/

Em cinco dias, mutirão retira cerca de 600 toneladas de lixo em Paranaíba

1 min de leitura

600 toneladas. Os números assustam, mas é a realidade da primeira semana do “Mutirão Limpa Tudo”, promovido pela Prefeitura de Paranaíba, por meio das secretarias de Obras, Meio Ambiente e Saúde. A ação começou dia 20 e encerra nesta sexta-feira (24), a primeira etapa.

“Imagine uma montanha de lixo, mas pode exagerar na imaginação. Foi isso que a equipe tirou na primeira etapa do mutirão. Agora, muito pior que todo esse lixo, imagine a quantidade de focos de dengue, larva e mosquito que isso lixo produziria”, comenta Débora Queiroz, secretaria de Saúde.

Além do lixo, a ação bloqueou mais de 250 focos do mosquito e eliminou cerca de 24 mil depósitos. De acordo com o levantamento feito pelo Centro de Controle de Vetores, foi visitado cerca de seis mil imóveis. Durante a visita os agentes de saúde e endemias recolhem materiais e esclarecem duvidas da população. Já a equipe de limpeza retira os entulhos colocados na rua. “O pedagógico é indispensável para que possamos mudar essa realidade, por isso, a visita do agente se torna ainda mais importante”, disse o coordenador .

Levando em consideração que cada pessoa, segundo o Instituto Fiocruz, produz, em média, um quilo de lixo por dia, seriam necessários 600 mil habitantes para produzir o lixo retirado em cinco dias.

Outro dado que chama atenção é que Paranaíba produz cerca de 30 toneladas de lixo por dia, ou seja, a quantidade retirada pelo mutirão demoraria 20 dias se fosse através da coleta residencial.

“As doenças causadas pelo Aedes são sérias, podem matar ou deixar sequelas. A ação do poder público com apoio da população pode mudar essa realidade, precisamos entender os riscos que é fazer o descarte irregular e deixar água acumulada”, pontua Débora.

O lixo recolhido é destinado para a coleta de forma consciente, no caso dos pneus, por exemplo, é levado para ecoponto.Já os recicláveis são repassados para a cooperativa.

O mutirão segue ainda por duas semanas, com objetivo de atender os demais bairros da cidade. A agenda de onde os agentes passarão é postada nas redes sociais da Prefeitura e divulgada nos meios de comunicação.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog