/

Escola do Sesi de Aparecida do Taboado promove acolhimento socioemocional dos alunos

1 min de leitura

Em continuidade com as atividades online devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Escola do Sesi de Aparecida do Taboado criou o “Projeto Emoções”, que disponibiliza acolhimento socioemocional aos alunos. Quinzenalmente, a analista técnica da Startup Sesi, Caroline Gomes Xavier, reúne-se, de forma virtual, com os estudantes.

Na última sessão, Caroline Xavier esteve com os alunos da 3ª série do Ensino Médio para oferecer um suporte emocional, através de espaço para elaboração de sentimentos e emoções, permitindo novos significados e soluções para lidar com os desafios da pandemia mundial da Covid-19.

Com duração mínima de 12 encontros em grupo de pelo menos 60 minutos cada, a metodologia está referenciada no guia de saúde mental do Sesi Nacional. Os alunos são oportunizados com um espaço de escuta ativa para esse momento, sendo estimulados a expressar seus sentimentos e emoções através de atividades lúdicas, exercícios de respiração, entre outras técnicas.

A analista técnica de Educação do Sesi no Estado, Glaucia Campos, explica que acolher a humanidade existente em cada um, principalmente neste momento e despertar a inteligência coletiva para juntos construirmos soluções é de extrema importância.

“Esse projeto iniciou-se na Escola do Sesi de Aparecida do Taboado e se estenderá para todas as demais escolas da Rede de Ensino do Sesi no Estado. Promover aos nossos alunos momentos de escuta ativa e de acolhimento está fazendo toda a diferença na interação e motivação dos alunos nesse período remoto”, reforçou Glaucia Campos.

A analista técnica Caroline Xavier diz que diversos artigos científicos alertam para o aumento do sofrimento mental como consequências esperadas diante da pandemia. “Passamos por muitas adaptações, que embora necessárias, ocorrem de forma muito abrupta e sobrecarregam nossos recursos internos”, declarou.

Ela completa que esses encontros proporcionam um espaço de escuta e acolhimento para elaboração dos sentimentos, emoções e reações, além de criar coletivamente estratégias para lidar com o contexto. “Aproveitamos da inteligência coletiva criada para favorecer o autocuidado, a empatia, a solidariedade, o autoconhecimento e fortalecer as competências socioemociais, preparando esses jovens para o momento atual e para as incertezas do futuro”, pontuou.

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio gostaram da iniciativa e consideram de extrema importância o projeto para o desenvolvimento de cada um deles. “Na minha opinião, o Projeto tem muito a agregar, principescamente neste momento de pandemia, qual tudo está diferente e um pouco mais difícil, ter um espaço para falar com uma pessoa competente e muito bom e ajuda muito, sabemos que pode até salvar vidas”, analisou o aluno Gaek Ribeiro Santos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog