/

Manifestação SOS Rio Paraná chega ao Senado

2 minutos de leitura

Convocada para o próximo dia 4 de março pela senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), Audiência Pública no Senado vai discutir a situação do emissário de esgoto instalado pela Sanesul em Aparecida do Taboado, às margens do Rio Paraná, em área de balneabilidade.

Manifestação SOS Rio Paraná chega ao Senado

A parlamentar foi provocada em um vídeo gravado por uma professora e fisioterapeuta de Santa Fé do Sul, Anai Monteiro Marques, que diante das Cataratas de Foz do Iguaçu pediu a ajuda da senadora para impedir que a empresa de saneamento de Mato Grosso do Sul ative o emissário em local considerado inapropriado pelo grupo SOS Rio Paraná e sem atender as medidas que vão garantir o tratamento adequado ao esgoto a ser lançado, como a instalação do sistema terciário, por exemplo. Anai tem sido um dos membros mais ativos do movimento.

Depois de assistir ao vídeo, a senadora convidou os integrantes do movimento SOS Rio Paraná para uma reunião e eles estiveram no Senado no início de fevereiro, onde puderam apresentar uma minuta do trabalho que vem sendo feito a fim de sensibilizar os administradores públicos de Aparecida do Taboado, o Governo do Estado e o Poder Legislativo do município, além de comunicar que existe uma Ação Cível Pública na Justiça Federal, tendo como uma das partes o Ministério Público Federal, que acatou a denúncia.

A senadora ainda fez questão de destacar que “o Rio Paraná é de interesse de nós todos brasileiros, é de interesse internacional”, uma vez que nasce na divisa de MS/SP, na região turística de Aparecida do Taboado, margeia São Paulo e Paraná chegando até Paraguai e Argentina.

A audiência pública foi marcada pela senadora Soraya e vai acontecer através da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária a qual ela preside. Deverão estar presentes representantes da Sanesul, do Imasul, da Agência Nacional de Águas, OAB-MS, entre outros interessados, além de representantes do movimento SOS Rio Paraná e a própria Anai, que representará a comoção social.

Representação
Veja quem são os técnicos que vão representar o movimento SOS Rio Paraná:

Dra. Leila Aparecida Mussi – Auditora Fiscal Federal Agropecuária aposentada; Médica Veterinária graduada pela UNESP Jaboticabal; pós-graduada e mestre em produção animal; proprietária da Pousada Estância São Matheus, empreendimento turístico na margem direita da represa hidrelétrica do Rio Paraná. Atualmente diretora da empresa de Consultoria Agroindustrial.

Prof. Dr. Luiz Roberto Trovati – Graduado em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1979), mestrado em Agrometeorologia pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1988). Professor e pesquisador aposentado da UNESP – Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (1982-2016). Áreas de atuação: Recursos Hídricos, Hidrometeorologia, Tecnologia Mineral, Navegação Hidroviária, Relações vento x onda em águas rasas.

Dr. Ademir Franco – Engenheiro Agrônomo graduado pela UNESP, campus de Jaboticabal (2000), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela UNESP, campus de Jaboticabal (2003) e doutorado em Ciências (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) pelo USP, campus de Piracicaba (2009). Atualmente é Diretor e Engenheiro Agrônomo responsável pela empresa BUCKS Consultoria Ambiental e Agrícola. Tem vasta experiência nas áreas de irrigação, cultura da cana-de-açúcar e seringueira, e ênfase em Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: lodo de curtume, frigorífico, esgoto, metais pesados, poluição ambiental, contaminação, remediação e licenciamento ambiental.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog