/

Empresas lideradas por uma CEO têm mais mulheres em cargos de gerência

1 min de leitura

Companhias que são lideradas por uma CEO têm mais mulheres em cargos de gerência sênior do que as empresas com um homem no cargo de direção-executiva, segundo mostra o Índice de Igualdade de Gênero (GEI) de 2020 da Bloomberg, divulgado nesta terça-feira (21).

O GEI acompanhou informações de 325 empresas de 50 setores distintos, com sede em 42 países e regiões. Na sondagem deste ano, foi apontado ainda que as organizações lideradas por mulheres também tinham mais delas entre os 10% mais remunerados, em relação às empresas lideradas por homens – além de mais mulheres em papéis geradores de receita.

Foco na diversidade
O GEI de 2020 revelou ainda que 64% das empresas que possuem um diretor de diversidade (CDO) tinham maior probabilidade de terem metas de inclusão social nas análises de desempenho da gerência: 59% contra 20% das companhias sem cargos direcionados para este tema.

As empresas com um diretor de diversidade também eram mais propensas a exigir uma lista mais diversa de candidatos a cargos de gerência: 67% contra 31% sem um líder voltado para a área.

O foco dessas empresas também está clientela, com a maior parte delas mais preocupada com o tema em seus materiais de publicidade e marketing. Das empresas incluídas no índice, 78% avaliam seus materiais de marketing pelo viés de gênero, ante 68% no ano passado.

Além disso, quase metade (46%) das companhias mede a retenção de clientes do sexo feminino, enquanto 57% rastreiam a satisfação do cliente por gênero.

Empresas reportam metas públicas
Pela primeira vez, o GEI acompanhou quais empresas estavam reportando, publicamente, objetivos para diminuir a diferença de gênero. Uma parcela de 39% das companhias têm metas públicas para aumentar a liderança feminina, enquanto 16% anunciaram planos públicos sobre como planejam reduzir a diferença salarial.

“Embora ainda haja um longo caminho a percorrer pela paridade de gênero no local de trabalho, a divulgação pública de dados relacionados a gênero permite às empresas compartilharem as melhores práticas e promoverem a abordagem de diversidade e inclusão de seu setor”, disse Lorraine Hariton, Presidente e CEO da Catalyst, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para o progresso das mulheres no trabalho.

“O Índice Bloomberg de Igualdade de Gênero está traçando o caminho para a divulgação dessa área, ajudando a impulsionar mudanças de cima para baixo em alguns dos maiores empregadores do mundo”.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog