/

Frei Vital de Garibaldi: Homenagem à um grande incentivador do ensino em nosso município

2 minutos de leitura

A reforma completa da Escola Estadual Frei Vital de Garibaldi trouxe aos aparecidenses muitas lembranças boas dos tempos de ginásio. Estão sendo investidos R$ 1.851.197,31 de recursos do Governo Estadual, incluindo serviços da parte elétrica e hidráulica, entre outras melhorias no prédio que foi construído em 1962.

Mas você conhece a história da instituição de ensino mais antiga da cidade? A unidade de ensino foi fundada pelo saudoso Frei Vital de Garibaldi, que chegou em Aparecida do Taboado no dia 7 de fevereiro de 1.959 para ser diretor do Seminário Nossa Senhora Aparecida, estabelecido na casa paroquial, onde funcionou até 1961.

Como havia falta de curso ginasial na cidade, o Frei percebeu que essa era uma das principais carências sofridas pelo povo naquela época. Foi então que, em parceria com o vigário Frei Lourenço e aprovação do superior, encabeçou a luta e conquistou a compra do terreno, a elaboração da planta do prédio e aprovação das autoridades legais.

A construção da escola começou em agosto de 1960 e, durante esse período, o povo sempre contribuiu organizando festas e fazendo doações. Em 1.961 foi aberto o curso de admissão com 40 candidatos, no salão paroquial, à noite. Quase todos foram aprovados. Então, as obras do prédio foram aceleradas de tal forma que no fim de 1961 já passou a contar com cobertura. Foi então que no dia 1º de março de 1962 iniciou-se a 1ª série ginasial, com 35 alunos, contando com a presença do corpo docente e discente, e das autoridades municipais, tendo o saudoso João Chama como prefeito na ocasião.

Em 20 de janeiro de 1964 o prédio foi solenemente inaugurado, recebendo o nome “Ginásio do Educandário Frei Mariano” em homenagem a um grande missionário de Mato Grosso.
Dois anos depois foi feito um convênio com o Governo do Estado e passou a funcionar no local o ‘Ginásio Estadual de Aparecida do Taboado’, que permaneceu até 1976 quando o prédio e parte do terreno foram vendidos ao Estado. No ano seguinte, já em 1977, o município recebeu a ordem para o trocar o nome da instituição e foi por esta ocasião que surgiu a iniciativa de homenagear o fundador da escola. A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo então prefeito Orcílio Pereira de Queiroz, e a escola passou a ser chamada de Escola Estadual de 1º e 2º Grau “Frei Vital de Garibaldi”.

Para homenagear os 50 anos dedicados à vida religiosa completados no dia 28 de novembro de 1977 e todo seu empenho e amor pelo povo de Aparecida do Taboado, no dia 20 de dezembro do mesmo ano a Câmara Municipal conferiu ao Frei Vital de Garibaldi o título de ‘Cidadão Aparecidense”, em sessão solene, fazendo a entrega do Diploma. A honraria é uma respeitosa maneira de demonstrar não só gratidão pelos serviços prestados, mas reconhecimento.

Nascido em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, Frei Vital chegou em Aparecida do Taboado em 1959 e dedicou mais de 22 anos ao povo aparecidense, tendo participado da educação de milhares de aparecidenses, que o trazem até hoje com carinho do coração. (Fonte: arquivos da Escola Estadual “Frei Vital de Garibaldi”)

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog