Mês da Diversidade: Ellen Bold narra os desafios de uma mulher trans
Vida e Estilo

Mês da Diversidade: Ellen Bold narra os desafios de uma mulher trans

Natalia Queiroz
28/06/2020

Celebrado em junho, o mês do orgulho LBGTQIA+ faz referência à Revolta de Stonewall, uma série de manifestações realizadas por membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova York que ocorreu em 28 de junho de 1969. A rebelião, que durou seis dias, é considerada um dos eventos mais importantes para a conquista de direitos e de criminalização de atos de preconceito em diversos países.

Vinte e seis anos depois, longe de Nova York, nascia em Aparecida do Taboado Ellen Hilario de Moura, hoje com 25 anos de idade, uma mulher trans, mais conhecida como Ellen Bold. A cantora, que atualmente mora em Paris, na França, relembra uma infância tranquila ao lado da família e amigos no interior de Mato Grosso do Sul. “Eu sofri um pouco de preconceito sim por ser afeminada, mas eu nunca me importei”.

Em entrevista ao Costa Leste News, Ellen conta que desde criança, sempre se interessou por tudo o que era considerado de menina, mas só compreendeu e descobriu que era possível fazer a transição de gênero quando se mudou para São José do Rio Preto, aos 17 anos.

“Infelizmente naquela época, assim como eu, minha família também não tinha informação sobre o assunto e foi contra a minha transição. Então, quando eu me mudei de Aparecida do Taboado, eu tive mais apoio e pude me compreender melhor”, explicou.

Após se mudar para o interior do estado de São Paulo, onde ficou por dois anos, Ellen decidiu morar por algum tempo na capital paulistana antes de ir para a Europa e realizar o sonho de morar fora do país. “Posso dizer que ainda existe muito tabu em relação a pessoas trans em todo lugar do mundo, mas na Europa educação e respeito são primordiais, são bem mais raras as situações de discriminação, mas ainda acontece”, comentou.

Além dos preconceitos sofridos diariamente pela população LGBTQIA+, outros desafios são encontrados no caminho, principalmente quando se mora no Brasil, país em que apenas 10% da população transexual trabalha com carteira assinada, de acordo com dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais.

Mês da Diversidade: Ellen Bold narra os desafios de uma mulher trans

A Associação também divulgou que o país ocupa o 68º lugar no ranking de países seguros para a população LGBT. Quando questionada sobre esses dados, Ellen atribui a violência e discriminação à educação e cultura. “Por muito tempo os corpos trans vem sendo marginalizados e estigmatizados pela sociedade; cidadãos com deveres e direitos iguais a todos, mas que são esquecidos”, observou.

Apesar disso, a aparecidense reconhece os avanços alcançados pela comunidade e acredita que já foi dado início à desconstrução da sociedade e que a pauta LGBT vem ganhando cada vez mais espaço nos veículos de comunicação, “por esse motivo, a população em geral está começando a entender mais sobre o assunto”.

Para o Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado no dia 28 de junho, Ellen deixa um recado para o leitor desta matéria: “gostaria de pedir a todos que tenham mais empatia, mais amor e mais respeito”.

Música
Apaixonada por música desde a infância, Ellen lançou seu primeiro single em 2020. A música “Viciosa” já está disponível em seu canal no Youtube e acumula mais de 3 mil visualizações. A cantora, que já tem mais de 120 mil seguidores no Instagram, veio ao Brasil para gravar o EP e clipe, e conta que após muito esforço está conseguindo colocar em prática o que antes ficava apenas no papel, “só agora eu estou tendo a oportunidade de estudar e me aprofundar mais na música, que é minha paixão”, finalizou.

Notícias Relacionadas

Portal Costa Leste News

Portal de notícias de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paranaíba e Inocência. Saiba tudo sobre o cenário político, econômico, turístico, cultural e policial da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

Registration Login
Registration Login
A password will be send on your post
Registration Login
Registration
Sobre o site

Política de Privacidade

A Política de Privacidade foi criada para reafirmar o compromisso do Costa Leste News com a segurança e a privacidade dos seus usuários de seus serviços “on-line”.

O “site” do Costa Leste News foi criado e desenvolvido de forma a assegurar que a privacidade “on-line” de seus usuários seja respeitada e os dados e informações pessoais devidamente protegidos, não sendo revelados a terceiros. Em nenhuma circunstância vendemos, alugamos ou trocamos informações pessoais.

O Costa Leste News adverte que nenhum armazenamento ou transmissão de dados na Internet é totalmente seguro, porém exerce todos os esforços para resguardar as informações coletadas dos usuários.

O Costa Leste News se compromete em manter a integridade das informações que nos forem fornecidas.

O Costa Leste News se reserva o direito de alterar sua política de privacidade, no todo ou em parte, mediante comunicação aos seus usuários, através desta página.

Termos de Uso

O material disponibilizado neste site é de caráter exclusivamente informativo e a utilização deste conteúdo é de inteira responsabilidade do usuário.

O Costa Leste News poderá modificar a forma e o conteúdo, bem como suspender ou cancelar, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, quaisquer dos serviços, utilidades, produtos ou aplicações disponibilizadas no site.

As informações disponíveis no site poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas.

O Costa Leste News empregará com afinco seus melhores esforços no sentido de conservar as informações e conteúdos contidos neste site de forma precisa, atualizada e completa quanto possível.

O Costa Leste News ou seus parceiros não poderão ser responsabilizados por qualquer perda ou dano, direto ou indireto, que decorram de:

O conteúdo, fotografias, marcas, títulos, sons, vídeos, dados, gráficos, tabelas, séries históricas e serviços oferecidos por meio do site são de propriedade do Costa Leste News ou de parceiros, não sendo autorizado sua reprodução, transmissão, exploração, armazenamento ou qualquer tipo de uso. O usuário assume toda e qualquer responsabilidade, de caráter civil e/ou criminal, pela utilização indevida de todo e qualquer material do site.

Em caso de utilização do conteúdo do site com a devida autorização, deverá constar como crédito: Costa Leste News. A inobservância do crédito acarretará na imediata revogação da autorização.

O site e seus serviços estão sujeitos a eventuais problemas de interrupção, falha técnica, ou indisponibilidade de funcionamento temporário.

O Costa Leste News estará isento de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer de falta de disponibilidade ou de continuidade do funcionamento do site e dos serviços.

Comentários:

O conteúdo dos comentários publicados no site é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do usuário e/ou visitante cadastrado. O Costa Leste News não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente das opiniões e comentários efetuados por terceiros.

Os comentários publicados, porém, serão pós-moderados e o Costa Leste News poderá, a qualquer tempo e a seu critério, excluir, parcial ou integralmente, qualquer texto que infrinja as normas legais ou as regras deste termo de uso, ou ainda em decorrência de denúncias, sem que isto gere qualquer responsabilidade ao Costa Leste News ou direito ao usuário e/ou visitante cadastrado.

Os comentários não devem conter mensagens publicitárias, material pornográfico, grosseiro, racista ou ofensivo; informações sobre atividades ilegais e incitação ao crime; material calunioso; afirmações injuriosas ou difamatórias.

É proibido publicar qualquer material protegido por direitos autorias, sem a devida autorização do autor ou seu representante.

Se por mais de uma vez forem descumpridas quaisquer das regras expostas ou for verificado o exercício ilegal, o usuário e/ou visitante terá sua permissão de comentários cancelada.

A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Costa Leste News poderá cancelar o sistema de comentários sem necessidade de aviso prévio.

Forma de acesso aos comentários:

Para se habilitar a fazer comentários no site do Costa Leste News, o usuário terá de preencher um cadastro fornecendo informações verdadeiras e exatas. Tais dados serão protegidos pelo Costa Leste News.

O cadastro dará ao usuário o direito de usar o espaço destinado a comentário.

O Costa Leste News registra o IP pelo qual o usuário acessou o sistema de comentários, para a eventualidade de precisar identificar o autor de um comentário.