/

Índice de roubo tem queda expressiva no Estado; comércio e residência ficam com as maiores reduções

1 min de leitura

Os índices de criminalidade relacionados a roubo em Mato Grosso do Sul tiveram uma redução significativa, conforme estatística da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). De acordo com os números, apresentados pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal, a maior diminuição aconteceu no roubo ao comércio, com queda de 20,9% nas ocorrências em todo o Estado. Os dados fazem parte do comparativo de 2021 e 2022, entre os meses de janeiro a abril.

Em Campo Grande a quantidade de estabelecimentos comerciais roubados foi 27,8% menor neste ano em comparação com 2021. Foram 36 ocorrências no comércio em 2021, contra 26 registradas neste ano. No interior do Estado este crime também diminuiu, apresentando 16,4% de queda.

Os números positivos também se destacam na redução do roubo em residência em Mato Grosso do Sul, com índice 14% menor de casos. De acordo com os dados, foram 93 no ano passado e 80 ocorrências em 2022.

As 10 mais

O relatório do Núcleo de Estatística apresenta também as cidades com os melhores índices criminais em Mato Grosso do Sul para o período; são municípios que não tiveram aumento de casos em nenhum dos crimes analisados. Neste mês 10 cidades se destacam: Alcinópolis, Batayporã, Gloria de Dourados, Paranhos, Taquarussu, Figueirão, Jateí, Angélica, Aparecida do Taboado e Bela Vista.

Regional Dourados

Ainda conforme o levantamento, a regional de Dourados ocupa o primeiro lugar no ranking das unidades regionais, com 10 índices positivos dos 12 que são avaliados na estatística.

Composta por sete cidades (Douradina, Dourados, Itaporã, Laguna Carapã, Maracaju, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante), a regional apresentou redução nos crimes de: homicídio doloso (-41,7%); feminicídio (-100%); roubo (-18,9%); roubo em via urbana (-39,8%), roubo em residência (-33,3%) e roubo de veículo (-20,0%). Outro destaque foi o furto (-1,8%) e furto em residência, com queda de 30,6% no número de casos.

Homicídio culposo no trânsito (0,0%) e roubo seguido de morte (0,0%) não tiveram aumento no número de ocorrências.

A regional de Paranaíba e Naviraí também se destacaram com nove índices positivos cada uma. Composta por sete cidades, a regional de Paranaíba apresentou quedas significativas nos crimes de: homicídio culposo no trânsito (-40,0%); roubo (-61,1%); roubo seguido de morte (-100%), roubo ao comércio (-85,7%); roubo ao veículo (-87,5%), roubo em residência (-70,6%) e furto de veículo (-15,4%).

Na regional de Naviraí o roubo foi 20% menor neste ano, em comparação com o ano passado. O roubo em via urbana também sofreu importante queda, de 23%. Foram registrados 17 casos em 2021 e 13 neste ano.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog