/

Eleições: 33,67% dos candidatos que vão disputar o Legislativo este ano são mulheres em Aparecida do Taboado

1 min de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Após os partidos políticos terem apresentado requerimento de registro de candidaturas e chapas à Justiça Eleitoral, Aparecida do Taboado somou 98 candidatos a vereador e, desse total, 33 são mulheres.

Em 2016, na última eleição municipal, 97 aparecidenses concorreram a uma das nove cadeiras no Legislativo e 30 eram mulheres. Esses dados mostram um aumento de 10% da participação das mulheres na política local.

Segundo o site da Câmara Municipal de Aparecida do Taboado, a primeira mulher a ocupar um cargo no legislativo foi Albertina Lucas Furquim em 1970. Desde então, apenas oito mulheres foram eleitas vereadoras e apenas uma conseguiu a presidência da Câmara Municipal em 2001, sendo a atual candidata à prefeitura, Aparecida Sirlei Casachi Bernardes de Melo.

No Brasil, a participação feminina na política só foi possível a partir de 1932 através de decreto do então presidente Getúlio Vargas, que estabeleceu o direito das mulheres de votar e serem votadas. Após a liberação, houve algumas leis afirmativas para mulheres que tinham o objetivo de diminuir a desigualdade entre os gêneros dentro da política. A primeira delas foi a Lei 9.100/95, de autoria de Marta Suplicy, deputada federal na época. A “Lei das Cotas” previa a participação de no mínimo 20% de mulheres nas eleições, entretanto, era destinado apenas para as Câmaras Municipais.

Após mudanças e discussões, atualmente a lei que regulariza a participação feminina na política é a Lei Eleitoral (9504/1997), que reserva 30% das candidaturas dos partidos ou coligações para as mulheres e não apenas em Câmaras Municipais, mas em qualquer cargo político.

Nos dias atuais, além de vagas garantidas para concorrer às eleições, as mulheres possuem também a garantia de 30% do fundo eleitoral e do tempo de propaganda eleitoral gratuita para apresentar e divulgar suas ideias e propostas. (Com informações do site Gênero e Número)

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog