/

Governo fala sobre o Prosseguir e diz que nenhum município está em ‘grau baixo ou tolerável’ de covid-19

1 min de leitura

O governo de Mato Grosso do Sul falou nesta quinta-feira (16), sobre Programa Prosseguir, que objetiva dar orientações sobre medidas econômicas aos municípios, de acordo com a situação da covid-19 em cada um deles. A situação é de grau médio ou grave na maioria das cidades.

“Fechamos um programa que vem sendo construído, complexo, difícil, que requer aprimoramento constante. É para dar baliza. Temos que salvar vidas e preservar economia. Foi um trabalho em conjunto com as UPAs. Municípios receberão relatório com suas características. Características que requerem ações. Cores significam pontos de atenção e recomendações específicas. Não há pretensão de ser modelo infalível. É um modelo pra gerar um rumo, uma direção para o governo e para os municípios. Referência de atuação de gestão pública”, resumiu o secretário de Estado de Governo, Eduardo Riedel.

Riedel está trabalhando de casa, por recomendação médica. A esposa e o filho dele testaram positivo para a covid-19, mas ele, negativo.

Jaime Verruck, secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, explicou que mais de 15 indicadores dão sustentação às análises e conclusões sobre em que fase se encontra cada município em relação à covid-19 e quais medidas devem ser tomadas.

“A intenção é não chegar ao lockdodow. São parâmetros para tomar decisões. Todos os municípios serão classificados e reclassificados a cada 15 dias. Municípios receberão conjunto de recomendações de acordo com as bandeiras”, disse.
Com base na análise dos primeiros dados, Verruck afirmou: “Não temos em Mato Grosso do Sul nenhum município com grau baixo ou tolerável. Estamos com grau médio , alto e grave”.

Entre os municípios de grau médio estão: Bataguassu; Caarapó; Deodápolis, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Vicentina, Ladário, Miranda, Paranaíba, Novo Horizonte.

Grau alto é o maior número: Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Eldorado, Fátima do Sul, Japorã, Jaraguari, Juti, Naviraí, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde

Já os em situação mais grave, ou bandeira preta, estão: Alcinópolis, Campo Grande, Corguinho, Nioaque, Maracaju e Sidrolândia. “Recomendamos somente atividades essenciais nestes municípios”, disse o secretário. “Quanto menor o grau, mais atividades recomendadas”.

Mato Grosso do Sul soma nesta quinta-feira 15.330 casos de covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Deste total, 9.804 pessoas já se recuperaram, 5.027 estão em isolamento domiciliar, 308 estão internadas e 191 morreram.
 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog