MS atinge 7.676 casos e 75 mortes pela covid-19: doença está em expansão em Campo Grande, Dourados e Corumbá
Saúde

MS atinge 7.676 casos e 75 mortes pela covid-19: doença está em expansão em Campo Grande, Dourados e Corumbá

G1 ms
30/06/2020
157

Boletim da secretaria estadual de Saúde (SES) confirma 149 novos casos de infectados com coronavírus em Mato Grosso do Sul nas últimas 24 horas e mais 3 mortes pela covid-19. O estado atingiu nesta segunda-feira (29), 7.676 registros da doença e 75 óbitos.

Das 3 novas mortes, 2 são de moradores de Corumbá. Ambos tinham hipertensão. Um homem de 71 anos, que faleceu no sábado (27) e uma mulher, de 88 anos, que foi a óbito no domingo (28). A terceira é de um idoso de 64 anos que residia em Dourados. Ele faleceu também no domingo e era hipertenso, obeso e diabético.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, lamentou as mortes e fez um balanço do quadro de vítimas da doença no estado. Lembrou que das 75 mortes registradas desde o início da pandemia, 45 são de moradores da região da grande Dourados e que somente em junho, a quantidade de óbitos confirmados, 55, já é cinco vezes maior do que o contabilizado em todo o mês de maio, que foi de 11.

O boletim desta segunda-feira trouxe novamente Campo Grande e Dourados como os municípios com o maior número de novos registros. Foram 53 na capital, que agora ultrapassou a marca dos 2 mil casos, atingindo 2.028 desde março. Já o município do sul do estado somou mais 33 ocorrências, o que elevou para 2.487 o seu total.

Ao analisar os dados desta segunda, o secretário alertou que a quantidade de casos registrados hoje e ontem deve ter sido menor em relação aos outros dias da semana passada, devido as dificuldades que os municípios têm de encerrar os casos em aberto no fim de semana. Atualmente são 1.731 casos nessa situação.

Ele comentou que os estudos da SES indicam que a pandemia ainda está em fase ascendente em Mato Grosso do Sul, mas acredita que o estado já se aproxima do chamado de plato, que é quando após atingir o ápice os números ficam próximos de uma estabilidade por um determinado período de tempo, antes de começarem a cair.

O secretário reafirmou que a capacidade de realização de exames no estado está no limite e que hoje o Laboratório Central, em Campo Grande, tem 1.926 amostras na fila. Ele disse que para agilizar a liberação de resultados de testes da covid-19, está buscando parcerias com outras instituições, como a feita com o Instituto Butantan, em São Paulo, além de trabalhar para a aquisição de novos equipamentos. Desde o início da pandemia o estado já fez 39.475 testes.

Disse que o estado tem hoje 3.657 casos em aberto, sendo 1.926 aguardando o resultado dos exames no Lacen e 1.731 sem encerramento pelos municípios

Dos 7.676 casos de pessoas infectadas com a covid-19 no estado, 3.374 são considerados casos ativos. Desse total, 3.206 estão em isolamento domiciliar e 168 estão internados, sendo 85 em unidades de terapia intensiva.

Das pessoas que contraíram da doença, 55%, o que representa 4.227 pessoas, já se recuperaram.
A taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTI) disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado para pacientes com covid-19, de casos suspeitos e de outras doenças é de 40%. Mas em todas as macro regiões do estado o índice é superior a esse patamar: Em Campo Grande, 66%; em Corumbá, 65%; em Dourados, 63% e em Três Lagoas, 48%.

Resende voltou a dizer que o governo do estado trabalha para aumentar a oferta de leitos clínicos e de UTI para o atendimento de pacientes com a doença. Disse que em Dourados já foram instalados 25 leitos completos de UTI, alguns equipamentos para a montagem de outras unidades, além das 48 que já haviam sido habilitados. Comentou também que está avançando para a instalação de mais 10 leitos de UTI em Naviraí, e que em Campo Grande quer aumentar a oferta desses unidades no Hospital do Câncer, Hospital Regional e na Santa Casa.

Das 79 cidades de Mato Grosso do Sul, 68 cidades, segundo o boletim, tem casos de covid-19. O município de Rio Negro foi incluído na relação nesta segunda, confira:
 

Dourados 2.487 casos
Campo Grande 2.028
Rio Brilhante 316
Corumbá 296
Três Lagoas 259
Guia Lopes da Laguna 250
Fátima do Sul 226
Chapadão do Sul 157
São Gabriel do Oeste 136
Paranaíba 129
Ponta Porã 113
Itaporã 107
Douradina 106
Naviraí 104
Bonito 79
Vicentina 70
Maracaju 50
Mundo Novo 50
Jardim 49
Costa Rica 46
Nova Andradina 46
Ladário 40
Ivinhema 37
Deodápolis 34
Sonora 34
Bataguassu 32
Rochedo 29
Sidrolândia 28
Batayporã 27
Itaquiraí 26
Brasilândia 22
Caarapó 22
Glória de Dourados 22
Amambai 16
Caracol 14
Nova Alvorada do Sul 14
Novo Horizonte do Sul 14
Ribas do Rio Pardo 14
Cassilândia 13
Aparecida do Taboado 12
Coxim 12
Jateí 11
Aral Moreira 9
Iguatemi 9
Laguna Carapã 9
Juti 7
Rio Verde de Mato Grosso 7
Água Clara 6
Corguinho 6
Paraíso das Águas 5
Angélica 4
Santa Rita do Pardo 4
Tacuru 4
Terenos 4
Anastácio 3
Bandeirantes 3
Camapuã 3
Bela Vista 2
Bodoquena 2
Eldorado 2
Miranda 2
Taquarussu 2
Alcinópolis 1
Aquidauana 1
Inocência 1
Paranhos 1
Rio Negro 1
Selvíria 1

Notícias Relacionadas

Portal Costa Leste News

Portal de notícias de Aparecida do Taboado, Selvíria, Paranaíba e Inocência. Saiba tudo sobre o cenário político, econômico, turístico, cultural e policial da região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

Registration Login
Registration Login
A password will be send on your post
Registration Login
Registration
Sobre o site

Política de Privacidade

A Política de Privacidade foi criada para reafirmar o compromisso do Costa Leste News com a segurança e a privacidade dos seus usuários de seus serviços “on-line”.

O “site” do Costa Leste News foi criado e desenvolvido de forma a assegurar que a privacidade “on-line” de seus usuários seja respeitada e os dados e informações pessoais devidamente protegidos, não sendo revelados a terceiros. Em nenhuma circunstância vendemos, alugamos ou trocamos informações pessoais.

O Costa Leste News adverte que nenhum armazenamento ou transmissão de dados na Internet é totalmente seguro, porém exerce todos os esforços para resguardar as informações coletadas dos usuários.

O Costa Leste News se compromete em manter a integridade das informações que nos forem fornecidas.

O Costa Leste News se reserva o direito de alterar sua política de privacidade, no todo ou em parte, mediante comunicação aos seus usuários, através desta página.

Termos de Uso

O material disponibilizado neste site é de caráter exclusivamente informativo e a utilização deste conteúdo é de inteira responsabilidade do usuário.

O Costa Leste News poderá modificar a forma e o conteúdo, bem como suspender ou cancelar, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, quaisquer dos serviços, utilidades, produtos ou aplicações disponibilizadas no site.

As informações disponíveis no site poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas.

O Costa Leste News empregará com afinco seus melhores esforços no sentido de conservar as informações e conteúdos contidos neste site de forma precisa, atualizada e completa quanto possível.

O Costa Leste News ou seus parceiros não poderão ser responsabilizados por qualquer perda ou dano, direto ou indireto, que decorram de:

O conteúdo, fotografias, marcas, títulos, sons, vídeos, dados, gráficos, tabelas, séries históricas e serviços oferecidos por meio do site são de propriedade do Costa Leste News ou de parceiros, não sendo autorizado sua reprodução, transmissão, exploração, armazenamento ou qualquer tipo de uso. O usuário assume toda e qualquer responsabilidade, de caráter civil e/ou criminal, pela utilização indevida de todo e qualquer material do site.

Em caso de utilização do conteúdo do site com a devida autorização, deverá constar como crédito: Costa Leste News. A inobservância do crédito acarretará na imediata revogação da autorização.

O site e seus serviços estão sujeitos a eventuais problemas de interrupção, falha técnica, ou indisponibilidade de funcionamento temporário.

O Costa Leste News estará isento de qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos de toda natureza que possam decorrer de falta de disponibilidade ou de continuidade do funcionamento do site e dos serviços.

Comentários:

O conteúdo dos comentários publicados no site é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do usuário e/ou visitante cadastrado. O Costa Leste News não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente das opiniões e comentários efetuados por terceiros.

Os comentários publicados, porém, serão pós-moderados e o Costa Leste News poderá, a qualquer tempo e a seu critério, excluir, parcial ou integralmente, qualquer texto que infrinja as normas legais ou as regras deste termo de uso, ou ainda em decorrência de denúncias, sem que isto gere qualquer responsabilidade ao Costa Leste News ou direito ao usuário e/ou visitante cadastrado.

Os comentários não devem conter mensagens publicitárias, material pornográfico, grosseiro, racista ou ofensivo; informações sobre atividades ilegais e incitação ao crime; material calunioso; afirmações injuriosas ou difamatórias.

É proibido publicar qualquer material protegido por direitos autorias, sem a devida autorização do autor ou seu representante.

Se por mais de uma vez forem descumpridas quaisquer das regras expostas ou for verificado o exercício ilegal, o usuário e/ou visitante terá sua permissão de comentários cancelada.

A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Costa Leste News poderá cancelar o sistema de comentários sem necessidade de aviso prévio.

Forma de acesso aos comentários:

Para se habilitar a fazer comentários no site do Costa Leste News, o usuário terá de preencher um cadastro fornecendo informações verdadeiras e exatas. Tais dados serão protegidos pelo Costa Leste News.

O cadastro dará ao usuário o direito de usar o espaço destinado a comentário.

O Costa Leste News registra o IP pelo qual o usuário acessou o sistema de comentários, para a eventualidade de precisar identificar o autor de um comentário.