Escola do Sesi de Aparecido do Taboado mobiliza alunos no “Maio Laranja”
Educação

Escola do Sesi de Aparecido do Taboado mobiliza alunos no “Maio Laranja”

Assessoria de Imprensa
26/05/2020
216

Mesmo com as aulas online adotadas devido ao avanço da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), a Escola do Sesi de Aparecida do Taboado procurou mobilizar os estudantes para o “Maio Laranja”, mês dedicado ao combate do abuso sexual de crianças e adolescentes. O foco foi sensibilizar e convocar a todos a participarem da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Segundo a diretora Silvia Watanabe, com a mobilização, a Escola buscou informar alunos e responsáveis sobre as situações de exploração, abuso e violência contra crianças e adolescentes. “Dessa forma, eles podem se tornar multiplicadores dessas informações frente à necessidade de denunciar tais agressões. Assim, os alunos e os seus responsáveis ampliam seus conhecimentos e, de certa forma, aplicam no dia a dia”, declarou.

Para realizar essa mobilização, foram enviados aos pais e alunos um informativo sobre o momento e comunicado que os estudantes e professores deveriam vestir ou usar algum acessório na cor laranja no dia 18 de maio. Nessa mesma data, as turmas assistiram vídeos e iniciaram atividades de mobilização, sendo que cada professor foi responsável por conversar com os estudantes para ouvir a opinião deles, sensibilizá-los e conscientizá-los sobre o assunto.

Além disso, eles elaboraram frases, enviaram fotos, construíram cartazes virtuais e montaram um mosaico com o belíssimo símbolo da campanha, que é uma flor. Os alunos tiveram, ainda durante as aulas online de linguagens, uma palestra com Reginaldo Bezerra Barbosa, que é ex-conselheiro tutelar da cidade e acadêmico do curso de Direito.

“Foi muito gratificante poder falar para um grupo de adolescentes, mesmo que virtualmente. Eles compreenderam a mensagem sobre a importância de proteger crianças e adolescentes desses crimes que utilizam todos os dias e muitos dessas violências acontecem ao nosso redor sem serem percebidas”, detalhou Reginaldo Bezerra Barbosa, que foi conselheiro tutelar por quatro mandatos, atuando na área da infância e adolescência por 17 anos.

Para o aluno Afonso Martiniano, do 4º ano do Ensino Fundamental, as atividades em torno do “Maio Laranja” foram muito educativas. “Eu achei muito legal. A gente tem que se proteger bastante por causa disso. Não podemos chegar perto de gente estranha, não podemos aceitar coisas de pessoas estranhas”, alertou.

Já o aluno Leonardo Angelo de Souza Neto, do 7º ano do Ensino Fundamental, completa que é preciso tomar todo tipo de cuidado com as pessoas que sofreram esses abusos e exploração sexual, pois essas cicatrizes são permanentes. “Na minha opinião, devemos olhar a nossa volta, pois talvez uma pessoa quis contar o que estava acontecendo para você. Se você está lendo meu depoimento e sofre abuso ou exploração sexual ou não gosta da forma que alguma esteja te tocando, procure um adulto ou uma pessoa de confiança e não tenha medo de contar”, aconselhou.

“É de fato inquestionável que foi fundamental a reunião que tivemos com o senhor Reginaldo Bezerra. As informações ditas e os esclarecimentos feitos durante a reunião adicionaram conhecimento sobre um assunto extremamente importante. Essa mobilização representa uma luta contra o abuso e exploração sexual ao adolescente e a criança e aprendi que é necessário entender que essa luta deve ser de toda a sociedade”, falou a aluna Ellen Amanda Maria Santos da Silva, da 1ª série do Novo Ensino Médio.

Notícias Relacionadas

Portal Costa Leste News

Portal de notícias de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paranaíba e Inocência. Saiba tudo sobre o cenário político, econômico, turístico, cultural e policial da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

Registration Login
Registration Login
A password will be send on your post
Registration Login
Registration
Sobre o site

Política de Privacidade

A Política de Privacidade foi criada para reafirmar o compromisso do Costa Leste News com a segurança e a privacidade dos seus usuários de seus serviços “on-line”.

O “site” do Costa Leste News foi criado e desenvolvido de forma a assegurar que a privacidade “on-line” de seus usuários seja respeitada e os dados e informações pessoais devidamente protegidos, não sendo revelados a terceiros. Em nenhuma circunstância vendemos, alugamos ou trocamos informações pessoais.

O Costa Leste News adverte que nenhum armazenamento ou transmissão de dados na Internet é totalmente seguro, porém exerce todos os esforços para resguardar as informações coletadas dos usuários.

O Costa Leste News se compromete em manter a integridade das informações que nos forem fornecidas.

O Costa Leste News se reserva o direito de alterar sua política de privacidade, no todo ou em parte, mediante comunicação aos seus usuários, através desta página.

Termos de Uso

O material disponibilizado neste site é de caráter exclusivamente informativo e a utilização deste conteúdo é de inteira responsabilidade do usuário.

O Costa Leste News poderá modificar a forma e o conteúdo, bem como suspender ou cancelar, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, quaisquer dos serviços, utilidades, produtos ou aplicações disponibilizadas no site.

As informações disponíveis no site poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas.

O Costa Leste News empregará com afinco seus melhores esforços no sentido de conservar as informações e conteúdos contidos neste site de forma precisa, atualizada e completa quanto possível.

O Costa Leste News ou seus parceiros não poderão ser responsabilizados por qualquer perda ou dano, direto ou indireto, que decorram de:

O conteúdo, fotografias, marcas, títulos, sons, vídeos, dados, gráficos, tabelas, séries históricas e serviços oferecidos por meio do site são de propriedade do Costa Leste News ou de parceiros, não sendo autorizado sua reprodução, transmissão, exploração, armazenamento ou qualquer tipo de uso. O usuário assume toda e qualquer responsabilidade, de caráter civil e/ou criminal, pela utilização indevida de todo e qualquer material do site.

Em caso de utilização do conteúdo do site com a devida autorização, deverá constar como crédito: Costa Leste News. A inobservância do crédito acarretará na imediata revogação da autorização.

O site e seus serviços estão sujeitos a eventuais problemas de interrupção, falha técnica, ou indisponibilidade de funcionamento temporário.

O Costa Leste News estará isento de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer de falta de disponibilidade ou de continuidade do funcionamento do site e dos serviços.

Comentários:

O conteúdo dos comentários publicados no site é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do usuário e/ou visitante cadastrado. O Costa Leste News não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente das opiniões e comentários efetuados por terceiros.

Os comentários publicados, porém, serão pós-moderados e o Costa Leste News poderá, a qualquer tempo e a seu critério, excluir, parcial ou integralmente, qualquer texto que infrinja as normas legais ou as regras deste termo de uso, ou ainda em decorrência de denúncias, sem que isto gere qualquer responsabilidade ao Costa Leste News ou direito ao usuário e/ou visitante cadastrado.

Os comentários não devem conter mensagens publicitárias, material pornográfico, grosseiro, racista ou ofensivo; informações sobre atividades ilegais e incitação ao crime; material calunioso; afirmações injuriosas ou difamatórias.

É proibido publicar qualquer material protegido por direitos autorias, sem a devida autorização do autor ou seu representante.

Se por mais de uma vez forem descumpridas quaisquer das regras expostas ou for verificado o exercício ilegal, o usuário e/ou visitante terá sua permissão de comentários cancelada.

A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Costa Leste News poderá cancelar o sistema de comentários sem necessidade de aviso prévio.

Forma de acesso aos comentários:

Para se habilitar a fazer comentários no site do Costa Leste News, o usuário terá de preencher um cadastro fornecendo informações verdadeiras e exatas. Tais dados serão protegidos pelo Costa Leste News.

O cadastro dará ao usuário o direito de usar o espaço destinado a comentário.

O Costa Leste News registra o IP pelo qual o usuário acessou o sistema de comentários, para a eventualidade de precisar identificar o autor de um comentário.