/

Mais uma vez, aparecidenses madrugam na fila para sacar auxílio emergencial na Caixa

2 minutos de leitura

Aparecida do Taboado (MS) – Dezenas de aparecidenses madrugaram mais uma vez em frente à agência da Caixa Econômica nesta terça-feira (5), a exemplo de ontem. A fila, com cerca de 200 metros, chegou a virar o quarteirão na Avenida Presidente Vargas.

Mais de 90% das pessoas que estão na fila buscam sacar o auxílio emergencial oferecido pelo Governo Federal, no valor de R$ 600. Teve gente que chegou em frente à agência antes das 3h da manhã.

Mais uma vez, aparecidenses madrugam na fila para sacar auxílio emergencial na Caixa

O que chama a atenção é que mesmo com a orientação de profissionais da Caixa, a maioria não usa máscaras e as pessoas ficam muito próximas uma das outras, desrespeitando as medidas sanitárias expedidas em decreto municipal para prevenção da Covid-19.

Vale destacar que, para agilizar o atendimento, as agências em todo o país estão abrindo duas horas mais cedo – até sexta-feira (8) – das 8h às 14h, e organizou três filas, uma para cada tipo de serviço (auxílio emergencial, uso do caixa eletrônico e atendimentos diversos). É importante ainda que os cidadãos tenham em mãos cópia do documento de identidade, mas caso não possuam a Caixa tira xérox na hora.

A cena se repete em todo o Brasil. Vale destacar que na Bahia, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado (MBA) moveram no sábado (2) uma ação civil pública conjunta para que a Caixa, a União e o Estado da Bahia tomem providências para evitar aglomerações de pessoas nas filas e nas agências da instituição financeira no estado. Uma medida que vem se repetindo em outros estados brasileiros.

A orientação das organizações de saúde é que a população evite aglomeração. Caso tenha que se direcionar à agência utilize máscara e respeite a distância mínima de 2 metros entre pessoas.

Auxílio Emergencial

Desde o dia 27 de março, a Caixa Econômica Federal começou a liberação dos saques em dinheiro para os beneficiários que estão recebendo o valor por meio da Poupança Social Digital. A liberação de saques em dinheiro segue um calendário que depende da data de nascimento do beneficiário, que vai até terça-feira (5). No entanto, o dinheiro ficará disponível aos beneficiados por tempo indeterminado a partir das datas estipuladas para saque.

Para quem ainda não teve o saque liberado em dinheiro, mas já teve a quantia depositada na poupança digital, os recursos podem ser usados de forma digital para o pagamento de faturas ou usando código de barras, e para transferência para contas de outros bancos.

Quem indicou conta bancária anterior ou vai receber os R$ 600 em substituição ao Bolsa Família não tem restrição para saque.

 

Confira o calendário de saques:

27 de abril: pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro

28 de abril: nascidos em março e abril

29 de abril: nascidos em maio e junho

30 de abril: nascidos em julho e agosto

4 de maio: nascidos em setembro e outubro

5 de maio: nascidos em novembro e dezembro

 

Como sacar

Os trabalhadores poderão sacar o auxílio nos caixas eletrônicos e casas lotéricas de todo o país, sem a necessidade de usar um cartão. Porém, será preciso solicitar a retirada por meio do aplicativo Caixa TEM. Até o momento, não foi informada nenhuma outra forma de solicitar o saque.

        

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog