/

Horizon, a primeira cerveja artesanal de Aparecida do Taboado

2 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Conhecida nacionalmente através da canção ’60 Dias Apaixonado’, que faz sucesso até hoje na voz de Chitãozinho & Xororó, e celeiro de grandes estrelas da música, do futebol e do rodeio nacional, Aparecida do Taboado agora ganha sua 1ª primeira marca de cerveja artesanal, a Horizon. O nome é uma homenagem a um saudoso morador que apreciava uma boa cachaça e era uma figura bastante popular entre os aparecidenses. Horizon costumava frequentar todos os bares da cidade nas décadas de 80 e 90, sendo reconhecido especialmente pelo bom humor e palavreado solto.

A indústria começou a fabricar os primeiros lotes em janeiro deste ano apenas como experimento. A fase de testes durou cerca de 10 meses até que o produto final chegou ao mercado há cerca de 20 dias e já vem conquistando o apreciador do malte. Nesta etapa, o comércio da cerveja está acontecendo apenas dentro do município, mas a empresa já estuda ampliar a produção para atender toda a região uma vez que vários municípios já demonstraram interesse na comercialização do produto.

A indústria pertence a três amigos que, embora exerçam profissões distintas, se juntaram para colocar em prática uma ideia que surgiu em 2016. Com um deles morando em Madrid, capital da Espanha, e outro residindo em Cuiabá-MT, o projeto só conseguiu sair do papel depois de 4 anos com a vinda de um deles para Aparecida do Taboado, onde o terceiro sócio já estava fabricando cerveja artesanal para consumo próprio há 5 anos, período em que se aprofundou no assunto e virou o ‘mestre cervejeiro’ entre eles.

Gilberto Moris (engenheiro), Rafael Gonçalves (personal) e Lucas Alcântara (policial civil) deram vida a um projeto bastante promissor que desafia não só o próprio desenvolvimento intelectual do trio, que vem consumindo bastante conteúdo para garantir a qualidade do produto, como também a quebra de um sistema já estruturado, afinal, introduzir cerveja artesanal num mercado já consolidado pela cerveja industrial é uma missão um tanto quanto desafiadora.

Horizon, a primeira cerveja artesanal de Aparecida do Taboado  Horizon, a primeira cerveja artesanal de Aparecida do Taboado

E isso tem alimentado os planos dos empreendedores, que projetam a inauguração de um Brewpub para a 2ª quinzena de fevereiro de 2021. O empreendimento vai proporcionar uma nova experiência aos consumidores, que poderão apreciar variados estilos de cerveja artesanal e ainda conhecer todo o processo de fabricação e envase num só lugar, como acontece nas vinícolas do Sul do país.

“Hoje nosso carro chefe é uma cerveja Cream Ale, estilo americana, que apesar da alta fermentação é bem próxima da tradicional cerveja pilsen e tem o objetivo de fazer a introdução do produto ao mercado. Primeiro precisamos apresentar a cerveja artesanal aos consumidores aparecidenses para depois colocarmos as variações disponíveis. Mas estamos bastante otimistas com o resultado já alcançado nesse início de comercialização”, comentou Gilberto.

Um diferencial é que a Horizon é conhecida como ‘cerveja viva’, ela utiliza apenas água, malte, lúpulo e levedura em sua fabricação e a validade para consumo é de no máximo 4 meses, “com isso a cerveja ganha mais qualidade”, afirma ele. Outro fator positivo é o custo final, onde 1 litro da cerveja custa atualmente R$ 12 enquanto o litro do chopp sai a R$ 11.

Em Aparecida do Taboado você encontra a Horizon no Bar dos Artistas, na Conveniência Tô no Trabalho, na De Lucca Casa de Queijos e Vinhos, na Barbearia Invictos, na Dona Navalha e na Distribuidora do Gavião. Também é possível fazer a compra direta através das redes sociais da empresa pelo @cervejahorizon no Instagram e Facebook. Aprecie com moderação!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog