Em nova eleição, Érica Viana assume Associação dos Feirantes após ex-presidente renunciar
Geral

Em nova eleição, Érica Viana assume Associação dos Feirantes após ex-presidente renunciar

Camila Helem
30/07/2020
397

Érica Patrícia Viana foi novamente eleita presidente da Associação dos Feirantes Aparecidenses (AFA) em ato oficial realizado na noite desta segunda-feira (27) com a participação de 17 dos 28 associados aptos a votarem. Com quase um ano de antecedência, a nova eleição se fez necessária depois que a ex-presidente Cláudia Padim, eleita no dia 2 de setembro do ano passado, renunciou ao cargo no último dia 26 de junho por problemas de saúde e ‘desgastes gerados [no cargo] durante a pandemia’.

Segundo Cláudia, a negativa à reabertura da Feira diante do avanço do novo coronavírus acabou desencadeando alguns conflitos, “pois por um lado os feirantes estavam me cobrando a reabertura e, por outro, eu não tinha informações, mas quando as tive não foi bem o que eles esperavam, pois os feirantes acharam muito difícil cumprir as exigências”, explicou ela ao Costa Leste News em matéria divulgada no dia 7 de julho.

Érica, no entanto, que presidiu a entidade nos últimos dois anos antes de Cláudia, volta ao cargo com bastante ânimo, mas não esconde os desafios que terá pela frente. Entre os principais, ela destaca justamente a retomada das atividades em tempos de pandemia, “diante do atual cenário, me vejo de mãos atadas. Entendo que a reabertura agora seja inviável, já que muitos dos feirantes fazem parte do grupo de risco e, além disso, a Feira é um local que gera aglomeração. Mas nós temos várias ideias e ações que já estão sendo estudadas junto à Diretoria para vencermos este período”, garantiu.

A presidente ainda ressaltou que o momento agora é de motivar os associados para que não hajam mais desistências, pois 4 feirantes já oficializaram a entrega dos boxes e o número pode ser ainda maior até o final da pandemia, “eu vou incentivá-los a aproveitar este intervalo de tempo para reformar ou melhorar seu espaço, investir em treinamentos, fazer algo para voltar ainda melhor. É uma forma de mantê-los em movimento e motivá-los a não desistir”, explicou. Érica ainda disse que uma das ações já realizadas pela nova diretoria foi garantir a isenção da tarifa de manutenção, hoje no valor de R$ 50, para os meses de julho e agosto, “e nós vamos desenvolver algumas estratégias para buscar a regularização dos feirantes que, por algum motivo, estão inadimplentes”, acrescentou ela.

Diante deste cenário, a nova presidente acredita que a Feira do Pequeno Produtor voltará ainda mais forte e mais atrativa quando retomar o funcionamento. Vale destacar que o local é hoje um dos principais pontos turísticos da cidade, tendo em vista que a população já adotou a Feira Livre ‘Augusto Carvalho’ como ponto de encontro da família aparecidense.

Reabertura
A reabertura da Feira Livre “Augusto Carvalho” é um assunto que vem sendo bastante discutido desde o mês passado, quando a AFA apresentou pedido oficial ao Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 (CEC). Em reunião no dia 10 de junho, o CEC decidiu atender o pedido da Associação e liberou o funcionamento da praça de alimentação para consumo no local, mas a Prefeitura acabou não autorizando a flexibilização fazendo cumprir o próprio Decreto Municipal que determina a não aglomeração e realização de eventos em espaços públicos.

Apenas os serviços de Delivery e Drive-Thru estão autorizados no local. Entretanto, segundo Érica, há certa resistência por parte dos feirantes e muitos deles consideram inviáveis os dois sistemas de funcionamento, “alguns até tentaram atender nesse modelo, mas não tiveram êxito e acabaram desistindo”, explicou a presidente.

Com isso, 4 boxes foram fechados e vários outros, dos 40 feirantes que restaram, já sinalizaram que podem também desistir das atividades. Érica espera reverter essa situação, mas explicou que as vagas deverão ser preenchidas. Segundo ela, há uma lista de espera - com cerca de 70 candidatos - que será avaliada por uma comissão coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, “a preferência são pessoas que tenham perfil empreendedor, ideia inovadora e comprometimento, além de outros critérios”, frisou Érica, destacando: “quando retomarmos as nossas atividades será uma nova reinauguração. Voltaremos ainda mais fortes e renovados”, garante ela.

Notícias Relacionadas

Portal Costa Leste News

Portal de notícias de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paranaíba e Inocência. Saiba tudo sobre o cenário político, econômico, turístico, cultural e policial da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

Registration Login
Registration Login
A password will be send on your post
Registration Login
Registration
Sobre o site

Política de Privacidade

A Política de Privacidade foi criada para reafirmar o compromisso do Costa Leste News com a segurança e a privacidade dos seus usuários de seus serviços “on-line”.

O “site” do Costa Leste News foi criado e desenvolvido de forma a assegurar que a privacidade “on-line” de seus usuários seja respeitada e os dados e informações pessoais devidamente protegidos, não sendo revelados a terceiros. Em nenhuma circunstância vendemos, alugamos ou trocamos informações pessoais.

O Costa Leste News adverte que nenhum armazenamento ou transmissão de dados na Internet é totalmente seguro, porém exerce todos os esforços para resguardar as informações coletadas dos usuários.

O Costa Leste News se compromete em manter a integridade das informações que nos forem fornecidas.

O Costa Leste News se reserva o direito de alterar sua política de privacidade, no todo ou em parte, mediante comunicação aos seus usuários, através desta página.

Termos de Uso

O material disponibilizado neste site é de caráter exclusivamente informativo e a utilização deste conteúdo é de inteira responsabilidade do usuário.

O Costa Leste News poderá modificar a forma e o conteúdo, bem como suspender ou cancelar, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, quaisquer dos serviços, utilidades, produtos ou aplicações disponibilizadas no site.

As informações disponíveis no site poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas.

O Costa Leste News empregará com afinco seus melhores esforços no sentido de conservar as informações e conteúdos contidos neste site de forma precisa, atualizada e completa quanto possível.

O Costa Leste News ou seus parceiros não poderão ser responsabilizados por qualquer perda ou dano, direto ou indireto, que decorram de:

O conteúdo, fotografias, marcas, títulos, sons, vídeos, dados, gráficos, tabelas, séries históricas e serviços oferecidos por meio do site são de propriedade do Costa Leste News ou de parceiros, não sendo autorizado sua reprodução, transmissão, exploração, armazenamento ou qualquer tipo de uso. O usuário assume toda e qualquer responsabilidade, de caráter civil e/ou criminal, pela utilização indevida de todo e qualquer material do site.

Em caso de utilização do conteúdo do site com a devida autorização, deverá constar como crédito: Costa Leste News. A inobservância do crédito acarretará na imediata revogação da autorização.

O site e seus serviços estão sujeitos a eventuais problemas de interrupção, falha técnica, ou indisponibilidade de funcionamento temporário.

O Costa Leste News estará isento de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer de falta de disponibilidade ou de continuidade do funcionamento do site e dos serviços.

Comentários:

O conteúdo dos comentários publicados no site é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do usuário e/ou visitante cadastrado. O Costa Leste News não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente das opiniões e comentários efetuados por terceiros.

Os comentários publicados, porém, serão pós-moderados e o Costa Leste News poderá, a qualquer tempo e a seu critério, excluir, parcial ou integralmente, qualquer texto que infrinja as normas legais ou as regras deste termo de uso, ou ainda em decorrência de denúncias, sem que isto gere qualquer responsabilidade ao Costa Leste News ou direito ao usuário e/ou visitante cadastrado.

Os comentários não devem conter mensagens publicitárias, material pornográfico, grosseiro, racista ou ofensivo; informações sobre atividades ilegais e incitação ao crime; material calunioso; afirmações injuriosas ou difamatórias.

É proibido publicar qualquer material protegido por direitos autorias, sem a devida autorização do autor ou seu representante.

Se por mais de uma vez forem descumpridas quaisquer das regras expostas ou for verificado o exercício ilegal, o usuário e/ou visitante terá sua permissão de comentários cancelada.

A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Costa Leste News poderá cancelar o sistema de comentários sem necessidade de aviso prévio.

Forma de acesso aos comentários:

Para se habilitar a fazer comentários no site do Costa Leste News, o usuário terá de preencher um cadastro fornecendo informações verdadeiras e exatas. Tais dados serão protegidos pelo Costa Leste News.

O cadastro dará ao usuário o direito de usar o espaço destinado a comentário.

O Costa Leste News registra o IP pelo qual o usuário acessou o sistema de comentários, para a eventualidade de precisar identificar o autor de um comentário.