/

Município antecipa férias de julho e suspende aulas até 3 de maio

2 minutos de leitura

A Secretaria Municipal de Educação emitiu nota nesta sexta-feira (3) informando que a suspensão das aulas na rede municipal vai ser prorrogada até 3 de maio com a antecipação das férias escolares de julho em função das medidas sanitárias que devem ser seguidas em protocolos de Saúde contra a disseminação do Covid-19, atingindo os mais de 2,1 mil alunos matriculados nas quatro unidades escolares municipais e cinco CEMEI’s.

Segundo a secretária Maria Margarida de Matos, a decisão foi tomada depois de a equipe avaliar a qualidade do ensino à distância oferecida nos últimos 15 dias.

Conforme garantiu Margarida, dentre as dificuldades encontradas foi observado que nem todos os estudantes possuem acesso à internet, o que dificultou a comunicação entre pais e professores, prejudicando o acompanhando das aulas programadas.

“Os principais motivos de anteciparmos as férias seria em virtude das dificuldades de mantermos a boa qualidade do ensino por meio de aulas virtuais, pois como já mencionado, nem todos os estudantes têm acesso à rede de internet e nem a maturidade suficiente para acompanhar os estudos à distância. Mesmo com os materiais didáticos e impressos disponibilizados, a maioria dos pais ou responsáveis também não tem tempo ou experiência suficiente para auxiliar os estudantes”, explicou a secretária em nota divulgada aos pais e à imprensa.

Margarida ainda explicou que a Secretaria de Educação ainda esbarrou na Legislação, que não permite o ensino à distância para estudantes da educação infantil e ensino fundamental I, “neste sentido, achamos por bem anteciparmos as férias aos alunos e o recesso aos professores, e repor estas aulas em outro momento”, disse.

A medida deverá estar inclusa no novo Decreto a ser publicado pela Prefeitura ainda nesta segunda-feira (6), recomendando ainda que seja seguido pelas escolas particulares do município.

Rede Estadual
No dia 1º de abril, o governador Reinaldo Azambuja já havia anunciado que prorrogaria a suspensão das aulas na Rede Estadual de Ensino (REE/MS) até 3 de maio, atingindo todas as 352 unidades escolares espalhadas pelos 79 municípios de MS.

Entretanto, o Estado vai continuar adotando as Aulas Remotas Vinculantes, alternativa essa que não paralisa o Calendário Escolar e mantém os estudantes com aulas virtuais e que já vem sendo praticada desde o dia 23 de março.

Essa prática seguirá em toda a REE com orientações para gestores e demais profissionais responsáveis pelo envio dos conteúdos para os 210 mil alunos matriculados na Rede Estadual. A principal ferramenta utilizada pelas escolas neste período é a Plataforma Protagonismo Digital, lançada pela SED em 2017, e que se tornou o principal instrumento para os professores e estudantes na criação das atividades virtuais. Com ela, a REE pode criar ambientes que simulam uma sala de aula on-line, receber feedback dos estudantes e monitorar as ações, mesmo à distância.

Outra alternativa adotada neste período foi a criação de sites e até mesmo portais para a distribuição de conteúdo para os estudantes. Para a manutenção do contato entre professores e alunos, as escolas também fizeram uso de grupos em aplicativos de mensagens, com a participação dos pais e da comunidade escolar em geral.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog