/

?Em Santa Fé do Sul, idoso morre após esperar cerca de 20 horas para ser transferido para hospital

2 minutos de leitura

      Um idoso de 80 anos morreu depois de esperar cerca de 20 horas para ser transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para a Santa Casa de Santa Fé do Sul (SP), hospital onde médicos plantonistas estão em greve desde sexta-feira (1º) por causa de salários atrasados.

      Segundo a diretora da UPA, Arlindo Aparecido Pilhalarmi deu entrada na unidade hospitalar por volta das 23h com o fêmur quebrado, após cair da própria altura, na noite de sábado (2). Ela diz que os médicos de plantão da Santa Casa se recusaram a receber o paciente, que já possuía outros problemas de saúde. A queda e a demora agravaram o estado de saúde dele.

      “De imediato foi feito o atendimento inicial e já solicitamos sua remoção. Foram feitas diversas tentativas. O paciente acabou evoluindo para um desconforto respiratório, sendo necessário mantê-lo em respiração mecânica. Nós tivemos que acionar a diretoria da Santa Casa para sanar o problema”, afirma Nathalie Gimenes.

      O provedor da Santa Casa de Santa Fé do Sul afirmou que intermediou a transferência do idoso assim que soube da gravidade e dos pedidos negados pelos médicos plantonistas. “A gerente da UPA me ligou e disse sobre um idoso que tinha quebrado o fêmur que não estava sendo transferido. Então, pedi dez minutos para ver o que poderia ser feito. Eu conversei com os plantonistas e pedi que o paciente fosse transferido. O idoso foi transferido e internado na UTI, mas depois fui informado sobre seu óbito”, diz José Biscassi.

      De acordo com José Biscassi, provedor da unidade hospitalar, a demora para a transferência e os pedidos negados pelos plantonistas serão investigados. “A Santa Casa está com as portas abertas para entrar quem puder. Não podemos forçar os médicos a atenderam, pois estão em greve, mas vou atrás para saber o que aconteceu”, diz.

      O corpo de Arlindo Aparecido Pilhalarmi foi enterrado na tarde desta segunda-feira (4) no Cemitério Municipal. Em nota, a Prefeitura de Santa Fé do Sul informou que conseguiu uma verba de R$ 100 mil que será repassada à Santa Casa até o próximo dia 20. Por causa das dificuldades financeiras, na sexta-feira (1º), o prefeito protocolou um pedido para tentar devolver a gestão do hospital ao estado.

      A Secretaria Estadual de Saúde afirmou que vai analisar o pedido de forma técnica e de acordo com a realidade orçamentária do estado.

 

Greve

      Médicos plantonistas da Santa Casa estão em greve por causa de salários atrasados desde sexta-feira (1º). O hospital atende, além da cidade, outros cinco municípios na região. De acordo com os médicos, os atendimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) está parcialmente suspenso, apenas atendimentos de urgência e emergência estão sendo feitos. Casos menos graves estão sendo encaminhados para outros hospitais.

      Os médicos dizem também que cirurgias eletivas estão sendo desmarcadas, sem data para acontecer. A falta de pagamento, segundo os médicos, é referente aos plantões do mês de setembro até agora.

      Segundo a Santa Casa, o motivo da falta de pagamento é que a prefeitura não repassou uma verba de R$ 180 mil, que deveria ser depositada no dia 20 de setembro. A gestão da Santa Casa é municipal desde 2014, antes era do Estado. A Santa Casa de Santa Fé atende, por mês, cerca de 350 pelo SUS.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog