/

SOS Rio Paraná organiza mais um manifesto contra ativação do emissário de esgoto

2 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – O grupo SOS Rio Paraná vai realizar amanhã, às 8h, na rotatória do Loteamento Lago Azul com o Anel Viário (próximo à propriedade do sr. Orestes), mais uma manifestação contra o emissário de esgoto instalado pela Sanesul às margens do Rio Paraná.

SOS Rio Paraná organiza mais um manifesto contra ativação do emissário de esgoto

Dessa vez, o grupo luta para que o emissário não entre em operação, uma vez que os membros afirmam que a Sanesul não cumpriu os acordos firmados nas duas audiências públicas realizadas no ano passado e acreditam que o esgoto será jogado no rio sem tratamento adequado.

Os manifestantes ressaltam que não são contra a ampliação da rede de tratamento de esgoto – que inclui o emissário, mas não concordam com o local onde ele está instalado e nem confiam no serviço prestado pela saneadora, “eu não entendo qual o interesse dessa empresa em acelerar esta obra porque nem a rede de amianto urbana que ela precisa trocar por determinação judicial, ela ainda não trocou e não tem demonstrado pressa nisso”, questionou Sirlei Melo, uma das integrantes do movimento.

SOS Rio Paraná organiza mais um manifesto contra ativação do emissário de esgoto

Esta semana um vídeo gravado nas cataratas de Foz do Iguaçu pela fisioterapeuta Anai Monteiro Marques – um dos membros mais ativos do grupo, denunciando a obra e cobrando satisfações da Sanesul, viralizou nas redes sociais. No vídeo, ela acusa a saneadora de estar planejando despejar esgoto sem tratamento no Rio Paraná com base em denúncias feitas por moradores de Aparecida do Taboado.

Usando a camiseta do movimento ‘SOS Rio Paraná’, Anai questionou a Sanesul: “depois de duas audiências públicas contra o esgoto no rio, contra esse emissário final; depois de seis moções de repúdio apresentada pelas cidades que estão à beira do rio, a saneadora ainda insiste em jogar o esgoto sem tratamento terciário direto no rio. Tô aqui indignada”. Ela ainda aproveitou e pediu apoio à Senadora Soraya Thronicke.

Em contrapartida, segundo informou hoje o Mídia Max, o presidente da Sanesul, Walter Carneiro, alegou nesta sexta-feira (31) que a situação não procede e que 100% do esgoto que é coletado está dentro das normas ambientais. Ele diz que o esgoto que é coletado para destinar ao afluente do rio está previamente licenciado dentro das normas ambientais e apto a receber os resíduos. “Em Aparecida do Taboado nós estamos com um grande projeto de ampliação, primeiro da estação de tratamento e da rede coletora de esgoto. Por muitos anos o esgoto era destinado no córrego Rondinha e, além da Sanesul, outras empresas também faziam depósito ali. Para mudar, com toda a licença e autorização, destinaram para o Rio Paraná”, explicou ele ao site.

Walter ainda acrescentou que no Rio Paraná há um emissário – plataforma para descarte de resíduos – com mais de 250 metros e um afluente com volume de água que aceita, trata e dilui de maneira produtiva, não deixando rejeito de poluição.

Estudante do último semestre de Ciências Biológicas e membro ativo do grupo ‘SOS Rio Paraná’, André de Freitas da Silveira divulgou esta semana nota de repúdio à empresa. No documento, ele afirma que o emissário vai prejudicar a balneabilidade do clube do SIMTED, que fica a montante do emissário (menos de 200m), e acusa a Sanesul de não cumprir normas ambientais, como o padrão de Ph, “[a empresa] possui ainda matéria flutuante em seus resíduos, descumprindo o que é determinado pela Resolução Conama 430”, escreveu ele.

André ainda alertou para riscos de doenças causadas por patógenos por contato com a água de resíduos de esgoto humano “com tratamento ineficiente” por ser uma área atualmente de balneário.

Os manifestantes estão se organizando pelas redes sociais e deverão se reunir no local por volta das 8h. Faixas, cartazes, vídeos e a mídia local serão os principais instrumentos utilizados para sensibilizar as autoridades competentes e demonstrar a insatisfação do grupo.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog