Estiagem provoca mudanças no cenário do Rio Paraná
Principal formador da Bacia do Prata, o rio Paraná, é o segundo maior rio do Brasil e nasce com a junção dos rios Grande e Paranaíba em Aparecida do Taboado.
Com a estiagem, o segundo maior rio da América do Sul enfrenta uma das piores secas dos últimos 70 anos e o cenário encontrado nas margens do rio chama atenção. Em Aparecida do Taboado, o Costa Leste News registrou imagens do local na semana passada. Onde antes havia água, atualmente se encontra apenas areia e galhos de árvore.
Além da mudança do cenário, a estiagem também provocou diminuição no nível do reservatório da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira-SP, que no dia 15 de setembro, registrava a cota mínima para utilização da hidrovia, que é de 323 metros para não interromper o funcionamento da hidrovia Tietê-Paraná.
Entretanto, segundo nota divulgada pelo NOS, Operador Nacional do Sistema Elétrico, esse dado não demonstra que o reservatório esteja vazio, pois se for considerado o nível mínimo de projeto, cuja cota é 314 metros, o reservatório se encontrar com 56,72% do seu armazenamento.
A nota ainda informa que o país passa pela pior crise hídrica nos últimos 91 anos.
Notícias Relacionadas

FARMÁCIA DE PLANTÃO
FARMÁCIA DE PLANTÃO

Última semana para pagamento da 4ª parcela do...
Para quem optou pelo parcelamento, a penúltima parcela do IPVA vence em 29 de abril. A última será 31 de maio de 2022.
