/

Em nova eleição, Érica Viana assume Associação dos Feirantes após ex-presidente renunciar

3 minutos de leitura

Érica Patrícia Viana foi novamente eleita presidente da Associação dos Feirantes Aparecidenses (AFA) em ato oficial realizado na noite desta segunda-feira (27) com a participação de 17 dos 28 associados aptos a votarem. Com quase um ano de antecedência, a nova eleição se fez necessária depois que a ex-presidente Cláudia Padim, eleita no dia 2 de setembro do ano passado, renunciou ao cargo no último dia 26 de junho por problemas de saúde e ‘desgastes gerados [no cargo] durante a pandemia’.

Segundo Cláudia, a negativa à reabertura da Feira diante do avanço do novo coronavírus acabou desencadeando alguns conflitos, “pois por um lado os feirantes estavam me cobrando a reabertura e, por outro, eu não tinha informações, mas quando as tive não foi bem o que eles esperavam, pois os feirantes acharam muito difícil cumprir as exigências”, explicou ela ao Costa Leste News em matéria divulgada no dia 7 de julho.

Érica, no entanto, que presidiu a entidade nos últimos dois anos antes de Cláudia, volta ao cargo com bastante ânimo, mas não esconde os desafios que terá pela frente. Entre os principais, ela destaca justamente a retomada das atividades em tempos de pandemia, “diante do atual cenário, me vejo de mãos atadas. Entendo que a reabertura agora seja inviável, já que muitos dos feirantes fazem parte do grupo de risco e, além disso, a Feira é um local que gera aglomeração. Mas nós temos várias ideias e ações que já estão sendo estudadas junto à Diretoria para vencermos este período”, garantiu.

A presidente ainda ressaltou que o momento agora é de motivar os associados para que não hajam mais desistências, pois 4 feirantes já oficializaram a entrega dos boxes e o número pode ser ainda maior até o final da pandemia, “eu vou incentivá-los a aproveitar este intervalo de tempo para reformar ou melhorar seu espaço, investir em treinamentos, fazer algo para voltar ainda melhor. É uma forma de mantê-los em movimento e motivá-los a não desistir”, explicou. Érica ainda disse que uma das ações já realizadas pela nova diretoria foi garantir a isenção da tarifa de manutenção, hoje no valor de R$ 50, para os meses de julho e agosto, “e nós vamos desenvolver algumas estratégias para buscar a regularização dos feirantes que, por algum motivo, estão inadimplentes”, acrescentou ela.

Diante deste cenário, a nova presidente acredita que a Feira do Pequeno Produtor voltará ainda mais forte e mais atrativa quando retomar o funcionamento. Vale destacar que o local é hoje um dos principais pontos turísticos da cidade, tendo em vista que a população já adotou a Feira Livre ‘Augusto Carvalho’ como ponto de encontro da família aparecidense.

Reabertura
A reabertura da Feira Livre “Augusto Carvalho” é um assunto que vem sendo bastante discutido desde o mês passado, quando a AFA apresentou pedido oficial ao Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 (CEC). Em reunião no dia 10 de junho, o CEC decidiu atender o pedido da Associação e liberou o funcionamento da praça de alimentação para consumo no local, mas a Prefeitura acabou não autorizando a flexibilização fazendo cumprir o próprio Decreto Municipal que determina a não aglomeração e realização de eventos em espaços públicos.

Apenas os serviços de Delivery e Drive-Thru estão autorizados no local. Entretanto, segundo Érica, há certa resistência por parte dos feirantes e muitos deles consideram inviáveis os dois sistemas de funcionamento, “alguns até tentaram atender nesse modelo, mas não tiveram êxito e acabaram desistindo”, explicou a presidente.

Com isso, 4 boxes foram fechados e vários outros, dos 40 feirantes que restaram, já sinalizaram que podem também desistir das atividades. Érica espera reverter essa situação, mas explicou que as vagas deverão ser preenchidas. Segundo ela, há uma lista de espera – com cerca de 70 candidatos – que será avaliada por uma comissão coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, “a preferência são pessoas que tenham perfil empreendedor, ideia inovadora e comprometimento, além de outros critérios”, frisou Érica, destacando: “quando retomarmos as nossas atividades será uma nova reinauguração. Voltaremos ainda mais fortes e renovados”, garante ela.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog