/

Mais de 2,5 mil crianças voltam às aulas nesta segunda-feira com apoio da internet

2 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Rede Municipal de Ensino retoma hoje (4) as aulas nas escolas municipais depois da antecipação do recesso escolar, que terminou na sexta-feira (1), e dará continuidade à metodologia remota. A medida atinge cerca de 2.600 estudantes em Aparecida do Taboado.

Mais de 2,5 mil crianças voltam às aulas nesta segunda-feira com apoio da internet

Segundo a secretária municipal de Educação, Prof. Maria Margarida de Matos, os professores já estão nas escolas na manhã desta segunda-feira (4) preparando o novo material que será entregue aos pais.

Foram criados grupos de Whatsapp para manter a comunicação entre os educadores e os responsáveis para que haja o suporte necessário durante a aplicação de conteúdo aos estudantes.

Questionada sobre a dificuldade de acesso à internet para algumas famílias, que inclusive foi uma das preocupações da própria Secretaria quando decidiu antecipar o recesso escolar, Margarida falou que os professores estão preparados para auxiliar os pais também por telefone, “sabemos que alguns encontrarão dificuldades, mas precisamos da colaboração de todos neste momento difícil. Os professores já foram orientados a tirar dúvidas dos pais e responsáveis também por telefone”.

Andreia Santos, mãe de duas estudantes, considerou importante a iniciativa da Secretaria de Educação apesar de reconhecer certas dificuldades. Com uma filha no 1º ano do ensino fundamental matriculada na rede municipal e outra na 5ª série também do ensino fundamental, mas na rede estadual, Andreia diz que é preciso tempo e dedicação na hora de colocar o conteúdo em dia com as meninas, “são etapas importantes na Educação delas e eu entendo que pra quem trabalha fora seja ainda mais complicado, mas acho que se as escolas tivessem fechado teria sido muito pior”, avaliou ela, ressaltando que os pais terão que ter paciência neste momento.

Mais de 2,5 mil crianças voltam às aulas nesta segunda-feira com apoio da internet

Nessa etapa, em que a maioria das escolas do país estão fazendo uso das ferramentas virtuais para seguir com o calendário escolar, é importante destacar o papel fundamental da internet, que disponibiliza aplicativos de áudio e vídeos, garantindo a interatividade entre professores, pais e estudantes.

Entretanto, as famílias que não têm acesso à internet devem manter contato com as escolas onde os filhos estão matriculados pelo telefone. A Secretaria de Educação disponibiliza o número (67) 3565-4646 para mais esclarecimentos.

Rede Estadual

Conforme anunciado pelo secretário estadual de Educação, Eduardo Riedel, no final do mês passado, o Governo do Estado decidiu antecipar o recesso escolar na rede estadual de ensino entre 4 a 18 de maio. A partir de hoje, os alunos matriculados nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul iniciam o período de ‘férias’. Em Aparecida do Taboado, 3 mil estudantes estão dispensados a partir de hoje.

Até quinta-feira (30), véspera de feriado, alunos e professores também estavam fazendo uso das plataformas virtuais para manter o conteúdo pragmático.

Rede Privada

A orientação do Governo do Estado é para que as unidades da rede particular de ensino também antecipassem o recesso escolar. Entretanto, em Aparecida do Taboado, as duas instituições privadas de ensino vão seguir a recomendação do Conselho Nacional de Educação e continuar com as aulas remotas.

Segundo a coordenadora do Recanto Objetivo, profª. Íria Marta, “o feedback tem sido positivo”. Inclusive ontem (3) a escola realizou um simulado online para avaliar o desempenho dos estudantes.

A diretora do Sesi, Silvia Watanabe, também garantiu que a unidade manterá aulas e avaliações pela plataforma online disponibilizada pela rede Sesi, “nós vamos seguir as orientações do Diretório Regional que é para dar continuidade às aulas programadas”, afirmou. Já o Senai, que funciona no mesmo prédio do Sesi, fará a antecipação das férias de julho em todos os cursos técnicos da instituição, conforme garantiu a diretora Elisabete Garcia.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog