/

Neste domingo tem a grande Festa de São Sebastião no Córrego do Ouro

1 min de leitura

O Centro Comunitário Córrego do Ouro está pronto para receber, neste domingo, 19, a comunidade aparecidense e visitantes, que todos os anos participam da Festa de São Sebastião.

Neste domingo tem a grande Festa de São Sebastião no Córrego do Ouro

O casal Antônio José Martins e Celia Dutra Martins (festeiros), com o apoio dos devotos, familiares e amigos, trabalharam durante semanas para deixar tudo pronto e mais um ano manter a tradição desta festa centenária, considerada a mais tradicional do município.

O Público dever ser semelhante ao do ano passado. Cerca de 5 mil pessoas devem participar da grande programação religiosa e festiva em homenagem ao santo que empresta seu nome ao festejo.

Neste domingo tem a grande Festa de São Sebastião no Córrego do Ouro

Com mais de 100 anos de tradição, a Festa de São Sebastião simboliza união, fé e colaboração mútua de pessoas que cultuam mais que uma crença, mas o valor da amizade. E é por isso que dezenas de pessoas trabalham durante semanas, ao lado dos festeiros, nos preparativos para o evento.

Hoje, véspera do grande dia, um grupo número de voluntários se juntaram aos organizadores para a preparação dos alimentos, que passam de meia tonelada depois dos pratos prontos. Entre os favoritos, estão a macarronada com frango, o feijão gordo e o arroz tropeiro.

Um dos principais momentos do evento é a chegada da Bandeira de São Sebastião. Outros dois momentos importantes são o Terço, que tradicionalmente é rezado de forma cantada pela Companhia Embaixadores dos Reis Magos, emocionando fieis e devotos, e em seguida vem a Santa Missa.

Neste domingo tem a grande Festa de São Sebastião no Córrego do Ouro

Segundo a crença, São Sebastião é o protetor da pecuária, daí sua forte tradição na zona rural. Por isso, os produtores, fazendeiros ou sitiantes sempre oferecem animais vivos para o leilão e toda a renda – assim como a obtida no bar – é revertida para a Associação do Córrego do Ouro destinada para a manutenção do local, que costuma sediar as duas maiores festas populares de Aparecida do Taboado: a de Santos Reis e a de São Sebastião, ambas em janeiro.

Após o leilão, ocorre um grande forró encerrando a programação de uma das festas populares mais bonitas da cidade, cheia de manifestações de fé, espiritualidade e crença. Vale lembrar que à meia noite é realizado o sorteio para a escolha dos próximos festeiros.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Mais Recente de Blog