/

Estiagem provoca mudanças no cenário do Rio Paraná

1 min de leitura

Principal formador da Bacia do Prata, o rio Paraná, é o segundo maior rio do Brasil e nasce com a junção dos rios Grande e Paranaíba em Aparecida do Taboado.

Com a estiagem, o segundo maior rio da América do Sul enfrenta uma das piores secas dos últimos 70 anos e o cenário encontrado nas margens do rio chama atenção. Em Aparecida do Taboado, o Costa Leste News registrou imagens do local na semana passada. Onde antes havia água, atualmente se encontra apenas areia e galhos de árvore.

Além da mudança do cenário, a estiagem também provocou diminuição no nível do reservatório da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira-SP, que no dia 15 de setembro, registrava a cota mínima para utilização da hidrovia, que é de 323 metros para não interromper o funcionamento da hidrovia Tietê-Paraná.

Entretanto, segundo nota divulgada pelo NOS, Operador Nacional do Sistema Elétrico, esse dado não demonstra que o reservatório esteja vazio, pois se for considerado o nível mínimo de projeto, cuja cota é 314 metros, o reservatório se encontrar com 56,72% do seu armazenamento.

A nota ainda informa que o país passa pela pior crise hídrica nos últimos 91 anos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog