazz, ritmos, contemporâneo, fabricações de brinquedos e artesanatos com materiais de baixo custo.

No local, a professora Miran é responsável pelas aulas de artes, que possuem o foco no desenvolvimento da atenção, criatividade e coordenação motora. As aulas são voltadas para todas as idades buscando se adaptar com as necessidades e ideias de cada aluno.

Já Manoela, coordena as variadas modalidades de dança que são disponibilizadas na escola. Atualmente, é oferecido ballet, jazz, contemporâneo e aulas voltadas para os alunos que buscam se profissionalizar na área. Nessas aulas são realizados estudos de técnicas e práticas na área do ballet clássico, após o exame, o aluno conclui e recebe uma certificação internacional da Royal Academy of Dance (RAD).

Jorge Dry

Dia Nacional da Artes: Conheça alguns dos artistas aparecidenses Outro artista que contribui para a cidade é o Jorgemar Bonfim Santos, que é natural de Lagoa Real – BA e que hoje reside e encanta Aparecida do Taboado (MS) com suas incríveis habilidades com desenhos e pinturas.

Jorgemar deixou a Bahia em busca de melhores condições de vida e aqui no município decidiu viver da sua própria arte. Atualmente, o artista trabalha com desenhos de lápis grafite, pintura com tinta óleo e personalização de canecas e camisetas. Suas obram chamam atenção principalmente pela riqueza de detalhes captada pelo artista. “Desenhar e pintar para mim significa uma forma de retratar e expressar minhas emoções. Meu maior sonho é que meu trabalho seja reconhecido e, finalmente, valorizado”, declara ele.

Eurico Pimenta

Dia Nacional da Artes: Conheça alguns dos artistas aparecidenses O artesão é ex-oleiro e começou a se interessar por artesanato após ser diagnosticado com uma hérnia de disco na coluna e enfrentar uma intervenção cirúrgica. “Devido às fortes dores lombares eu não pude mais trabalhar. Após seis meses da cirurgia, comecei a fazer as peças de cerâmica e até hoje não parei mais”, contou ele, com orgulho, quando foi homenageado na Assembleia Legislativa pelo então Deputado Júnior Mochi.

A atividade já se estende por mais de 40 anos e ele não pensa em encerrar sua carreira tão cedo. Produz mais de 100 tipos diferentes de peças, sendo as mais vendidas, as moringas, os jarros, panelas e as variadas espécies de peixes e frutas.

O Ateliê do artesão, está localizado na margem da rodovia que liga a cidade à ponte rodoferroviária (entre a indústria Bello Alimentos e rotatória). Existe na frente do local, uma placa indicando a entrada da propriedade.

As peças produzidas pelo artista são vendidas para toda região e são ótimas opções para decoração e presentear. Você pode entrar em contato através do número (67) 98129-0966.

Vicente Dias

Dia Nacional da Artes: Conheça alguns dos artistas aparecidenses

O famoso compositor, Vicente Dias é conhecido nacionalmente pelas suas composições que já foram gravadas por grandes nomes da música brasileira como Amado Batista, Chitãozinho e Xororó, Rio Negro e Solimões, entre outros.

Nascido em Barueri/SP, ele escreveu músicas conhecidas como Sonhei com Você”, “O que é que eu sou sem você”, “Estrada”, “O Feijão e a Flor”.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog