/

Em dia de mutirão, Saúde realiza implantação de 80 DIUs e 60 Implanon

1 min de leitura

A Prefeitura Municipal promoveu no último sábado (25) a implantação de 80 dispositivos intrauterinos (DIU) e 60 Implanon (Implante Contraceptivo Subdérmico), numa ação realizada pela Secretaria de Saúde em parceria com o Governo do Estado e a Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de MS – SOGOMAT/MS, como parte da programação alusiva aos 73 anos de Aparecida do Taboado.

Segundo a secretária Daiane Pupin, as mulheres que foram atendidas passaram por um procedimento anterior coordenado pelas ESFs e foram selecionadas levando em consideração alguns fatores importantes, como idade, número de filhos, vulnerabilidade social, entre outros.

A ação envolveu 9 médicos, sendo 5 do Município e 4 cedidos pelo Governo do Estado, liderados pela Dra. Vanessa Miranda, da SOGOMAT-MS, que ainda ministrou uma capacitação para orientar os profissionais na implantação do dispositivo, objetivando garantir maior agilidade ao mutirão e mais segurança à equipe hospitalar e às pacientes.

O prefeito José Natan, que acompanhou o mutirão, agradeceu aos parceiros, em especial ao Governo do Estado, e frisou que esta ação foi desenvolvida em prol à vida e às pessoas, “é mais uma ação pensada no bem-estar das pessoas e no controle familiar para melhorar a qualidade de vida dos aparecidenses. Agradecemos a todos que nos apoiaram”.

Também estiveram presentes Rogério Rosalin, diretor da Assomasul; Ber Galter, chefe de gabinete; Daiane Pupin, secretária de Saúde; e os vereadores Gilberto Carrapicho, Patrícia da Saúde e Jucleber Bim.

AÇÃO

Durante a ação, foram implantados DIU de cobre e hormonal, bem como o implanon, que é um implante anticoncepcional altamente eficaz como contraceptivo que dura até 3 anos.

Quem não conseguiu participar do mutirão, mas tem o interesse de fazer a implantação do DIU de cobre deve procurar a Lidiane, na Secretaria de Saúde, para agendar consulta com ginecologista. Mais informações pelo telefone (67) 3565-2713.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog