/

Governador Reinaldo Azambuja é homenageado com a Medalha da Ordem do Mérito Militar

2 minutos de leitura

O governador Reinaldo Azambuja foi homenageado nesta sexta-feira, 28, pelo Exército Brasileiro, com a mais alta comenda da força terrestre, a Medalha da Ordem do Mérito Militar. A comenda foi entregue pelo general Gerson Menandro Garcia de Freitas, comandante militar do Oeste, durante as comemorações dos 31 anos do Comando Militar do Oeste (CMO). A honraria foi aprovada pela Presidência da República, em reconhecimento aos “notáveis serviços prestados ao Exército e ao País”. O CMO completou 31 anos no último dia 12 de outubro.
    “Agradeço o reconhecimento da Presidência da República que aprovou a indicação do Exército Brasileiro para que eu fosse homenageado com essa comenda. É uma honra e compartilho essa homenagem com todos o sul-mato-grossenses”, disse o governador, destacando o importante papel do Exército na garantia da soberania nacional.
    Durante a solenidade comemorativa aos 31 anos do CMO, o general Gerson Menandro Garcia de Freitas também concedeu diplomas de “Amigo do CMO” a diversas personalidades civis e militares, entre elas o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, e o comandante do 19º Batalhão de Choque (BPChq), tenente-coronel Marcos Paulo Gimenez.
    O comandante do CMO lembrou que a comenda seria entregue no dia 19 de abril durante as comemorações do Dia do Exército, por indicação do ex-comandante do CMO, general Paulo Humberto, mas por problemas de agenda a homenagem foi programada para essa data, coincidindo com a doação ao Batalhão de Choque de três caminhões reformados e pintados com as cores do corporação da PM na seção de funilaria do Exército. Serão doadas ainda outras três viaturas.
    Segundo o comandante do 19º BPChq, tenente-coronel Marcos Paulo Gimenez, os veículos doados pelo Exército serão utilizados no transporte da tropa, de equipamentos e armamentos, para atuar em operações.
O CMO
    Sediado em Campo Grande, o CMO foi criado com a formação da 9ª Região Militar, contribuindo com a expansão de unidades militares que se destacam em operacionalidade e relevantes serviços prestados à sociedade.
    Hoje o CMO desempenha papel fundamental no contexto da transformação do Exército: é palco de experimentações doutrinárias como o 3º Grupamento de Engenharia, o 9º Grupamento Logístico e o 9º Batalhão de Comunicações (os mais recentes quartéis instalados em Campo Grande); e da implantação do Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON).
    A missão primordial do Exército é defender a soberania nacional e garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem, além da vigilância das fronteiras e colaboração nas ações de defesa civil.
 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog