/

Intercâmbio: ?Unifunec recebe professor doutor de Portugal para parceria em pesquisas e palestras aos acadêmicos

3 minutos de leitura

      Santa Fé do Sul (SP) – O Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec recebeu a visita do Prof. Dr. Mário Acácio Borges de Melo Correia de Oliveira, docente do Departamento de Matemática e Ciências da Natureza da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politecnico de Leiria, de Portugal, instituição conveniada com o Unifunec, para a realização de intermcâmbio estudantil.

      Durante todo o mês, o docente realizou reuniões com a equipe pedagógica, fez visitas em comunidades ribeirinhas próximas e ministrou palestras para quase todos os cursos com temáticas voltadas ao meio ambiente. Além das palestras, dinamizou o curso de formação O ensino experimental e a educação ambiental – simbiose para uma melhor compreensão de problemas ambientais, com 12 horas de sessões presenciais, para os alunos do curso de Pedagogia.

      Mario afirmou que a estadia no Unifunec foi absolutamente fantástica e enriquecedora. “Mais do que tudo, tive a possibilidade de encontrar pessoas encantadoras que me acolheram como se fosse quase família. Em termos profissionais, estive com professores com quem tive o privilégio de trabalhar, que estão muito motivados para fazer trabalhos conjuntos e desenvolver desde projetos de educação ambiental até trabalhos de pesquisa envolvendo as questões ambientais e muito particularmente aquelas ligadas ao rio e aos cursos d’água. Tive a oportunidade de visitar algumas comunidades que vivem as margens do rio São José dos Dourados e também a barragem de Água Vermelha e pude observar semelhanças e diferenças dos rios de Portugal e daqui, bem como a forma que as pessoas se relacionam com o rio”.

      A partir das visitas, em conjunto com os docentes do Unifunec, Mario desenvolverá um trabalho de pesquisa. “Pode ser que este trabalho traga alguma inovação e se revele interessante. Ao longo da história o ser humano se instalou as margens dos rios e tem mantido relações de harmonia e conflito algumas vezes. Vamos tentar resgatar as memórias do rio, conhecer mais coisas sobre ele e tentar criar alguma coisa que contribua para as gerações futuras poderem estar melhor preparadas para este relacionamento”.

      Há mais de 20 anos, Mario dedica sua carreira profissional ao estudo e trabalho de pesquisa com rios, daí a escolha da abordagem das problemáticas ambientais. “Partilhei com grande parte dos alunos essa temática, procurando dar sempre um foco na importância da relação das bacias hidrográficas com a atividade humana e profissional ligadas aos cursos que os alunos frequentam e mostrar alguns dos projetos de pesquisa e implementados com comunidades em Portugal e na África”.

      “Foi muito satisfatório perceber como os alunos estavam empenhados e ainda mais satisfatório perceber como ao final daquelas horas de trabalho acabávamos por criar laços de amizade, de empenho e dedicação profissional, que esperamos poder colocar em prática. Fiquei encantado com as condições dos laboratórios que encontrei, bem como os auditórios e salas de aula. Resta deixar um agradecimento paricular à reitora Sâmira, aos docentes com quem tive o privilégio de trabalhar e a todos os alunos que me trataram tão bem e demonstraram interesse em fazer intercâmbio em Leiria. Fico feliz em perceber que é possível estarmos em dois continentes diferentes e termos relações tão intensas e fraternas”.

      Esta é a segunda vez que o professor visita o Unifunec. “A parceria com o Instituto Politécnico de Leiria está para além do intercâmbio de alunos. A vinda do professor Mário é resultado de uma visita que a reitoria fez em Portugal para estabelecer convênio, o conheci, me encantei com o trabalho dele e o convidei para vir a nossa instituição. Mais uma vez, agradeço pela disponibilidade em compartilhar seu conhecimento com nossos acadêmicos”, disse a reitora do Unifunec, Profª Drª Sâmira Ambar Lins.

 

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog