/

MS registra 12ª morte pela covid-19 e 20 novos casos da doença em 24 horas

1 min de leitura

A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) confirmou nesta terça-feira (12) a 12ª morte pela covid-19 no estado. A vítima é um homem de 62 anos, que tinha câncer e que era morador de Vicentina, mas que estava na cidade de São Paulo. O caso havia sido notificado no dia 29 de abril e ele morreu no dia 1º de maio, mas somente nesta segunda as autoridades de saúde paulistas confirmaram a causa do óbito.

A SES apontou ainda que houve a confirmação de 20 novos casos da doença no estado nesta terça frente aos números de segunda-feira, com a quantidade de registros subindo de 385 para 405. Outros 83 casos estão em investigação.

Dos 20 novos casos em Mato Grosso do Sul, o equivalente a um quarto, o que representa 5 registros são de Guia Lopes da Laguna. Outros 4 de Campo Grande, 4 de Jardim, 3 de Três Lagoas, 2 de Coxim e 1 de Corumbá e 1 de Vicentina, que é o da 12ª vítima da doença.

Com os novos registros, 31 municípios sul-mato-grossense tem casos confirmados de covid-19. Campo Grande tem 159, Três Lagoas 71, Guia Lopes da Laguna subiu para 39, Dourados 19, Brasilândia e Sonora 13, Nova Andradina e Jardim 12, Chapadão do Sul 9, Corumbá, Coxim, Ribas do Rio Pardo e Batayporã 6, Ladário 5, Sidrolândia e Bonito 4, Bataguassu 3, Ponta Porã, Paranaíba, Bela Vista e Mundo Novo 2, Naviraí, Amambai, Alcinópolis, Miranda, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Vicentina, Paraíso das Águas e Jateí, 1 caso cada.

Com 57 casos (Guia Lopes da Laguna, Jardim, Bonito e Bela Vista), o sudoeste sul-mato-grossense vivencia, conforme o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, um surto da doença. Em razão desse quadro, ele anunciou nesta terça que o governo do estado vai encaminhar para a região os equipamentos para a montagem de 5 leitos de Unidade de Terapia Intensiva. A princípio para Jardim, mas pode ser mudado conforme conversado com os prefeitos da região.

Resende explicou que a medida é para que pacientes em situação mais grave possam ser atendidos na própria região, não demandando a transferência para Campo Grande, que é a referência para a região. O secretário relatou ainda que ontem foram encaminhados para Jardim e Guia Lopes da Laguna, ventiladores pulmonares para transferência de pacientes, caso, seja necessário, dessas duas cidades para Campo Grande, além de estoques de equipamentos de proteção individual (EPIs).
 

Situação das pessoas com a doença
Das 405 pessoas que contraíram a doença em Mato Grosso do Sul, 207 já se recuperaram. Outras 170 estão em isolamento domiciliar, 16 estão internadas e 12 morreram.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog